Propriedades dos Alimentos

13 benefícios da alfavaca – Para que serve, chá e como usar

Publicado por
Marcela Gottschald

A alfavaca, ou Ocimum basilicum, vem chamando a atenção de especialistas nos últimos anos, devido aos benefícios que a planta pode trazer para a saúde. Esses benefícios se devem principalmente à presença de óleos essenciais ricos em fitonutrientes, que vem sendo estudados cada vez mais.

Então, a seguir iremos conhecer um pouco mais sobre essa planta tão usada no dia a dia, além de descobrir seus benefícios e aprender como preparar o seu chá.

continua depois da publicidade

O que é alfavaca?

A alfavaca é uma erva que pertence à família das mentas

A alfavaca é uma erva que pertence à família da menta, e é muito requisitada na culinária por causa da sua capacidade de acrescentar mais sabor e aroma aos alimentos. Ela é conhecida popularmente por manjericão-de-folha-larga, alfavaca cheirosa e basilicão.

Benefícios da alfavaca

A alfavaca contém muitas substâncias importantes, entre elas a vitamina K, vitamina C, vitamina B9, vitamina A, compostos antioxidantes e diversos minerais, como o ferro e o cobre.

Por isso, ela é muito usada na medicina tradicional para o tratamento e a prevenção de uma série de problemas de saúde, como veremos a seguir:

1. Pode ajudar a regular o sistema imunológico

Por ser rica em compostos antioxidantes, a alfavaca pode ajudar a regular o sistema imune de forma natural. Assim, o seu consumo pode contribuir para a prevenção e o tratamento de problemas como:

continua depois da publicidade
  • Inflamações, que são causadas por uma reação exagerada do sistema imune;
  • Algumas formas de câncer, uma vez que o sistema imunológico é responsável pela eliminação de células cancerígenas.

2. Ajuda a saúde do coração

Alguns estudos mostraram que a sementes da planta podem ajudar a diminuir o colesterol ruim no sangue, o LDL. Além disso, o nível de potássio presente nas sementes contribui para a redução da pressão arterial. Por isso, o uso regular da alfavaca pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares.

3. Reduz os efeitos do estresse oxidativo

Os radicais livres estão presentes em todas as partes, por esse motivo somos atingidos por eles o tempo todo, e essa condição pode trazer prejuízos para a saúde, como envelhecimento precoce da pele, inflamações e até mesmo o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão e até câncer. 

Assim, o uso de alimentos ricos em antioxidantes, incluindo a alfavaca, são capazes de ajudar o nosso corpo a combater o estresse oxidativo e diminuir os danos que eles podem provocar.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Um dos benefícios da alfavaca pode ser a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, embora este efeito ainda precise ser mais estudado. Por isso, caso você faça uso de algum medicamento para reduzir a glicemia e queira experimentar a alfavaca, fique atento aos seus níveis sanguíneos de açúcar, para evitar quedas bruscas.

5. Pode ajudar a reduzir o inchaço

Outro efeito da alfavaca é o estímulo à produção de urina, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquido. Esse efeito vem atraindo muitas pessoas que sofrem com a retenção de líquidos, um problema que atinge principalmente mulheres jovens.

continua depois da publicidade

6. Pode ajudar a prevenir a anemia

Por ser rica em ferro e cobre, a alfavaca pode ser útil na prevenção e no tratamento da anemia, uma vez que as células do sangue necessitam do ferro para transportar oxigênio. Mas é importante lembrar que a alfavaca não faz milagres, e por isso o seu uso deve estar associado ao consumo de outros alimentos ricos nesses nutrientes.

7. Promove a saúde do cérebro

O envelhecimento natural costuma afetar também o nosso cérebro, e a alfavaca pode ser útil para retardar essa degradação. Isso acontece porque ela é rica em manganês, que impulsiona a atividade dos transmissores no cérebro, que está ligada aos reflexos mentais. 

Além disso, os antioxidantes presentes na planta ajudam a evitar o estresse oxidativo no sistema nervoso central, o que pode contribuir para a prevenção de algumas doenças neurodegenerativas.

8. Pode ter um efeito antibacteriano

Esses benefícios da alfavaca se dão devido aos seus muitos óleos voláteis como o estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, e, de acordo com especialistas, esses compostos ajudam a inibir o crescimento de algumas espécies de bactérias.

Por isso, adicionar alfavaca fresca na salada pode trazer um toque extra de sabor, mas também pode ajudar a reduzir o número de bactérias nocivas.

continua depois da publicidade

9. Ajuda a aliviar o estresse

O estresse está muito presente no nosso dia a dia e muitas vezes pode interferir na nossa performance e também nas relações sociais. Algumas pesquisas relataram que o consumo regular de alfavaca pode ajudar a diminuir a depressão, impulsionar o humor e reduzir os níveis de hormônios de estresse no corpo, o cortisol.

10. Ajuda a aliviar a tosse e doenças respiratórias

Mais um dos benefícios da alfavaca é que ela pode ser usada para tratar a tosse, dor de garganta e outros problemas respiratórios. Isso acontece porque suas folhas possuem compostos com propriedades expectorantes, que ajudam a aliviar o congestionamento e outros sintomas respiratórios. 

11. Melhora a saúde ocular

Os olhos são órgãos bastante sensíveis, e vulneráveis a ação de radicais livres, infecções virais, bacterianas e fúngicas, que podem ser muito perigosas. Assim, o consumo da alfavaca pode ajudar a prevenir esses problemas, uma vez que ela é rica em compostos com ação antimicrobiana e antioxidante.

Mas é importante lembrar que a alfavaca, seja na forma de chá ou de extrato, não deve ser aplicada diretamente nos olhos, para evitar irritação no local.

12. Cuida da saúde bucal

A saúde da gengiva, boca e dentes é extremamente importante, afinal, a boca é a porta de entrada para os alimentos. Mas, ao mesmo tempo, a boca é uma região com um número bastante grande de bactérias, e por isso devemos ter muito cuidado com a higiene.

Então, devido a suas propriedades, a alfavaca pode ser uma boa opção para os cuidados com dentes e gengivas, pois as suas folhas ajudam a matar as bactérias e os germes que provocam cáries, placa bacteriana, tártaro e mau hálito.

13. Pode prevenir e tratar a acne

Os óleos essenciais presentes nas folhas frescas da alfavaca ajudam a eliminar as bactérias da pele, além de promover a limpeza e a desobstrução de poros entupidos, que é uma das principais causas da acne.

Onde encontrar?

A alfavaca é facilmente encontrada em casas de produtos naturais, zonas cerealistas e lojas virtuais, além de poder ser cultivada em casa. 

Geralmente, são vendidas as folhas secas, sementes, óleo e também extratos. As folhas, que são as mais comuns, têm um cheiro doce e um sabor mentolado. Se for comprar fresca, procure folhas que tenham uma cor verde viva, sem buracos ou manchas escuras.

Receita de chá de alfavaca

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de alfavaca;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Açúcar ou adoçante natural (opcional).

Modo de preparo:

  • Em uma panela, adicione a água e leve para ferver;
  • Depois, quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a alfavaca;
  • Então, abafe e deixe em infusão por cerca de 3 minutos;
  • Por fim, coe e acrescente o adoçante natural, se desejar.

Dicas e cuidados

  • Para promover a saúde bucal, você pode utilizar o chá feito a partir das folhas da alfavaca, sem açúcar, para bochechar;
  • Já para tratar cortes, feridas ou picadas de inseto, você pode aplicar compressas do chá sem açúcar no local. Como ela é antibacteriana, antisséptica e anti-inflamatória, pode ser capaz de ajudar a acelerar o processo de cicatrização;
  • Outra dica de uso é tomar o chá antes de dormir, uma vez que a planta também possui propriedades relaxantes;
  • Por fim, caso os sintomas não melhorem com o uso da alfavaca, procure um profissional de saúde, para assim descobrir a real causa do problema e tratá-la de forma adequada.

Vídeo: Benefícios do chá de alfavaca

Saiba mais sobre as promessas do chá de alfavaca no vídeo a seguir!

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia tantos benefícios da alfavaca para a nossa saúde? Já experimentou o chá dessa erva ou a utilizou em sua cozinha? Comente abaixo!

4.3 de 5 (141 Votes)
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Vou começar usar!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
1 6 7 8
Publicado por
Marcela Gottschald