Propriedades dos Alimentos

16 alimentos ricos em frutose

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A frutose é o açúcar natural das frutas, mel e vegetais. É a substância que dá o sabor mais doce aos alimentos. A frutose também pode ser encontrada como adoçante em comidas e bebidas industrializadas, em sua versão cristalina, que é obtida por meio do processamento de milho ou açúcar.

Você já deve ter ouvido falar que fruta faz bem para a saúde e que elas só fazem bem. Certamente essa frase não foi proferida por quem tem intolerância à frutose. Infelizmente, esse quadro é mais comum do que imaginamos. Para saber se você realmente tem essa intolerância, descubra os sintomas e como cuidar da intolerância à frutose.

No quesito boa forma, que o açúcar engorda, todo mundo já ouviu falar. A frutose é um monossacarídeo, ou seja, um açúcar simples que não é produzido naturalmente pelo organismo. Portanto, descubra se a frutose engorda e em quais alimentos ela está contida.

Existem vários tipos de açúcar. O açúcar fundamental para a nossa saúde é a glicose, enquanto a frutose não desempenha nenhum tipo de papel vital para o nosso organismo. Portanto, ao ler essa observação você deve imaginar que a frutose deve ser inútil ou até mesmo ser nociva ao nosso bem estar. Então, descubra se a frutose faz mal e como ela funciona no nosso corpo.

A frutose é conhecida como o açúcar das frutas

Resultantes da metabolização da frutose

Diferentemente do que acontece com a glicose, outro tipo de açúcar que pode ser transformado em energia por qualquer uma das células presentes no organismo humano, a frutose pode ser metabolizada exclusivamente pelo fígado, um processo que traz consigo a produção dos seguintes compostos:

continua depois da publicidade
  • Triglicerídeos
  • Ácido úrico
  • Radicais livres

De acordo com o que o professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Dr. Robert Lustig explicou em um seminário, os triglicerídeos, que são um tipo de gordura, acumulam-se no fígado e prejudicam o funcionamento do órgão. Como se não bastasse, ao ser enviado para a corrente sanguínea, esse componente colabora com o crescimento de placas de gordura dentro das paredes das artérias.

Por sua vez, o ácido úrico interrompe a produção do óxido nítrico, uma substância que protege justamente as paredes das artérias contra danos.

Já os radicais livres não ficam atrás e são capazes de danificar enzimas, estruturas celulares e até mesmo genes.

Além disso, uma ingestão alta de alimentos ricos em frutose pode ser responsável pelo desenvolvimento de uma condição chamada de resistência à insulina, que é um fator de risco para o surgimento de diabetes e está relacionada a outros problemas de saúde como hipertensão, aumento dos níveis de colesterol no sangue e doenças vasculares.

continua depois da publicidade

Esse tipo de açúcar também já foi associado a outras doenças, como a doença hepática gordurosa não alcoólica (esteatose hepática), obesidade, doenças no coração e câncer. No entanto, ainda é necessário comprovar que a frutose realmente causa esses problemas.

De qualquer forma, essas informações que apresentamos mostram que o excesso de frutose pode complicar bastante a saúde do nosso organismo. Por isso, é necessário tomar cuidado para não exagerar no consumo dos alimentos ricos em frutose.

Alimentos ricos em frutose

Refrigerantes, assim como outras bebidas processadas, são ricos em frutose

Vamos, portanto, conhecer quais são alguns dos principais alimentos ricos em frutose:

Alimentos industrializados

  • Comidas processadas: Produtos industrializados e que passam por diversas fases de processamento, como ketchup, cereais matinais, comidas congeladas, enlatados, pães, bolachas, chocolate e doces costumam ser alimentos ricos em frutose. E não se assuste ao ver produtos com um sabor mais salgado nessa lista, pois até mesmo esses apresentam uma grande quantidade desse tipo de açúcar.
  • Bebidas processadas: Ainda na categoria dos industrializados, as bebidas processas também são outro grupo que aparecem lotados de frutose. Alguns exemplos delas são refrigerantes, vinhos de sobremesa, vinho do Porto, sucos de frutas industrializados e sucos feitos à base de pera, manga, laranja, romã e maçã.
  • Molhos e coberturas: Molhos de churrasco, compotas e geleias de frutas, coberturas de morango, caramelo e outros sabores utilizados como complemento de sorvetes também entram na lista dos alimentos ricos em frutose.
  • Frutas secas: Figos, maçãs, uvas e abacaxis desidratados são alimentos ricos em frutose concentrada, o que aumenta o nível total de açúcar nessas frutas secas. Para você ter uma ideia, é possível encontrar aproximadamente 30 g de frutose em uma porção de 100 g de uvas-passas.

Frutas e mel

  • Mel: Em 100 g de mel há 39 g de frutose.
  • Tâmara: A tâmara é uma fruta que contém um alto índice de frutose: são 32 g presentes a cada 100 g do alimento.
  • Manga: A manga também fornece uma quantidade considerável de açúcar, com suas 16,2 g de frutose a cada fruta de tamanho médio.
  • Ameixa: Uma ameixa média vem com 12,5 g de frutose.
  • Caqui: Um caqui de tamanho médio oferece 12 g de açúcar ao organismo.
  • Maçã: Já uma unidade média da maçã possui 9,5 g de frutose.
  • Banana: Por sua vez, uma banana de tamanho médio contém 7,1 g desse tipo de açúcar em sua composição.
  • Laranja: Com 6 g por unidade de tamanho médio, a laranja é outra fruta que serve como fonte de frutose.
  • Tangerina: Outra fruta cítrica que tem frutose é a tangerina, apresentando 4,8 g por unidade de tamanho médio.
  • Abacaxi: Somente uma fatia de abacaxi contém 4 g de frutose.

Vegetais

Os vegetais contêm pouca frutose comparado a outros alimentos, e os vegetais abaixo são os que mais contêm esse açúcar, dentre os demais vegetais, com cerca de 1 g de frutose por 100 g.

  1. Aspargo: Um dos vegetais com teor de frutose em sua composição é o aspargo.
  2. Alcachofra: A alcachofra é outro alimento que também possui esse tipo de açúcar.

Frutas e vegetais têm frutose! E agora?

Não, isso não significa que você deva deixar de consumir as frutas e vegetais que são ricos em frutose durante as suas refeições. Em primeiro lugar, porque esses alimentos possuem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que são importantes para o funcionamento do organismo.

continua depois da publicidade

Em segundo lugar porque de acordo com uma pesquisa divulgada em julho do ano de 2012 na publicação Diabete Care (Cuidados com a Diabetes, tradução livre), se não for consumida em exagero, a frutose pode não ser tão ruim assim para a saúde humana.

O estudo realizado pelo Hospital St. Michael da cidade de Toronto, no Canadá, baseou-se nos resultados previamente apresentados por 20 trabalhos científicos a respeito dos efeitos da frutose, para chegar à conclusão que se for ingerida na medida certa, a frutose pode até melhorar o controle das taxas de açúcar no sangue, sem causar o aumento de peso ou a elevação da pressão arterial ou colesterol.

Assim, é muito melhor cortar a ingestão de frutose proveniente dos alimentos processados listados acima, que reuniram alimentos calóricos e que oferecem poucos nutrientes ao organismo, e investir nas frutas e vegetais, que fornecem diversos benefícios ao organismo.

Até porque, conforme o pesquisador Adrian Cozma, um dos responsáveis pelo estudo realizado pelo hospital canadense, os efeitos prejudiciais à saúde atribuídos à frutose estão relacionados também a uma dieta calórica e não somente ao consumo dos alimentos ricos em frutose.

Você tem ingerido quantidades corretas dos alimentos ricos em frutose? Quais são seus preferidos? Acredita que precisa diminuir a ingestão deles? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4.5 de 5 (15 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tenho problema com frutose posso usar alcachofra em cápsula.
    Obrigada pela resposta

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Esta é a minha nutricionista preferida.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu ando comendo muita banana as vezes no dia umas dez e da nanica. Maçã pera ameixa todos os dias. Tem dois dias que parei mesmo . Eu tenho dor de cabeça todos os dias e já fiz de tudo não para de doer já tentei tratamento só piorei. Estou sismaram que pode ser muita frutose que ingiro e é nas frutas não como glúten nem lacteos nada industrializado. Me dê uma luz

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ola, sou sua fãn, linda meiga e dedicada...obrigado por trazer receitas maravilhosas ,tenho intolerancia a frutose e gostaria de pedir a vc mais receitas e videos para quem tem esta intolerancia.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Em primeiro lugar, quero parabenizar pelo artigo. Muito bem explicativo esclarecedor, e com certeza irá ajudar muitas pessoas, assim como eu.
    Se possível, gostaria que publicassem um trabalho com um cardápio para intolerantes a frutose, lactose e glúten,e que se encontra pré diabético.
    Muitíssimo obrigada pelo artigo!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Faço a ingestão de 4 maçãs no café da manhã com ovos e aveia, não sábia da frutose. Acho que vou trocar por abacate.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Frutose faz bem pois é energia. E as frutas trazem associados vitaminas e sais minerais. Frutose só ó faz mal se ingerirmos as frutas sem as cascas ou sem as fibras (sucos coados) e se não fizermos regularmente exercícios.
    Excessão feita aos intolerantes genéticos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Lendo em 2019... Bem, minha vó tinha frutosemia hereditária, mas nunca nem liguei. Até que aos 40 anos quase morri e os médicos não descobriam o que eu tinha, pois não dava nada nos exames. Tirei as frutas e legumes, lactose, gluten e sacarose por 1 ano e meio. Melhorei 300%. Nessa época suplementei com polivitaminico. Emagreci 15 kilos, o que foi ótimo, desinchei. Voltei com as frutas lentamente, primeiro os legumes. Amo frutas! E vou falar, uma verdadeira b****. A fraqueza voltou, ganhei 10 kilos, barriga vive inchada sem falar no sono violento que surge do nada 2 a 3 vezes por dia. Bom, é isso, voltei à estaca zero. Parece uma praga!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu como cerca de três fatias de melancia. Não sei direito contar quantos gramar tem, mas deve estar entre 100g e 200g. A princípio, pensei que poderia ser muito, mas não como mais nenhuma fruta quando chego nesse limite (3 fatias de melancia por dia). Sempre como 3 fatias por dia, e gostaria de saber se meu nível de frutose está muito alto. Não como nada industrializado, como biscoitos, salgadinhos, leite, pães, arroz. Apenas como legumes, verduras, saladas e praticamente não como carne. Eu basicamente me sustento com 3 fatias de melancia e sou feliz. Mas será que estou exagerando?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Se não como frutas meu intestino fica ainda mais preso, descobri que sou intolerante a frutose e lactose ,já não sei mais que comer, sinto fone pela noite e costumava comer frutas agora está difícil

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite