16 Alimentos Ricos em Frutose

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

A frutose é o açúcar natural das frutas, mel e vegetais. É a substância que dá o sabor mais doce aos alimentos. A frutose também pode ser encontrada como adoçante em comidas e bebidas industrializadas, em sua versão cristalina, que é obtida por meio do processamento de milho ou açúcar. Você verá a seguir a diferença entre a frutose e a glucose e descobrirá 16 alimentos ricos em frutose.

Você já deve ter ouvido falar que fruta faz bem para a saúde e que elas só fazem bem. Certamente essa frase não foi proferida por quem tem intolerância à frutose. Infelizmente, esse quadro é mais comum do que imaginamos. Para saber se você realmente tem essa intolerância, descubra os sintomas e como cuidar da intolerância à frutose.

Que açúcar engorda, todo mundo já ouviu falar. A frutose é um monossacarídeo, ou seja, um açúcar simples que não é produzido naturalmente pelo organismo. Descubra se a frutose engorda e em quais alimentos ela está contida.

Existem vários tipos de açúcar. O açúcar fundamental para a nossa saúde é a glicose, enquanto a frutose não desempenha nenhum tipo de papel vital para o nosso organismo. Ao ler essa observação você deve imaginar que a frutose deve ser inútil ou até mesmo ser nociva ao nosso bem estar. Descubra se a frutose faz mal e como ela funciona no nosso corpo.

Diferentemente do que acontece com a glucose, outro tipo de açúcar que pode ser transformado em energia por qualquer uma das células presentes no organismo humano, a frutose pode ser metabolizada exclusivamente pelo fígado, um processo que traz consigo a produção de triglicerídeos, ácido úrico e radicais livres.

De acordo com o que o professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Dr. Robert Lustig explicou em um seminário, os triglicerídeos, que são um tipo de gordura, acumulam-se no fígado e prejudicam o funcionamento do órgão. Como se não bastasse, ao ser enviado para a corrente sanguínea, esse componente colabora com o crescimento de placas de gordura dentro das paredes das artérias.

Por sua vez, o ácido úrico interrompe a produção do óxido nítrico, uma substância que protege justamente as paredes das artérias contra danos. Já os radicais livres não ficam atrás e são capazes de danificar enzimas, estruturas celulares e até mesmo genes.

Além disso, uma ingestão alta de alimentos ricos em frutose pode ser responsável pelo desenvolvimento de uma condição chamada de resistência à insulina, que é um fator de risco para o surgimento de diabetes e está relacionada a outros problemas de saúde como hipertensão, aumento dos níveis de colesterol no sangue e doenças vasculares (dos vasos sanguíneos).

Esse tipo de açúcar também já foi associado a outras doenças como a doença hepática gordurosa não alcoólica, obesidade, doenças no coração e câncer. No entanto, ainda é necessário comprovar que a frutose realmente causa esses problemas.

De qualquer forma, essas informações que apresentamos mostram que o excesso de frutose pode complicar bastante a saúde do nosso organismo. Por isso, é necessário tomar cuidado para não exagerar no consumo dos alimentos ricos em frutose.

E para começar a fazer isso, vamos conhecer quais são alguns dos principais alimentos ricos em frutose:

Industrializados

  1. Comidas processadas: Produtos industrializados e que passam por diversas fases de processamento como ketchup, cereais matinais, comidas congeladas, enlatados, pães, bolachas, chocolate, pães e doces costumam ser alimentos ricos em frutose. E não se assuste ao ver produtos com um sabor mais salgado nessa lista, pois até mesmo esses apresentam uma grande quantidade desse tipo de açúcar;
  2. Bebidas processadas: Ainda na categoria dos industrializados, as bebidas processas também são outro grupo que aparecem lotados de frutose. Alguns exemplos delas são refrigerantes, vinhos de sobremesa, vinho do Porto, sucos de frutas industrializados e sucos feitos à base de pera, manga, laranja, romã e maçã;
  3. Molhos e coberturas: Molhos de churrasco, compotas e geleias de frutas e coberturas de morango, caramelo e outras sabores utilizados como complemento de sorvetes também entram na lista dos alimentos ricos em frutose;
  4. Frutas secas: Figos, maçãs, uvas e abacaxis desidratados são alimentos ricos em frutose concentrada, o que aumenta o nível geral de açúcar nessas frutas secas. Para você ter uma ideia, é possível encontrar aproximadamente 30 g de frutose em uma porção de 100 g de uvas-passas;
  5. Mel: Em 100g de mel há 39 g de frutose;
  6. Tâmara: A tâmara é uma fruta que contém um alto índice de frutose: são 32 g presentes a cada 100 g do alimento;
  7. Manga: A manga também fornece uma quantidade considerável do açúcar, com suas 16,2 g de frutose a cada fruta de tamanho médio;
  8. Ameixa: Uma ameixa média vem com 12,5 g de frutose;
  9. Caqui: Um caqui de tamanho médio oferece 12 g do açúcar ao organismo;
  10. Maçã: Já uma unidade média da maçã possui 9,5 g de frutose;
  11. Banana: Por sua vez, uma banana de tamanho médio contém 7,1 g desse tipo de açúcar em sua composição;
  12. Laranja: Com 6 g por unidade de tamanho médio, a laranja é outra fruta que serve como fonte de frutose;
  13. Tangerina: Outra fruta cítrica que tem frutose é a tangerina, apresentando 4,8 g por unidade de tamanho médio;
  14. Abacaxi: Somente uma fatia de abacaxi contém 4 g de frutose.

Vegetais

Pouca frutose comparado a outros alimentos, mas são os que mais contêm dentre os vegetais com cerca de 1g de frutose por 100g.

  1. Aspargo: Um dos vegetais com teor de frutose em sua composição é o aspargo;
  2. Alcachofra: A alcachofra é outro alimento que também possui esse tipo de açúcar.

Frutas e vegetais têm frutose! E agora? 

Não, isso não significa que você deva deixar de consumir as frutas e vegetais que são alimentos ricos em frutose durante as suas refeições. Em primeiro lugar, porque esses alimentos possuem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que são importantes para o funcionamento do organismo.

Em segundo lugar porque de acordo com uma pesquisa divulgada em julho do ano de 2012 na publicação Diabete Care (Cuidado com a Diabetes, tradução livre), se não for consumida em exagero, a frutose pode não ser tão ruim assim para a saúde humana.

O estudo realizado pelo Hospital St. Michael da cidade de Toronto, no Canadá, baseou-se nos resultados previamente apresentados por 20 trabalhos científicos a respeito dos efeitos da frutose para chegar à conclusão que se for ingerida na medida certa, a frutose pode até melhorar o controle das taxas de açúcar no sangue, sem causar o aumento de peso ou a elevação da pressão arterial ou colesterol.

Assim, é muito melhor cortar a ingestão de frutose proveniente dos alimentos processados listados nos quatro primeiros itens deste artigo, que reuniram alimentos calóricos e que fornecem poucos nutrientes ao organismo, e investir nas frutas e vegetais, que fornecem vantagens ao organismo.

Até porque, conforme o pesquisador Adrian Cozma, um dos responsáveis pelo estudo realizado pelo hospital canadense, os efeitos prejudiciais à saúde atribuídos à frutose estão relacionados também a uma dieta calórica e não somente ao consumo dos alimentos ricos em frutose.

Você tem ingerido quantidades corretas dos alimentos ricos em frutose? Quais são seus preferidos? Acredita que precisa diminuir a ingestão deles? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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21 comentários em “16 Alimentos Ricos em Frutose”

  1. Faço a ingestão de 4 maçãs no café da manhã com ovos e aveia, não sábia da frutose. Acho que vou trocar por abacate.

  2. Frutose faz bem pois é energia. E as frutas trazem associados vitaminas e sais minerais. Frutose só ó faz mal se ingerirmos as frutas sem as cascas ou sem as fibras (sucos coados) e se não fizermos regularmente exercícios.
    Excessão feita aos intolerantes genéticos.

  3. Lendo em 2019… Bem, minha vó tinha frutosemia hereditária, mas nunca nem liguei. Até que aos 40 anos quase morri e os médicos não descobriam o que eu tinha, pois não dava nada nos exames. Tirei as frutas e legumes, lactose, gluten e sacarose por 1 ano e meio. Melhorei 300%. Nessa época suplementei com polivitaminico. Emagreci 15 kilos, o que foi ótimo, desinchei. Voltei com as frutas lentamente, primeiro os legumes. Amo frutas! E vou falar, uma verdadeira b****. A fraqueza voltou, ganhei 10 kilos, barriga vive inchada sem falar no sono violento que surge do nada 2 a 3 vezes por dia. Bom, é isso, voltei à estaca zero. Parece uma praga!

  4. Eu como cerca de três fatias de melancia. Não sei direito contar quantos gramar tem, mas deve estar entre 100g e 200g. A princípio, pensei que poderia ser muito, mas não como mais nenhuma fruta quando chego nesse limite (3 fatias de melancia por dia). Sempre como 3 fatias por dia, e gostaria de saber se meu nível de frutose está muito alto. Não como nada industrializado, como biscoitos, salgadinhos, leite, pães, arroz. Apenas como legumes, verduras, saladas e praticamente não como carne. Eu basicamente me sustento com 3 fatias de melancia e sou feliz. Mas será que estou exagerando?

  5. Se não como frutas meu intestino fica ainda mais preso, descobri que sou intolerante a frutose e lactose ,já não sei mais que comer, sinto fone pela noite e costumava comer frutas agora está difícil

  6. o que faz mal não são os alimentos que Deus colocou na Natureza, o que deixou tudo ruim foi a adição de agrotóxicos, conservantes, vários agentes químicos e a modificação genética de todos os alimentos para produzir cada vez mais, sem nenhuma consideração pelos nutrientes que são o mais importante para a saúde de todos.
    TUDO, exatamente TUDO, até a água perdeu qualidade e e virou veneno. O nosso corpo não está preparado e ficamos cada vez mais doentes.

  7. Boa noite.
    Prezados, eu demorei cerca de 9 meses a descobrir que sou intolerante à frutose. Basicamente, os principais sintomas foram diarréia crônica e excesso de gases.
    Pela minha própria experiência terapeutica, não se pode comer praticamente nenhuma fruta. Claro que vai depender do seu grau de intolerância. Esclareço que não se deve confundir intolerância à frutose com intolerância hereditária ou frutosemia, que é uma condição mais rara e tb muito delicada.
    Se quiserem saber um pouco mais vão até o site intoleranciafrutose.com.br

  8. A um mes descobrir q tenho intolerância a frutose e a lactose.de tanto ler na internet. Acredito q to mais confusa . Uns fala q pode comer frutas outros falam q não pode .Gostaria de uma orientação melhor … Brigada..

    • Boa noite.
      Prezados, eu demorei cerca de 9 meses a descobrir que sou intolerante à frutose. Basicamente, os principais sintomas foram diarréia crônica e excesso de gases.
      Pela minha própria experiência terapeutica, não se pode comer praticamente nenhuma fruta. Claro que vai depender do seu grau de intolerância. Esclareço que não se deve confundir intolerância à frutose com intolerância hereditária ou frutosemia, que é uma condição mais rara e tb muito delicada.
      Se quiserem saber um pouco mais vão até o site intoleranciafrutose.com.br

  9. Acho que podemos comer frutas. A frutose que acho que está nos matando é aquela proveniente dos alimentos industrializados. Toda alimentação natural nos faz bem. O problema que hoje junto com as frutas estamos consumindo muitos bolos de aniversários, batatas ships, sorvetes, pizzas, refrigerantes, açaí então nem se fala. O problema está ai. Não é no consumo de frutas, mesmo porque junto com a frutose tem o antídoto que é fibra que vem junto com a fruta.

  10. Tb estou na mesma situação. Não sei mais o que posso comer. 5 meses já com diarreia. E toca ir num médico e em outro e outro e nada. Quero fazer o teste de hidrogênio expirado e nada de eles pedirem. Parece que a gente que tem que descobrir por conta própria.

  11. Realmente, está difícil sobreviver com tantos estudos e conclusões conflitantes, as frutas que eram tidas como alimentos divinais hoje são vilãs, acho que o melhor é ficar sem comer, e só beber água, ou talvez nem água pois pode alterar a glicemia pelo que leio, então está difícil, preços altos, e restrição a frutas, verduras, cereais, o que nos resta, com a palavra os senhores.

    • legumes, verduras, frutas, carnes leves como peixes,frangos, vegetais, fazendo um mix. Em excesso ate agua mata, em moderação nem um chocolate ou hamburguer vão acabar com vc.

    • o que faz mal não são os alimentos que Deus colocou na Natureza, o que deixou tudo ruim foi a adição de agrotóxicos, conservantes, vários agentes químicos e a modificação genética de todos os alimentos para produzir cada vez mais, sem nenhuma consideração pelos nutrientes que são o mais importante para a saúde de todos.
      TUDO, exatamente TUDO, até a água perdeu qualidade e e virou veneno. O nosso corpo não está preparado e ficamos cada vez mais doentes.

  12. Eu não sei mais o que comer, a manga me incha, a tangerina, a melância, a banana, ameixa…Eu queria era acabar, eliminar essas bactérias que fermentam meu intestino, guando como isso. Já parei de comer tudo que tem o glúten, leite, nãosei mais o que fazer.

    • Coma goiaba pois tem agentes antibacteriano que limpam o estômago e melhoram a flora intestinal..

    • Boa noite. Eu também cheguei a essa situação de não saber mais o que fazer. Indo no médico ele mandou eu pesquisar sobre a rafinose. A rafinose são as 4 intolerâncias. Eu infelizmente tenho intolerância as 4, lactose, frutose, glicose e galactose. E infelizmente para melhorar é só cuidando da alimentação.

    • Pare de comer coisas processadas, leite de caixinha é veneno, corte o pão de manhã, coma um ovo. Você poderia fazer kefir de leite e tomar para melhorar sua flora intestinal, o kefir do leite se alimenta da lactose presente no leite. É um alimento muito rico.