19 Dicas de Boa Forma Para Preguiçosos

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Algo que pode impedir muitas pessoas de se exercitar é a tal da preguiça. Preguiça de ir até a academia, de ficar malhando por muito tempo ou de pegar pesado nos treinamentos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para as pessoas que são preguiçosas mas mesmo assim não desistem de entrar em forma:

1. Escolha: o treino pode ser curto ou fácil, não os dois de uma vez

Para que o treinamento realmente surta algum tipo de efeito ele pode ser curto, porém intenso, ou mais leve, mas de uma duração bem mais longa – sendo que a primeira opção é comprovadamente mais eficaz. Uma sessão fácil e curta na academia provavelmente não irá queimar as gorduras necessárias.

2. Você não precisa sair pingando de suor

Há exercícios, como o pilates pro exemplo, que exigem esforço dos músculos mas não deixam o praticante esbaforido após a aula. Se você é desses que não gosta de terminar o treinamento e estar pingando de suor, escolha uma atividade como essa.

3. Escolha treinamento dois em um

Fale com o seu treinador e peça indicações de exercícios que beneficiem mais de uma área de seu corpo. Dessa maneira, você usa uma única sessão para trabalhar mais partes do corpo e ganha tempo para fazer outras coisas.

4. Socialize enquanto se exercita

Tente fazer amigos na academia ou no seu ambiente de malhação, de modo que a atividade se torne algo agradável em sua vida. Você pode combinar de correr ou frequentar aulas no mesmo estabelecimento com um grupo de amigos ou de jogar vôlei com seus primos, por exemplo. Assim, o momento passará a ser algo divertido e você mal perceberá que está treinando.

5. Estabeleça metas difíceis em longe prazo

Ao começar a praticar determinada atividade física, estabeleça metas a serem alcançadas em longo prazo. Mas não seja tão bonzinho consigo mesmo, escolha objetivos pelos quais você terá que se esforçar para alcançar.

Por exemplo, a sua cidade tem uma competição anual de corrida? Trace a meta de participar dela e passe o ano inteiro treinando. Tendo isso em mente, ficará mais difícil que você mate um ou outro dia de treino, a fim de estar realmente preparado para cumprir o desafio final.

6. Faça com que o exercício físico seja parte do seu dia a dia

Você mora perto do trabalho? Que tal deixar o carro de lado e ir a pé até lá? Mora longe e usa o transporte público? Que tal trocá-lo por uma bicicleta? Além de chegar mais rápido, você também irá se exercitar! Essas são formas de incluir a atividade física nas atividades rotineiras de seu dia a dia e fazer com que elas se tornem hábitos em sua vida.

7. Marque compromisso na academia

Comprometa-se com a academia de maneira que você não caia na tentação de faltar. Matricule-se em alguma aula específica ou marque de encontrar com os seus amigos no local e anote na sua agenda para não esquecer. Dessa maneira, fica mais difícil você arranjar desculpas para não comparecer às aulas.

8. Premie-se

Para se motivar, crie um sistema de premiação a si mesmo. Por exemplo, toda vez que você cumprir uma meta de horas semanais na academia, faça um agrado a si mesmo, comprando algo que você desejava há tempos ou fazendo uma viagem de fim de semana para relaxar um pouco.

9. Caminhe

Caminhar é um exercício relativamente simples mas que também ajuda a queimar calorias: são 100 a cada 1,5 km. Por isso, uma boa dica é procurar andar mais a pé pela cidade. Assim, além de entrar em forma, você conhece melhor a local onde vive.

10. Contrate um bom personal trainer

Não consegue ter disciplina por conta própria? Experimente ter aulas com um treinador mais exigente que não permitirá que você faça corpo mole. Às vezes, tudo o que precisamos para sair da acomodação é alguém que nos estimule.

11. Não saia do chão

Isso mesmo! Alguns treinamentos eficazes podem ser feitos no chão mesmo, em cima de um colchonete. Peça orientação a seu treinador sobre quais seriam melhor para você e não deixe de experimentá-los!

12. Exercite-se enquanto assiste a televisão

Você é daqueles que não sai de casa quando o seu programa favorito está passando na televisão? Então por que não unir o útil ao agradável? Pegue o seu colchonete, coloque no chão da sala e exercite-se enquanto vê um filme, telejornal ou novela.

13. Aproveite o momento

Aproveite o intervalo entre uma atividade e outra do seu dia a dia e bote o corpo em movimento. Por exemplo, enquanto você espera alguém usar o banheiro na sua casa, ou está esquentando alguma coisa no micro-ondas, use o momento para fazer uma sessão de agachamentos.

14. Mexa-se em cima e embaixo

Optar por um treinamento em que você trabalha os músculos superiores e inferiores do corpo é uma boa maneira de estimular o metabolismo e o funcionamento do coração. Também é uma dica de ganho de tempo para quem não quer passar muito tempo na academia ao ter que trabalhar as duas áreas do corpo em sessões isoladas.

15. Alimente-se corretamente

Não quer passar tanto tempo na academia? Então procure alimentar-se da maneira correta, evitando ao máximo as guloseimas e os fast-foods. Consuma proteínas para ganhar músculos, gorduras (na medida certa) para se sentir satisfeito e folhas verdes que não possuem um valor calórico tão alto.

16. Arrume a roupa e a bolsa da academia com antecedência

Tem uma aula de ginástica agendada para a manhã do dia seguinte? Então arrume sua bolsa e a roupa que irá usar na noite anterior e você não terá que acordar mais cedo para organizar tudo isso. Assim, você corre menos risco de ficar com muita preguiça e desistir da aula.

Para quem quiser perder menos tempo ainda, fica a dica de dormir com a própria roupa de ginástica, que costuma ser bastante confortável e ganhar uns minutinhos de sono a mais.

17. Malhe na hora do almoço

Se o seu intervalo de almoço é longo, de 1h30 a 2h por exemplo, você certamente não gasta esse tempo todo se alimentando, não é mesmo? Então que tal tirar o tempo que sobra para se exercitar um pouco? Dá para fazer uma sessão de 30 minutos na academia ou caminhar um pouco em um local próximo ao escritório.

18. Use aparelhos eletrônicos que medem o seu desempenho

Para saber exatamente como você está indo e o que está conseguindo alcançar nos treinamentos, utilize um daqueles aparelhos eletrônicos fitness, como os relógios que medem distâncias percorridas, calorias queimadas e tempo gasto nos exercícios. Dessa maneira, você pode controlar melhor o que vem fazendo de certo e errado, se estimula e vê o que precisa mudar.

19. Durma bem

Não se esqueça de ter uma boa noite de sono e dormir bem. Pessoas que dormem menos de seis horas têm as taxas do hormônio do estresse – chamado cortisol – aumentadas, o que contribui para o aparecimento de gordura na região da barriga.

Você acredita que consegue seguir algumas destas dicas para entrar em forma, mesmo sendo preguiçoso? Quais são suas maiores dificuldades? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário