24 Benefícios de Parar de Fumar

Especialista:
atualizado em 08/07/2019

É sabido que o cigarro é um dos vícios mais difíceis de largar. Porém, os benefícios de parar de fumar começam a aparecer nos primeiros minutos após largar o vício. Vamos conhecer quais são todos eles nessa lista abaixo. Você pode conferir aqui também algumas dicas de como parar de fumar naturalmante.

1. Melhora do ritmo cardíaco

Nos primeiros vinte minutos: Ritmo cardíaco volta para níveis normais.

2. Normalização da temperatura

Duas horas depois: As pontas dos dedos das mãos e pés podem ficar quentes e a temperatura pode normalizar. Os sintomas da abstinência começam a aparecer, como: desejo de fumar intenso; ansiedade, tensão e frustração; sonolência ou perturbação do sono e aumento de apetite.

3. Redução da nicotina no corpo

Oito horas depois: A nicotina no sangue cai para 6,25% dos níveis diários de pico normais, ou seja, há uma redução de 93,5%.

4. Aumento do oxigênio

12 horas depois: O aumento do nível de oxigênio no sangue é um dos principais benefícios de parar de fumar. O nível de oxigênio se normaliza, e os níveis de monóxido de carbono baixam. O monóxido de carbono em excesso pode ser tóxico e é liberado com o fumo.

5. Menor risco de ataque cardíaco

24 horas depois: A chance de ataque cardíaco é 70% maior em fumantes do que não fumantes; em apenas um dia, o risco de ataque cardíaco já começa a cair. Além disso, há aumento de ansiedade que começa a se estabilizar após duas semanas.

6. Aumento da sensibilidade

48 horas: As terminações nervosas danificadas começam a regredir e a sensibilidade de olfato e paladar começam a voltar ao normal. Pode haver sensação de raiva e irritabilidade.

7. Sem nicotina no corpo

72 horas depois: A nicotina sai completamente do corpo. Infelizmente, isso significa que os sintomas físicos de abstinência começam a aparecer com mais intensidade, como dores de cabeça, náuseas e cólicas. Sintomas emocionais também começam a aparecer, uma boa dica para isso é gastar o dinheiro do cigarro em alguma recompensa.

A partir de agora, a respiração começa a se torna mais fácil e os benefícios de parar de fumar ficam mais claros através das habilidades funcionais dos pulmões, que começam a aumentar.

8. Melhora de antioxidantes protetores no organismo

Uma semana depois: Agora, o ex-fumante possui níveis mais altos de antioxidantes protetores como a vitamina C.

9. Normalização da circulação

De dez dias a duas semanas depois: A circulação do sangue nas gengivas e dentes estão parecidas às de não fumantes.

10. Fôlego extra

Duas a três semanas depois: Nessa fase, o ex fumante consegue se exercitar e realizar atividades físicas sem se sentir sem fôlego e cansado. Isso acontece graças aos processos regenerativos que começaram a ocorrer dentro do corpo. Além disso, a circulação e a função pulmonar irão ver os benefícios de parar de fumar significativamente.

Depois de duas a três semanas sem fumar, os pulmões começam a ficar mais claros. Na maioria dos fumantes, os sintomas de abstinência começam a desaparecer cerca de duas semanas após largar o cigarro.

11. Risco de ataque cardíaco diminui

Duas semanas a três meses depois: O risco de ataque cardíaco cai drasticamente.

12. Melhora do sistema imunológico

Dois meses depois: A tosse aparece com menos frequência, o sistema imunológico começa sua recuperação, fazendo com que o corpo combata com mais intensidade as infecções.

13. Mais calma

Seis meses depois: O sentimento de estresse está agora bem menos frequente do que antes.

14. Normalização dos pulmões

Entre o primeiro e o nono mês depois: No primeiro mês os pulmões já começam a se recuperar, fazendo com que seu funcionamento comece a se normalizar. A tosse e falta de ar diminuem drasticamente. Mesmo em ex-fumantes há anos e que fumam mais cigarros por dia, os sintomas de abstinência podem já ter parado. Vale mencionar que a normalização dos pulmões não significa que os danos causados pelo fumo não estejam presentes fortemente ainda.

15. Menos chances de doenças cardíacas

Um ano depois: Depois de um ano sem fumar, o risco de doenças cardíacas é reduzido em 50%. Ou seja, um fumante tem o dobro de chance de sofrer com doenças cardíacas.

16. Menos risco de acidente vascular cerebral

Cinco anos depois: Um grande número de substâncias liberadas quando se fuma – como o monóxido de carbono – fazem com que os vasos sanguíneos se estreitem, o que aumenta o risco de um acidente vascular cerebral. Depois de 5 a 15 anos após parar de fumar, o risco de ter um acidente vascular cerebral se torna o mesmo que não fumantes.

Em mulheres, após cinco anos parada de fumar, o risco de desenvolver diabetes é igual ao de um não-fumante.

17. Menor risco de câncer

10 anos depois: Fumantes são muito mais propensos a terem cânceres do que os não fumantes, e o câncer mais comum é o câncer de pulmão. O tabagismo é responsável por 90% de mortes de câncer do pulmão do mundo todo. Nesse caso, um dos principais benefícios de parar de fumar pode levar até 10 anos após largar o cigarro, mas é nesse período que o risco de morte por causa de cânceres, diminui para a metade para quem fumava até um maço por dia.

18. Diminuição significativa de riscos diversos

15 anos depois: O risco de doença cardíaca agora é o mesmo que um não-fumante. Outros riscos como ataque cardíaco, doença arterial, arritmias, entre outros, também diminuem.

19. Melhora da atividade sexual

Ao parar de fumar, o fluxo do corpo do sangue melhora, fazendo com que a sensibilidade melhore junto.

Homens que largam o vício podem ter melhores ereções, e as mulheres têm a libido aumentada. Foi descoberto ainda que não-fumantes têm atração física três vezes mais do que fumantes.

Vale lembrar que o tempo e a qualidade da melhora e da reação do corpo também dependem do número de cigarros que normalmente a pessoa fumava e quanto tempo ela foi fumante. Além disso, pode já haver alguma doença relacionada ao tabagismo que pode atrapalhar esses benefícios de parar de fumar ligados à vida sexual.

20. Melhora da fertilidade

Mulheres que não fumam podem achar mais fácil ficar grávidas. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e deixa os espermatozoides dos homens mais potentes.

Largar o cigarro ainda reduz a chance de um aborto espontâneo e melhora a probabilidade de o bebê nascer saudável.

21. Ação rejuvenescedora

Foi descoberto que o cigarro pode ajudar no envelhecimento precoce. Ao parar com o vício, pode ocorrer o retardamento do envelhecimento facial e aparecimento de rugas.

A pele de pessoas que não têm o vício possui mais nutrientes, sendo assim mais saudável.

22. Dentes mais brancos e hálito fresco

Fumantes possuem os dentes amarelados e manchados, além disso, possuem hálito pesado de tabaco. Ex-fumantes e não-fumantes são menos propensos a terem doenças e perder os dentes precocemente.

23. Viva mais

Metade dos fumantes morrem cedo por conta de doenças causadas pelo cigarro. Homens que param de fumar com 30 anos podem ter uma adição de 10 anos a mais em suas vidas.

Pessoas que param com 60 anos, podem aumentar três anos de suas vidas. Ou seja, nunca é tarde para parar de fumar e viver mais, além disso, você não só aumenta seu tempo de vida, como fica menos propenso a muitas doenças e aproveita todos esses benefícios de parar de fumar que já listamos até aqui.

24. Maior proteção a quem você ama

Pessoas que convivem com fumantes também podem aumentar o risco de câncer do pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, isso porque de certa forma a pessoa é um fumante passivo, ou seja, inala a fumaça de quem está fumando.

Outro ponto a se considerar é que crianças que observam adultos fumando tendem a aumentar sua chance de fazer igual, ou seja, de se tornarem viciadas em cigarros.

Além de todos os benefícios de parar de fumar mostrados acima, há outros fantásticos. De acordo com a “American Heart Association”, pessoas que não fumam, podem viver até 14 anos mais do que fumantes.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você chegou a se surpreender com todos esses benefícios de parar de fumar para a sua saúde e organismo em geral? Já tentou e não conseguiu largar o vício ainda? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (49 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

152 comentários em “24 Benefícios de Parar de Fumar”

  1. Eu estava com problemas de consolidação óssea por conta do cigarro, e o risco não era só para mim, meus familiares também estavam começando a ter problemas respiratórios e então fui incentivada a parar de fumar. Hoje os problemas que eu tinha estão melhores e eu já não corro tantos riscos como antigamente.

  2. Nunca tentei parar. Tenho 43 anos e fumo a 28 anos. Preciso parar, preciso de força, mas só de pensar na dá ansiedade.

  3. tenho 48 anos e fumei 30 anos….confesso não ser fácil mas não impossível…estamos junto nesta luta….

  4. bom dia!

    Estou a 2 dias sem fumar, já tentei outras vezes, mas a proximidade a fumantes não me ajudou…desta vez estou confiante.. a vontade vem e a briga é constante…força….vou conseguir…

  5. Parei de fumar pois estava tendo.criaes de ansiedade e o cigarro só piorava a crise…minhas pernas viviam dormentes , dores no braço esquerdo e a paranoia de q a cada cigarro um infarto se aproximava mais . Fumei dos 15 aos 30 anos , Minha pele estava ficando manchada , os dentes amarelos e afastei mtas pessoas de mim pelo cigarro . Estou a 1 semana sem fumar , parei do nada mesmo . E a cada dia q passa eu vejo mais os resultados …minha libido q era uma droga e me fez terminar com 3 casamentos pq eu não tinha vontade , voltou , me sinto uma menina de 20 anos de novo …o fôlego voltou , a vontade de cantar tbm. Ontem a avó de uma grande amiga (66anos ) faleceu de trombose pelo cigarro . E aí meus amigos? Vamos lutar ? Percebam as mudanças a cada dia e vcs vão conseguir!

  6. Hoje faz 4 dias que deixei de fumar, meu último cigarro foi no dia 12/12/2019 graças a Deus e com ajuda do meu grupo antitabagismo, estou usando adesivos, o Hábito não muda porém e uma coisa que tenho que mudar, estou conhecendo vocês agora e quero voltar mais vezes contando os meus dias.

    Paz do Senhor a todos e que consigam alcançar seus objetivos.

    • Força, persistência e Fé em Deus, que você seja mais um vitorioso e fique livre desse grande risco para a saúde.

  7. Pare de Fumar – Grupo de Apoio Antitabagismo –
    *****************
    Ex Fumantes e pessoas tentando parar de fumar
    Esses são os dois grupos que vc pode entrar são muito bom, no Facebook

  8. Ex Fumantes e pessoas tentando parar de fumar
    ******************
    Pare de Fumar – Grupo de Apoio Antitabagismo –
    *************
    Esses são os dois grupos que eu entrei, muito bom procura lá é no Facebook

  9. Hoje faz 3 dias que parei de fumar. Nem eu estou me suportando , para tentar me controlar troquei o café que tomo pela manha por um copo de suco .tomo um copo de cafe so depois de umas 2 horas que levantei para evitar a dor de cabeça o nervosismo é insuportável principalmente no primeiro dia. Agora no terceiro dia estou um pouco mais calmo só quero brigar metade do dia kkkk…meus amigos estou todo dia pedindo a deus força para conseguir passar pisando neste maldito vicio. Tenho que colocar na cabeça que eu mando na minha vida nao o cigarro

    Forca a todos evoluir sempre .’.

  10. amigos , faz 04a que parei de fumar , estou sendo muito difícil , espero conseguir chegar ganhar essa luta , foi muito bom ler seus depoimentos estame ajudfando bastante

  11. Meu último cigarro foi dia 27/05/2019, então daqui poucos dias farei 2 meses, sem o vício que me acompanhou durante 42 anos. Hoje estou com 62 anos e os motivos que mais me motivaram a parar de fumar foram: a fala do meu pneumologista que a morte do fumante com efizema era igual um afogamento lento e o outro foi o diagnóstico de doença nos pulmões ainda no início. Ele disse que se eu parasse de fumar a doença não progrediria mas o estrago era irreverscível. A melhora realmente é significativa, parei utilizando o método de marcar o dia D e adiando o primeiro cigarro gradativamente (se no primeiro dia o primeiro foi 8:00 no dia seguinte seria 9:00 e assim sucessivamente até o último no dia anterior à data marcada). Além de marcar a data, adiar o primeiro também fiz a redução gradativa da quantidade de tal forma fumar apenas um e muito tarde da noite no que antecedia o dia D(no meu caso dia 26/5 fumei apenas um as 22:00). Estou fazendo uso do PUB nestes 2 primeiros meses receitado pelo pneumologista e na primeira semana fiz uso de adesivos.Não é fácil mas um acompanhamento médico ajuda.

    • Boa noite Leonardo, parabéns vc esta no caminho certo,parei de fumar a 4 anos, primeiramente cm ajuda de DEUS,depois cm a ajuda do bup,no começo não foi fácil me dava mt enjôo,a hora q me dava vontade eu tomava água,cm duas semanas foi passando, está cm 4 anos q não coloco um cigarro na boca,segue firme,fácil não é,mais é possível sim

  12. Meu nome é Lucio, hoje estou completando 22 dias sem cigarro,,,, fumei durante mais ou menos 30 anos,,,, nos 3 primeiros dias foi muito difícil, depois com uma semana foi difícil mais um pouco menos que nos primeiros dias ,,, agora já consigo controlar bem melhor estou bebendo bastante agua e chupando balas acredito eu que vou conseguir.

  13. Gente, estou há 17 dias sem fumar. Era uma fumante pesada, mais de 20 cigarros por dia. E o vício me dominava totalmente.
    Quando acordava, pulava da cama e antes de mais nada acendia um cigarro. E durante todo dia havia dentro de mim aquela urgência em fumar. Não conseguia fazer nada se o cigarro não estivesse presente. Comecei a notar que as pessoas que fumavam comigo estavam parando com o vicio e aí me sentia frustrada por não tentar parar e também me sentia com baixa estima. Era escrava mesmo. Fumava, lavava as mãos, escovava os dentes e repetia isso o dia inteiro. Sentia também a reprovação e o desprezo das pessoas na rua que me viam fumando e as vezes até faziam comentários agressivos. Começou a me incomodar também o mau cheiro e o mal estar que o cigarro me trazia. Já estava fumando contrariada. Não sentia mais o prazer completo de quem acende um cigarro. Cada um me causava mal estar, dor de cabeça, entre outros incômodos. Há 22 dias atrás entrei numa farmácia e comprei por R$1.132,00 o tratamento completo do Champix. Foi a melhor decisão da minha vida. Comecei a tomar dia 22/02 e continuei fumando normalmente por mais alguns dias, até que a vontade de fumar desapareceu Apesar dos efeitos colaterais me atrapalharem um pouco, insonia, dor de cabeça, enjoos leves, foram desaparecendo ou diminuindo muito após o 12º comprimido . Mas não tenho dúvida que a decisão de parar de fumar, QUERER PARAR foi o mais importante. O Champix ajudou muito. E Peço a Jesus para me dar forças para continuar
    firme no meu propósito de nunca mais fumar. Quem estiver passando pela mesma situação tente parar de alguma forma e use qualquer remédio como apoio pois você vai se libertar de uma grande escravidão e viver a tranquilidade de uma vida saudável. Depois que você enfrenta o medo de parar de fumar e tomar uma decisão vai ver que não é impossível conseguir parar.

  14. Hoje é meu primeiro dia sem o cigarro nenhum…me faz mto mal, tenho medo de morrer com falta de ar! Faço parte de um programa antitabagismo e minha data limite é hoje, mas estou usando medicamento e adesivo e AINDA ASSIM a vontade de fumar é forte, eu fico triste, é algo psicológico…dá até vontade de chorar por causa dessa maldita abstinência.
    Enfim…sempre adorei fumar e sei que sempre vou ser fumante em recuperação.
    mas, pra mim já deu…game over.
    Que Deus me ajude e nos ajude… Vou fazer a minha parte e consigo ser mais forte que o vício.

    • Eu fumei 12anos comecei com 15 estou com 26 estou a 11dias sem um trago graças a Deus eu parei na marra sem ajuda de remédio nenhum nem pra dores de cabeça até porque odeio remédios o que min motivou a parar foi minha filha de oito anos que sempre pedia pra min parar quando decidi ela min apoiou muito hoje nem acredito que consegui graças a Deus e a minha filha eu sinto ainda muita dores de cabeça e fico muito nervosa as vezes desconto em quem tá perto logo depois eu peço perdão ainda bem que minha filha intendeu que estou passando não desista (vc e mais forte que o cigarro) gente no dia que parei escrevi essa frase em papéis e colei na minha casa e na tela do meu celular eu escrevi não sei porque mas min ajudou

  15. Fumei por apenas dois anos, quase três, mas decidi abandonar o vício. Agora com os comentários de vocês, sei que além de possível é certo que eu conseguirei.

  16. Boa tarde faz 7 meses que não fumo. Não precisei de medicamentos apenas do diagnóstico do pneumologista: Dpoc, doença pulmonar obstrutiva crônica. Asma, bronquite, enfisema, tudo Dpoc. Mas as crises sumiram, chiado,cansaço ou falta de ar. Graças a Deus. Fumei por 38 anos. Sempre achei que só pararia morto, mas cobsegui. Força a todos!

    • Bom sobre parar ou nao de fumar é muito complexo e relativo, cada pessoa terá um motivo, uma situação diferente em relação a esta decisão, enfim eu parei ja vai fazer 5 meses, mas parei mesmo nao fumo nem mesmo 1 pra disfarçar como muitos fazem por ai e dizem que parou, e na minha minha ” opinião ” não é sobre ter opinião ou não é sobre ter amor próprio, tao simples para de fumar! Claro a abstinência é terrível pra uns pra outros nem tanto, mas dem dúvida passara nadq é pra sempre, fica o meu recado pra quem quer parar de fumar, apenas se ame mais e nao coloque na boca e queira parar a questão é simplesmente ‘querer’ e se agarre a uma força que é Deus nele vc tudo pode# abs. Boa sorte $aude nao tem preço*

  17. Bom dia, fumo a 32 anos, hoje faz 03 dias que larguei o maldito cigarro.
    Está difícil,. Mas cada dia que acordo sinto uma melhora incrível na minha respiração e muita disposição para trabalhar.
    Ultimamente eu vivia cansado, fraco e sem apetite por causa do cigarro.
    Hoje me alimento normalmente.

    Estou muito feliz por tomar essa decisão.
    Me sinto outro..

  18. BOA NOITE AMIGOS, TENHO 59 ANOSFUMO DESDE DA MINHA ADOLESENCIA, MAIS COMO VICIO ACHO QUE DESDE OS 20 ANOS,HOJE FASEM EXATAMENTE 19 DIAS QUE ESTOU SEM FUMAR, ABSTINENCIA NAO TA SENDO FACIL, TEM HORA QUE ACHO QUE NAO VOU AGUENTAR, MORO SOZINHO E ISSO TORNA MAIS DIFICIL, PRECISO DE AJUDA, SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR A VENCER ESSA BATALHA TERRIVEL EU AGRADEÇO DE CORAÇAO, MEU ZAP,019 997336641, SOU DE CAMPINAS INT DE SP. ABRAÇOS A TODOS

    • Paulo,meu nome é Patrícia.
      Tb parei de fumar a poucos dias.
      Tomei a decisão de parar de fumar de um dia para o outro.
      Não é fácil,mas vale a pena.
      Vc diz que é sozinho,eu TB fico a maior parte do dia só,minha companheira agora é uma cachorrinha e me dediquei a um roby que gosto muito,(plantas). já tô quase com uma floricultura rsrsrs.
      Ache algo que te ocupe o tempo e a cabeça.
      Tenha fé sobre tudo..Deus dá forças que vc nem imagina ter.
      Se aparecer um problema e,vc sentir vontade de fumar lembre_se.
      Fumar não vai resolver o seu problema, só vai te trazer outros e bem complicados,como falta de ar,mal hálito e muitas outras coisas.
      Espero ter lhe ajudado um pouquinho.
      Forte abraço.

  19. Dicaa boas. Porém para mim que ja fui fumante. Recomendo para quem escreveu a materia que leia o livro do allen car ‘metodo facil de parar de fumar’. Certamente lhe mostrara outro lado.. o lado positivo de largar o cigarro e sem sintomas de abstinencia. Uma vez que voce nao substitui cigarro por nada pois voce nao precisa. Parei de fumar facilmente com este livro. E recpmendo para todos que fumam, ex fumantes e familiares. Para entendermos o que realmente o cigarro significa.. se alguem precisar tenho em pdf. obrigado

    • Bom dia Claudio, eu gostaria de ler o livro. Eu parei de fumar e nas saídas com amigas, acabei voltando. Triste isso.

      • Me chamo paulo fragoso.

        Tenho 26 anos, sou fumante desde os 17 anos.

        Larguei o vício faz 17 dias hj, e estou me sentindo muito melhor, porém a abstinência está me deixando louco. Agora mesmo estou sem conseguir dormir, tenho dor de cabeça constantes , é horrível, mas tô firme e forte na luta pra largar esse vício maldito que é o cigarro.
        Tomei a decisão de largar o cigarro, por conta da descoberta de uma pneumonia, daí asim que eu soube, não fumei mais.
        Que Deus me ajude nesta caminhada, pq não será fácil.
        Desejo boa sorte a todos.
        E quem quiser conversar sobre esse tema pode me chamar no zap 81988207208 .

  20. Bom dia!Eu comecei a fumar com 15anos,hoje tenho 39 anos de idade,fiz um propósito comigo mesmo que dia 01/01/2019 eu largaria definitivamente o vício do tabagismo.Meu último cigarro foi ás 04:00 da madrugada do dia primeiro de 2019 e graças á Deus estou indo muito bem,procuro me apegar mais com Deus,lêr um bom livro mudar alguns hábitos para me desvencilhar da abstinência que sei que não é fácio suportar;estou colocando metas e objetivos para que eu vença cada dia e esquecer defintivo este mau,porém estou muito feliz em estar conseguindo me abster psicológicamente e isto me motiva e me incentiva ainda a vencer o tabaco,cigarro nunca mais!