Parar de fumar

14 Dicas de Como Parar de Fumar Naturalmente

É estimado que um dos vícios mais difíceis de largar é o do cigarro. Quase todos os fumantes admitem que tentaram parar pelo menos uma vez na vida, mas não tiveram sucesso, e outros já tentaram inúmeras vezes, mas também não conseguiram ou voltaram a fumar depois de determinado tempo.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde, informa que aproximadamente 6 milhões de pessoas são vítimas do tabaco a cada ano, e contam com 600.000 mortes por conta de alguma doença relacionada ao cigarro. Há mais de 7.000 substâncias químicas, incluindo 60 agentes cancerígenos, dentro do cigarro.

Há alguns objetos como adesivo de nicotina e chicletes que são úteis para muitos fumantes que tentam parar com o vício, no entanto, para outros é necessário um empurrãozinho a mais. O que muitos não sabem é que existem muitas outras maneiras naturais que ajudam a largar o cigarro, sem ter que bombear ainda mais nicotina para sua corrente sanguínea.

Muitas formas de como parar de fumar naturalmente podem ser encontradas facilmente em sua casa, ou seja, você não precisará pagar por remédios caros, ao invés disso você poderá usar itens da sua casa para ajudar a controlar seu vício. Outro ponto positivo é que por serem naturais, você pode usar a qualquer momento sem afetar sua saúde.

Confira abaixo como parar de fumar naturalmente e vamos à luta!

1. Mude sua dieta

Algumas comidas fazem com que o gosto do cigarro seja horrível e outras destacam ainda mais o gosto. De acordo com pesquisas, café, álcool e carne vermelha ajudam a melhorar o gosto do cigarro, consequentemente ajudando ao fumante ter ainda mais vontade de fumar.

Já as frutas, legumes, sucos naturais e leite podem deixar o gosto ainda pior, ou seja, adicioná-los à sua alimentação pode te ajudar quando você estiver procurando como parar de fumar naturalmente. Além disso, vale lembrar que eles também promovem um hábito mais saudável.

Outra dica essencial é a ingestão de gengibre na sua alimentação. Ele ajuda a evitar náuseas, muitas vezes sentidas por quem para de fumar. Para ajudar a ingestão do gengibre, ela pode ser feita em comprimidos, cápsulas ou chá. Ele vai auxiliar a acalmar o estômago e evitar náuseas, consequentemente, diminuindo a vontade de voltar a fumar.

2. Coma guloseimas pouco calóricas

Em 30% dos casos, quando a vontade de fumar aperta, pode ser também uma grande vontade de comer algum tipo de doce ou carboidrato. Comer um pedaço de seu doce favorito pode ajudar a saciar a sua vontade de fumar. Mas cuidado! Claro que não é para você carregar quilos de açúcar em sua bolsa, mas um pequeno pedaço de chocolate sem muitas calorias, uma bala diet, uma jujuba sem açúcar, um chiclete sem açúcar, e outros doces sem açúcar podem ajudar quem procura como parar de fumar naturalmente.

3. Tome muita água

A nicotina é tão viciante e tão difícil de se livrar que ela é vista como uma toxina. Como a água é um desintoxicante natural, ela ajuda no processo de eliminação dessa toxina e limpa seu organismo mais do que qualquer outro líquido. Além disso, seu corpo necessita de água para neutralizar alguns efeitos nocivos do tabaco e da nicotina.

Ao largar o cigarro, o corpo se limpa sozinho, mas com a ajuda da água ele terá um impulso extra, e isso acelera o processo, fazendo com que você lute ainda mais contra seus vícios.

4. Suco de uva

Como vimos acima, a água é um excelente desintoxicante natural, mas o suco de uva também auxilia na liberação das toxinas de seu corpo, isso porque os ácidos presentes no suco são desintoxicantes naturais, ajudando a rejuvenescer o sistema do corpo e limpar as toxinas rapidamente.

5. Pratique exercícios físicos

De acordo com pesquisas feitas pela Universidade Brown, sua vontade e dedicação para largar o vício dobra quando você pratica exercícios físicos regularmente. O tipo de exercício físico deve ser relacionado com exercícios aeróbicos, que devem ser realizados pelo menos 5 vezes na semana. A atividade física deve ser rigorosa o suficiente, e bater em torno de 80% de sua frequência cardíaca máxima.

Outra dica é fazer uma luta marcial. Um estudo feito pela Universidade de Miami com fumantes durante 12 semanas comprovou que que no final do teste, 60% das pessoas que treinaram Tai Chi Chuan três vezes por semana, em torno de uma hora cada, largaram o vício.

6. Um esforço de cada vez

Pesquisas mostram que parar de fumar deve ser um esforço e uma prioridade única, pois caso haja tentativa de largar o cigarro e de fazer uma dieta restrita ao mesmo tempo, pode frustrar todos os seus esforços.

Isso ocorre porque, geralmente, muitos ganham 4-5 quilos ao tentar largar o cigarro, e essa quantia é facilmente perdida entre um e dois meses com uma dieta equilibrada e exercícios regulares. O recomendado é você focar primeiramente em largar os vícios, pois a nicotina é um hábito extremamente difícil de largar.

7. Adicione a erva de São João e Ginseng nos seus hábitos alimentares

Essa erva natural é conhecida por seu potencial antidepressivo natural, além de que ela já está na composição de alguns remédios que são prescritos para aqueles que querer parar de fumar.

Já o ginseng é uma planta medicinal que pode ajudar quem procura como parar de fumar naturalmente. Ele pode ser adicionado a sucos, cereais, aveias ou sopas, mas a melhor forma de tomar é pela manhã, pois dessa forma ele vai ajudá-lo a combater a vontade de fumar durante todo o dia. Se você sentir que a quantidade não é suficiente, aumente a ingestão de pouco em pouco.

Vale lembrar que o ginseng está presente em muitos polivitamínicos. Caso você já tome polivitamínicos, veja se ele já possui a erva em sua composição, caso sim, não precisa ingerir em outras formas.

8. Trabalhe em conjunto

Quando se trata de um vício, é garantido que obter ajuda de outros viciados pode ser de grande valia. Uma grande dica é frequentar grupos como os Narcóticos Anônimos para uma boa terapia em grupo.

Existem diversos grupos de suporte que podem ajudar no vício, mas eles não são tão divulgados. Muitos hospitais também possuem esse tipo de recurso, por isso é algo importante para considerar.

9. Busque ajuda de seu médico

Seu médico pode ajudá-lo a entender como parar de fumar naturalmente. Seja honesto sobre sua vontade e deixe-o te dar conselhos. Médicos entendem como a nicotina afeta o cérebro, e eles poderão dar-lhe algumas dicas de como vencer essa batalha contra o cigarro.

10. Utilize imagens incentivadoras

Pode parecer clichê, mas ver imagens do que o cigarro pode fazer com você pode deixá-lo motivado a largar o vício. Cole fotos assustadoras como o envelhecimento de pele ou pulmões pretos causados pelo cigarro em alguma parte de sua casa para você ver logo ao acordar.

De acordo com estudos feitos pela Escola de Saúde Pública UMDNJ, essa técnica pode ajudar a você evitar acender um cigarro.

11. Utilize a tecnologia ao seu favor

Existem mais de 40 aplicativos que podem ajudá-lo no seu vício.

Esses aplicativos dão a você um incentivo, você poderá gravar suas conquistas, acompanhar seu progresso e ainda compartilhar isso nas redes sociais. Essa é uma outra maneira que te ajuda a manter-se motivado e permite que você veja todos seus progressos.

12. Suplementos de ervas

Um jeito oriental para ajudar a parar de fumar é a ingestão de suplementos de ervas. Eles auxiliam a diminuir os desejos e sintomas da abstinência à nicotina, tais como agitação emocional e irritabilidade. Além disso, o tratamento com ervas também promete reparar tecidos que foram danificados pelo fumo.

Um dos suplementos mais comuns à base de plantas é o chá verde, que pode ser ingerido durante todo o dia ajudando no processo de desintoxicação.

13. Faça acupuntura

A acupuntura pode proporcionar um grande alívio nos sintomas causados com a retirada da nicotina, como nervosismo, agitação, irritabilidade, e ainda ajuda a reduzir seus desejos. Uma pesquisa mostra que esse tratamento natural pode ajudar a aumentar na produção de serotonina, que faz você se sentir feliz e satisfeito sem precisar do cigarro.

Muitos profissionais da área de saúde acreditam que a acupuntura é um dos melhores tratamentos para quem busca como parar de fumar naturalmente e até mesmo para outros vícios.

Antes de iniciar a acupuntura, um profissional avaliará diversos detalhes de seu vício, como a quantidade que você fuma, quantas vezes por dia, vontades que te levam a fumar etc.

Após receber um diagnóstico completo, o profissional determinará o melhor método de tratamento para te auxiliar a largar o vício.

14. Meditação

A meditação sempre é indicada para diversos casos, entre eles no combate ao cigarro. A Universidade do Wisconsin fez um estudo com fumantes de longa data e verificou que as sessões de meditação em grupo ajudaram-nos a largar o cigarro. Além disso, o sofrimento psíquico e estresse causados pela abstinência durante as primeiras semanas podem ser controladas através da meditação.

O estudo revelou que após oito sessões de meditação, 56% dos fumantes foram capazes de parar de fumar. Uma boa dica que dá para se fazer em casa é ouvir 45 minutos de CD de meditação por dia.

Siga todas as dicas corretamente

Vale lembrar que cada dica depende de cada pessoa, tente escolher a que mais encaixe com você e pratique com foco.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você compreendeu como parar de fumar naturalmente? Sabe que é capaz de fazer isso com luta e esforço? O que falta para você? Comente abaixo.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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8 comentários

  1. João Renato Fonseca

    Gostei das orientações, porém sou diabético uso insulina?
    Tenho cirrose f4, ex portador vírus C hepatite e hipertensão porta ADA e já fiz várias laqueadura!
    Quero e preciso largar de fumar, só que tenho estes problemas o que faço?
    Já fiz dezenas de tentativas e foram nem vão.
    Agradeço se puderem me ajudar
    Ps: Artigo muito bom
    HELP!

    • João vê cm seu médico se vc.pode usar champix , estou usando e muito bom, mais como estou tomando antibióticos ele cortou um pouco o efeito de champix mais hoje não fumei nenhum …

  2. ALEXANDRE SILVERIO

    FALTA TUDO SOU MUITO RUIM E NAO TENHO DETERMINAÇAO

  3. CARLOS GONÇALVES DE OLIVEIRA

    Sou dependente do cigarro, ejá me encontro com o DPOC (Doença Progressiva Obstrutiva Crônica).
    Quero e preciso parar de fumar, porém não estou encontrando meios de como parar, uma vez que
    me encontro em tratamento com remédios para os pulmões e para falta de ar.
    Tenho bronquite e asma crônica e preciso muito parar de fumar.
    Por isso venho através de vocês pedir algum auxílio ou conduta mais eficiente para que eu venha a largar esse vício que
    está dizimando com a minha vida.
    Gostaria de estar parabenizando o artigo de vocês, porém já me encontro muito debilitado sem poder estar fazendo
    esforços físicos ou outra qualquer atividade por recomendações médicas.
    Por isso venho aqui para que vocês me enviasse via Email qualquer outro tipo de ajuda.

    Grato

    Carlos Gonçalves de Oliveira

  4. Com persistência, perserverança. fé e determinação podemos superar as dificuldades e vencer a batalha contra o tabagismo. Hoje ao acordar fumei um cigarro e cerca de meia hora depois fumei outro. Depois não fumei mais. Espero que hoje seja o dia em que eu largue de vez o vício no cigarro. Eu não nasci com esse vício e não pretendo morrer com ele.

  5. Boa tarde,tem tres dia hoje que nao fumo,mais eu sou fraca.mais vou consegui.

  6. Os horários que eu mais fumo e ah noite e quando estou ao ar livre. Porquê eu não fumo dentro de casa!
    Na semana fumo de 3 ha 5 fim de semana 10….
    As vem a vontade louca até me Seguro algum tempinho mais acabo fumando.

  7. Cleide Stephan Canêdo

    Quero e principalmente preciso de ajuda

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