4 Benefícios do Broto de Alho – Receitas e Dicas

Você provavelmente já está bem familiarizado com o alho, aquele ingrediente que podemos utilizar na culinária dentro do tempero de carnes, arroz e feijão, por exemplo.

Isso sem contar o famoso pãozinho de alho que não pode faltar nos churrascos entre família e amigos, do macarrão ao alho e óleo e até mesmo da possibilidade de fazer um chá de alho.

No entanto, você conhece o broto de alho? Estamos falando de uma espécie de cabinho verde, que surge quando o alho está mais velho e pode acabar sendo descartada na lata do lixo.

Pois bem, no artigo de hoje, vamos conhecer justamente alguns benefício para a saúde que já foram atribuídos ao broto de alho que você não deve desperdiçar.

4 benefícios do broto de alho

1. Aumento do potencial antioxidante do alho

De acordo com cientistas coreanos, em uma publicação feita no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Alimentar e de Agricultura, tradução livre), a germinação do alho, ou seja, o surgimento de brotos verdes nos alhos mais velhos, pode melhorar o potencial antioxidante do alimento.

Para os pesquisadores, quando os brotos verdes aparecem nos dentes de alhos velhos, pode ocorrer o mesmo que acontece quando mudas crescem em plantas verdes: a produção de muitos compostos novos, incluindo os que protegem as plantas da ação de micro-organismos causadores de doenças, chamados de patógenos.

Ainda segundo os cientistas coreanos, o broto de alho apresenta uma atividade antioxidante mais elevada do que o alho fresco e mais jovem.

De acordo com a Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), um detalhe importante a respeito dos apontamentos feitos pelos pesquisadores coreanos é que eles estudaram alhos com cinco dias de germinação.

Uma matéria também falou a respeito dessa pesquisa da Coréia do Sul e informou que o estudo não é considerado conclusivo, apesar de sugerir que pode ser uma boa ideia utilizar o alho com broto na culinária.

Além disso, observe que a pesquisa foi realizada com o alho com broto e não somente os brotos de alho.

2. Possível proteção contra danos celulares

Ainda conforme o trabalho dos pesquisadores coreanos, em laboratório, extratos removidos do alho brotado protegeram células contra alguns tipos de dano.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes são conhecidos como substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres. Por sua vez, os radicais livres são conhecidos como compostos prejudiciais ao organismo, que danificam o nosso DNA, informou a instituição.

A Genetics Home Reference (Centro de Referência em Genética, tradução livre) da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos explica que a sigla DNA se refere ao material hereditário dos seres humanos e da maioria de todos os outros organismos que fica, em grande parte, localizada no núcleo celular.

3. Possível auxílio à saúde do coração

Uma matéria publicada também falou a respeito das descobertas dos pesquisadores coreanos, divulgadas no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Alimentar e de Agricultura, tradução livre), e apresentou os antioxidantes dos brotos verdes do alho como saudáveis para o coração.

A reportagem que apresentou o estudo coreano também informou que os pesquisadores concluíram que o aparecimento do broto de alho pode resultar em um efeito antioxidante saudável para o coração mais elevado do que o alho fresco.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, os radicais livres que têm parte dos seus efeitos bloqueados pelos antioxidantes são conhecidos por poderem contribuir com o desenvolvimento de problemas de saúde como a doença no coração.

4. Sustentabilidade

A possibilidade de aproveitar o alho mais velho na culinária no lugar de jogar o alimento fora na lata do lixo agrega em relação ao fator sustentabilidade, permitindo o aproveitamento de um ingrediente que poderia ter sido descartado.

Será que o broto de alho é seguro?

Em artigo publicado, a nutricionista e mestra em ciências gastronômicas Sheela Fiorenzo afirmou que os brotos de alho são seguros para o consumo, ainda que tenham a tendência de ter um gosto um pouco mais amargo, principalmente quanto utilizados crus.

Entretanto, lembre-se de que este artigo serve apenas para informar e jamais pode substituir uma opinião médica, portanto, consulte um médico para ter certeza de quais brotos são seguros para a ingestão e quais não devem ser consumidos.

Receitas com broto de alho

1. Omelete com broto de alho

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 1 punhado de brotos de alho picadinhos;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal.

Modo de preparo:

Em uma tigela, quebrar os ovos e adicionar os brotos de alho, o sal e a água. Em seguida, bater até que as claras e as gemas dos ovos estejam bem misturadas; Colocar o óleo em uma frigideira antiaderente e levar ao fogo médio para aquecer. Na sequência, adicionar a mistura do ovo e dar uma boa rodada;

Virar a omelete quando o lado de cima começar a dourar e cozinhar até que o lado oposto esteja pronto. Então, basta servir-se.

2. Carne refogada com broto de alho

Ingredientes:

  • 200 g de carne bovina;
  • 1 monte de broto de alho picadinho em pedacinhos de 3 cm;
  • 1 colher de sopa de molho de soja;
  • 2 colheres de sopa de fécula de batata;
  • 1 colher de sopa de molho de ostra;
  • 2 colheres de sopa de saquê;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher de sopa de óleo.

Modo de preparo:

Fatiar o bife em tirinhas e marinar a carne com o molho de soja; Polvilhar a fécula de batata na carne e misturar bem com as mãos, massageando o tempero na carne. Separadamente, misturar o molho de ostra, o saquê e o açúcar para fazer outro molhinho.

Adicionar o óleo em uma frigideira e levar ao fogo alto para aquecer. Na sequência, adicionar a carne bovina e refogar até a maior parte da superfície do bife ter a sua coloração modificada.

Acrescentar o broto de alho e continuar refogando. Quando tudo estiver cozido, adicionar o molhinho feito com o molho de ostra, o saquê e o açúcar em uma quantidade do seu gosto e refogar rapidamente enquanto o líquido evapora. Depois, desligar o fogo e servir a carne refogada com broto de alho ainda quente.

Referências Adicionais:

Você já conhecia esse 4 benefícios do broto de alho? Pretende incluí-lo agora na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário