4 Razões Para Você Comer Mais Alho

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O alho é um superalimento potente que pode adicionar um pouco de “glamour” a praticamente qualquer prato. Mas você sabia que ele é também um dos mais poderosos remédios naturais que podemos fornecer ao nosso organismo?

Há centenas de anos, o alho tem sido utilizado medicinalmente para afastar infecção, inflamação e até mesmo câncer! Hoje, a ciência está confirmando esta lista aparentemente interminável de benefícios que o alho promove.

Cozinha suas refeições utilizando o algo pode melhorar significativamente a sua saúde, mas nada pode se comparar ao alho cru. O calor ao qual o alho é submetido durante o preparo de refeições diversas pode reduzir algumas das suas propriedades curativas, mas deixá-lo repousar durante cerca de 10 minutos após o esmagamento pode preservar alguns componentes, mesmo quando é submetido ao calor.

O maior segredo entre os benefícios do alho encontram-se no composto chamado alicina. Vamos discutir a partir de agora 4 razões pelas quais você deveria comer mais alho no seu dia a dia.

1. Melhora o seu sistema imunológico

O alho é repleto de antioxidantes. Devido a isso, é um impulso maravilhoso para o seu sistema imunológico, especialmente se você fica doente muitas vezes.

Alguma das primeiras evidências documentadas sobre as propriedades medicinais do alho foi a poderosa capacidade deste para evitar e tratar o resfriado comum. Em 2001, um estudo de 12 semanas foi feito durante a temporada de gripes e resfriados sobre os benefícios do alho. No final do estudo, os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram um suplemento de alho por dia tinham menos probabilidade de pegar um resfriado. Quando ficavam doentes, a doença era geralmente mais curta e menos grave do que para aqueles que não tomavam o suplemento.

Quando você ficar doente, tente cortar 1-2 dentes de alho e misturá-los com uma colher de sopa de azeite extra-virgem antes de ingeri-los. O azeite ajuda a absorver um pouco do sabor forte, e também faz com que seja mais fácil de engolir.

2. Saúde cardiovascular

Com a saúde cardiovascular sendo um dos pontos mais altos de preocupação mundo afora atualmente, milhões de pessoas estão tentando desesperadamente encontrar maneiras de reduzir sua pressão arterial. O alho é um afinador do sangue extremamente poderoso, que pode reduzir a pressão arterial tão eficazmente quanto alguns medicamentos.

Os cientistas mal foram capazes de compreender a complexidade deste incrível alimento, mas dezenas de estudos médicos descobriram que comer alho diariamente pode reduzir o colesterol em cerca de 10%. Esta redução é tão substancial que ele pode diminuir seu risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

3. Reduz o risco de demência

Pouco se entende sobre a demência, e por isso ela é um medo que assola a comunidade de saúde. Uma das principais causas de morte do mundo atualmente, a doença de Alzheimer (o tipo mais comum de demência) está no topo da lista de doenças para os profissionais médicos. Infelizmente, não existem medicamentos atualmente conhecidos para retardar ou parar a progressão da demência; portanto, simplesmente trata-se os sintomas.

Os cientistas descobriram recentemente que os níveis elevados de colesterol e más condições da saúde do coração aumentam o risco de demência. Já que o alho reduz os níveis de colesterol, o risco de demência é, também, consequentemente reduzido.

Mas isso não é tudo. Um componente do alho, conhecido como FruArg, tem sido relacionado à proteção do cérebro da demência relacionada a idade e inflamação. Uma maneira fácil de incluir o alho cru em sua dieta é adicioná-lo em diferentes molhos e coberturas, que irão ajudar a encobrir o sabor forte.

4. Mata as bactérias que causam intoxicação alimentar

Quem já teve intoxicação alimentar sabe exatamente quão terrível essa doença é. A intoxicação alimentar pode deixar uma pessoa presa no banheiro por dias. Muitas pessoas com intoxicação alimentar, muitas vezes consultam-se com o médico para uma prescrição, mas novos estudos estão mostrando que o alho pode ser o melhor remédio.

Campylobacter, as bactérias mais comuns a causarem doenças de origem alimentar, são praticamente destruídos por um composto no alho conhecido como sulfureto de dialilo. Os pesquisadores descobriram que este composto é significativamente melhor para matar essa bactéria do que antibióticos. Esta bactéria é muito difícil de matar por conta do chamado biofilme que a rodeia, que lhe confere uma superfície viscosa, ajudando-a a se espalhar facilmente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir bastante alho em seu dia a dia durante as refeições? Já conhecia estes importantes benefícios do alimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário