Dieta na Mídia

5 Alimentos que Aumentam a Testosterona

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A capacidade de construir músculos, queimar gordura e até mesmo de ter uma vida sexual satisfatória são todos os fatores que são afetados pelo hormônio testosterona na vida de um homem. Infelizmente, os níveis de testosterona começam a declinar a uma taxa estável após os 30 anos de idade.

E pior, parece que não importa quantos anos você tenha, os homens de todas as idades estão experimentando níveis de testosterona muito mais baixos do que os seus pais, e ainda mais baixos do que os avós. Por quê? Fatores como estresse, falta de exercício, toxinas do meio ambiente e ingestão excessiva de escolhas alimentares pobres são os grandes culpados da baixa testosterona na geração atual.

Pelo lado positivo, fazer algumas mudanças na sua alimentação pode ter um efeito significativo e positivo na sua testosterona – para não mencionar seus níveis de energia, a sua capacidade de queimar gordura e construir músculos. Aqui estão 5 alimentos que aumentam a testosterona para adicionar ao seu plano de nutrição daqui em diante e começar a corrigir estes erros.

1. Carne vermelha magra

Não é nenhuma surpresa que a carne vermelha magra esteja no topo desta lista. Cortes magros de carne fornecem proteínas, vitaminas, minerais e até mesmo creatina ao seu organismo. Mas a carne vermelha é também carregada de gordura saturada.

Embora você possa pensar que toda a gordura saturada é ruim, não é verdade. A gordura saturada é uma fonte de colesterol, que é a molécula base necessária para construir a testosterona. No corpo, o colesterol é convertido em testosterona, sendo assim um equilíbrio entre as gorduras saturadas e insaturadas na dieta é importante.

continua depois da publicidade

2. Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, como couve, couve de bruxelas, brócolis e couve-flor devem ser incluídos em sua dieta, pois são importantes alimentos que aumentam a testosterona. Estes vegetais trazem compostos que combatem o estrogênio chamados di-indol metano, ou DIM, que se ligam a um excesso de estrogênio e, subsequentemente, ajudam a excluí-lo do corpo.

O DIM também bloqueia a produção da enzima aromatase, que pode reduzir a testosterona a sua forma inútil, DHT (dihidrotestosterona). Você pode não ser um fã de comida vegetariana, mas aumentar a sua ingestão destes alimentos pode ser crucial para aumentar sua testosterona! Faça uma salada gostosa com repolho ou adicione um pouco de couve fresca a sua omelete pela manhã.

3. Ovos

Ovos inteiros são fonte de colesterol, que como informado acima é um precursor para a produção de testosterona. Ovos inteiros são também fonte de vitamina D, que pode auxiliar a produção de testosterona.

Em um estudo em que um grupo de indivíduos tomou vitamina D e outro um placebo durante um ano, aqueles que tomaram a vitamina D aumentaram significativamente os níveis de testosterona livre em comparação com nenhuma alteração no grupo que não o fez.

continua depois da publicidade

Os ovos também são uma rica fonte de antioxidantes que podem ajudar na recuperação e são considerados uma das fontes de proteínas de mais alta qualidade, uma vez que fornecem todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento muscular. Um ovo inteiro fornece 187 mg de colesterol e 11% de seu valor diário de vitamina D.

4. Atum

Atum fresco é rico em gorduras boas, incluindo o ômega-3, e é uma rica fonte de proteína de alta qualidade. Uma porção de 85 g de atum fornece 25 gramas de proteína e 3,3 gramas de gordura poli-insaturada. Uma dieta rica neste tipo de gordura mostrou-se eficiente para aumentar dos níveis de testosterona livre, bem como reduzir a gordura abdominal em homens, se comparada a dietas que eram mais baixzs em gordura do mesmo valor calórico.

Os ácidos graxos ômega-3 também pode ajudar a combater os efeitos catabólicos do cortisol. Quando cortisol tem níveis altos, a produção de testosterona é baixa. Em um estudo, três semanas de suplementação com ácidos graxos ômega-3 diminuíram os níveis de cortisol vindo da estimulação do estresse. Tanto o atum fresco quanto o enlatado são boas opções de alimentos que aumentam a testosterona.

5. Sementes de abóbora

Em vez de sempre recorrer a um punhado de amêndoas em seus lanches, experimente sementes de abóbora em seu lugar. As sementes de abóbora são ricas em gorduras saturadas, bem como zinco, magnésio e o aminoácido anabólico leucina.

Uma porção de 28 gramas de sementes de abóbora fornece 6 gramas de gordura, 5 gramas de fibra, 5 gramas de proteína, 19% de seu valor diário de zinco e 18% do seu valor diário de magnésio. O zinco é um fator importante envolvido na produção de enzimas envolvidas na produção de testosterona, ao passo que o magnésio é necessário para a contração muscular. Tente tostá-las no forno, jogá-las em uma salada ou comê-las crus.

continua depois da publicidade

Vídeos relacionados:

Aproveite para assistir aos vídeos em que mostramos alimentos e frutas que aumentam a testosterona naturalmente! Inscreva-se em nosso canal com um simples clique no botão abaixo e veja muito mais:

Gostou das dicas?

Você acredita que precisa aumentar a ingestão destes alimentos que aumentam a testosterona? Quais deles são seus preferidos? Comente abaixo!

4.2 de 5 (64 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Boa tarde doutora tomar vitamina de abacate com leite e banana e bom pra testosterona??? Obrigado

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá, consumo óleo de linhaça dourada, a dez anos, não me lembro de quanto tempo não vou ao médico.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Dra. Patricia Leite, você é ótima. Gostei muito de suas explicações. Está de parabéns por seu conhecimento científico tão amplo e por disponibilizar-nos estas orientações tão importantes.

    Muito obrigado.
    Roberto Biagini.
    http://www.iasdemfoco.net

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • E eu jogando semente de abóbora fora, é bom saber dessa ínguaria, obrigado , Marcos Waldes

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Pode até aumentar, mas isso vai ser tão ínfimo que vai haver pouca diferença na contagem do hormônio. Meus caros, não existe milagres.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde,
    A questão é:
    Tribulus terrestre como consumir as folhas frescas?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • O meu alimento preferido é a couve, na sopa de legumes.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ola Dra.Patricia Leite gostaria de saber o Tribulus terrestris pode ser tomados em ´pó tambem e qual a quantidade, por gentileza. Creio eu q diante do fato exposto pela absorção da proteína ser melhor. Agradeço antecidamente pela suas breves respostas, meu muito obrigado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite