5 Alimentos Ricos em Fenilalanina

Especialista:
atualizado em 05/07/2020

A fenilalanina é um aminoácido usado para produzir proteínas e substâncias químicas do cérebro, incluindo dopamina, adrenalina e hormônios da tireoide. O corpo humano não é capaz de fabricar fenilalanina, por isso deve ser obtido através da alimentação. A maioria dos alimentos ricos em fenilalanina são aqueles que contêm proteínas, além do adoçante artificial, bem como outros alimentos. A dosagem recomendada diária é de cerca de 1.000 mg para um adulto.

Algumas pessoas raramente podem ter um distúrbio metabólico chamado fenilcetonúria, quando o corpo não consegue metabolizar a fenilalanina e pode levar ao retardo mental irreversível. Exclusivamente, essas pessoas devem evitar consumir alimentos ricos em fenilalanina a qualquer custo. Porém, a maioria das pessoas pode ingeri-los sem medo e desfrutar dos benefícios para a saúde. Acompanhe a lista de alimentos ricos em fenilalanina para inserir na sua dieta diária.

Efeitos da fenilalanina

A fenilalanina é um composto que ajuda a emagrecer, pois atua no cérebro reduzindo a sensação de fome no organismo. Ajuda também a melhorar o humor, pois confere mais energia e atua como analgésico.

A fenilalanina está diretamente associada à produção de adrenalina e tirosina, por isso a associação com o bem estar. Além disso, pode contribuir para melhorar a concentração e foco, aprimorando o aprendizado. A fenilalanina ainda serve para compor a célula do corpo humano e é um tecido essencial dos tecidos corporais. É considerada essencial, pois o organismo não consegue sintetizá-la e deve ser obtida com a alimentação.

Alimentos Ricos em Fenilalanina

  1. Carnes e peixes: A maioria dos peixes são alimentos ricos em fenilalanina, em alguns casos, podendo chegar a 100 gramas do aminoácido, valor recomendado para o dia inteiro. Os peixeis mais indicados são o bacalhau, caranguejo, lagostas, mexilhões, ostras, atum, salmão e sardinha. A carne, sendo um alimento de alta proteína, também é rica em fenilalanina e, em muitos casos, pode conter mais fenilalanina por porção do que os peixes. As carnes mais ricas no aminoácidos são o bacon, carne de vaca, peito de peru, fígado e frango. Essas opções possuem 1 grama de fenilalanina a cada 85 gramas. Alguns frutos do mar como moluscos também são boas fontes de fenilalanina e fornecem quantidades parecidas com as dos peixes.
  2. Ovos e laticínios: Muitos produtos lácteos são alimentos ricos em fenilalanina. Queijo e leite, em especial, contêm mais de 100 gramas por porção. Creme de leite e cream cheese, que são mais elevados em gordura e baixos em proteínas, contêm quantidades menores, mas ainda assim acima de 100 mg. Um ovo contém mais de 500 mg de fenilalanina. O queijo cottage seco contém 2.300 mg de fenilalanina por xícara e a versão pastosa contém 1647 mg por copo.
  3. Grãos e nozes: A maioria das nozes são ricas em proteínas, o que fornece uma quantidade significativa de fenilalanina. Cinco nozes contêm 540 mg do aminoácido, 10 amêndoas contém 980 mg, 30 amendoins torrados contém 1.400 mg. A manteiga de amendoim contém mais de 1.000 mg em 28 gramas. O feijão, grão de bico e lentilhas contêm cerca de 400 mg de fenilalanina por porção. Produtos de soja, incluindo proteína isolada de soja, farinha de soja e tofu, também são boas fontes do aminoácido, contendo 2000 mg a cada 100 gramas e podem ser inseridas na dieta.
    Grãos e outros hidratos de carbono normalmente não contêm grandes quantidades de proteína e são muitas vezes bastante baixos em fenilalanina. As exceções a essa regra são os pães e outros grãos que são feitos com amido reduzido. Lentilhas secas integrais são alimentos ricos em fenilalanina excelente para os veganos e podem fornecer em torno de 2500 mg do aminoácido por xícara.
  4. Aspartame: O adoçante artificial aspartame é encontrado em mais de seis mil produtos, incluindo refrigerantes, goma de mascar, iogurte, gelatina e outros produtos, além de alguns remédios. O aspartame é rico em fenilalanina. Por conseguinte, um pacote de 36 mg contém 18 mg de fenilalanina. Um refrigerante sem açúcar tem o equivalente a 90 mg de fenilalanina, portanto pode ser boa opção para consumo, além de ser mais saudável do que o açúcar branco refinado.
  5. Cacau: Cacau é a base do chocolate em pó. O pó de cacau que é usado para fazer chocolate quente ou bebidas com sabor de chocolate têm fenilalanina em quantidade moderada. O cacau em pó contém mais de sete vezes mais fenilalanina por grama em comparação com a ingestão de bebidas com sabor de chocolate.

Você consome com a frequência correta estes alimentos ricos em fenilalanina? Quais deles deve aumentar o consumo no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

3 comentários em “5 Alimentos Ricos em Fenilalanina”

  1. TODA VERDURA ESCURA É EXCELENTE FONTE DE TUDO DE BOM PARA TODO ANIMAL BÍPEDE, QUADRÚPEDE, ONÍVORO, OVÍPARO, ETC…,
    USE E ABUSE!

  2. a soja deve ser rica em TIRAMINA que e ruim para o nosso organismo !! eu tomava o soja e me deu arritinia !! devemos tomar cuidado para engerir mais fenilalanina e nao Tiramina !!!!!!

  3. A humanidade deve estar bem confusa, acho melhor é não comer nada, uns alimentos tem tiramina que é ruim os mesmos tem fenilalanina que é bom, aí fica a dúvida comer ou não comer, em tempo água pode beber? ou ficar com sede pode aumentar a quantidade de tiramina, por favor senhores nutrólogos e nutricionistas esclarece melhor essa coisa, eu já não sei o que comer? na dúvida só comer quando não suportar mais a fome.
    Abraços