5 Benefícios da Folha de Abóbora – Para Que Serve, Chá, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Você certamente conhece a abóbora e já a consome por meio de receitas refogadas, assadas, sopas, caldos, purês, entre outras. Mas e quanto a folha de abóbora? O que você sabe a respeito dela?

Vamos conhecer alguns benefícios da folha de abóbora, além de aprender a fazer algumas receitas que levam o ingrediente. Antes disso, confira também os benefícios da abóbora em si e algumas receitas low carb com abóbora.

Para que serve – 5 benefícios da folha de abóbora

1. Propriedades da folha de abóbora

Conforme o artigo científico “Folha de abóbora (Curcubitam moschata): Caracterização físico-química, conteúdo mineral e propriedades reológicas para fins de panificação”, de autoria de Piekarski FVBWI e Waszczynskyj NII, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em uma porção de 100 g de folha de abóbora fresca é possível encontrar doses de carboidratos, fibras, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco.

2. Queimaduras, inflamações ou dores de ouvido

As folhas de abóbora podem ser utilizadas no preparo de um cataplasma em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido.

Segundo o dicionário, um cataplasma é um “preparado de plantas medicinais, aplicado sobre um machucado ou parte do corpo dolorida, usado entre dois panos, folhas ou com diversos materiais apropriados, para fins terapêuticos, geralmente para curar uma infecção ou cicatrizar uma ferida.

Entretanto, não podemos deixar de destacar que não encontramos explicações de como o cataplasma de folhas de abóbora pode auxiliar em relação às queimaduras, inflamações e dores de ouvido e nem informações a respeito de estudos científicos ou falas de especialistas que pudessem confirmar que as folhas realmente possuem propriedades capazes de auxiliar em relação a essas condições.

Portanto, antes de utilizar as folhas de abóbora em um cataplasma para lidar com queimaduras, inflamações ou dores de ouvido, você precisa consultar um médico.

3. Fonte de fibras

Já vimos acima que o artigo científico sobre a folha de abóbora apontou que ela serve como fonte de fibras. Isso pode ser uma boa notícia para quem busca perder peso, já que as fibras são conhecidas por auxiliarem em relação à saciedade do organismo.

De acordo com informações dos portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de uma série de comidas e bebidas, uma porção de 50 g de folhas de abóbora cozidas contém 1,35 g de fibras.

Isso quer dizer que a folha de abóbora emagrece? Não necessariamente, apenas significa que ela pode contribuir, ao lado de outros alimentos, com o fornecimento de um nutriente que pode auxiliar um processo de perda de peso.

Além de incluir alimentos com fibras na dieta, quem deseja emagrecer precisa certificar-se de que toda a sua alimentação seja controlada, equilibrada, nutritiva e saudável.

Para isso, vale a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista que saberá indicar um método apropriado, que ajude a atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

4. Verrugas

Algumas pessoas afirmam que aplicar as seivas de folha de abóbora no local onde se encontra uma verruga pode ajudar a fazer com que ela desapareça.

Entretanto, como não encontramos explicação de por qual mecanismo as folhas de abóbora podem auxiliar neste sentido e nem declarações de especialistas ou informações a respeito de pesquisas científicas para embasar o uso da seiva da folha de abóbora para verrugas, é fundamental que você consulte o médico antes de utilizar o ingrediente para essa finalidade.

Até porque o tratamento mais eficaz para a remoção de verrugas é a chamada crioterapia, um método que permite o congelamento da verruga por meio do nitrogênio líquido para fazer com que ela caia em uma semana.

Outros métodos que podem ser utilizados para tratar uma verruga são a remoção por meio de corte ou queimada, cirurgia a laser, o uso de remédios ou a utilização de cremes esfoliantes.

Estes tratamentos devem ser realizados em consultório por um dermatologista, pois a remoção de verrugas sem orientação médica não é recomendada, uma vez que pode não se tratar de uma verruga, mas sim de outro problema de pele mais grave, acabando o tratamento por agravar a situação.

5. Sustentabilidade e combate ao desperdício

Em um mundo em que tanto se consome e tanto se descarta, prejudicando assim o meio ambiente, vale a pena conhecer estratégias de sustentabilidade para aproveitar os alimentos ao máximo, evitando assim o desperdício e o consumismo desenfreado, não é mesmo?

Pois saiba que segundo a publicação “Banco de Alimentos e Colheita Urbana – Receitas de Aproveitamento Integral dos Alimentos”, da Mesa Brasil SESC – Segurança Alimentar e Nutricional, as folhas de abóbora entram no grupo de alimentos que podem ser aproveitados integralmente.

Receitas com folha de abóbora

Confira agora algumas receitas com folha de abóbora que você pode aproveitar para incluir esse ingrediente na sua rotina de dieta.

1. Receita de chá de folha de abóbora

Ingredientes:

  • 200 ml de água filtrada;
  • 10 g de folhas frescas de jerimum bem lavadas.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver. Após, desligar o fogo; Adicionar as folhas frescas de jerimum, tampar e deixar descansar ao longo de 10 minutos. Então, servir-se imediatamente.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. O chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá de folha de abóbora sejam de boa qualidade, de boa procedência, estejam bem limpinhas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Recomendamos deixar as folhas de abóbora de molho na água durante aproximadamente 10 minutos, para que elas fiquem bem limpinhas, certificando-se de que não há nenhum bichinho ou sujeira nelas, e, depois, lavar bem as folhas.

2. Receita de farofa de folha de abóbora

Ingredientes:

  • Folhas de abóbora orgânicas;
  • Água;
  • 3 ou mais dentes de alho;
  • Farinha de mandioca;
  • Azeite ou óleo vegetal ou margarina vegetal – apenas um pouquinho para dourar o alho;
  • Uma pitada de sal.

Modo de preparo:

Deixar as folhas de abóbora orgânicas de molho na água durante aproximadamente 10 minutos – isso serve para que elas fiquem bem limpinhas. Certificar-se de que não há nenhum bichinho ou sujeira nelas; Então, lavar bem as folhas e enrolá-las no formato de um charuto. Após, picar em pedacinhos pequenos.

Picar o alho e dourar na panela em um fio de azeite ou um fio de óleo ou uma colher de margarina vegeta. Depois, acrescentar as folhas picadas de abóbora orgânica e deixar murchar; Em seguida, adicionar a farinha de mandioca aos poucos e ir mexendo em fogo baixo até achar que está bom. Desligar o fogo, finalizar com o sal e servir.

Cuidados

Não utilize a folha de abóbora no lugar de qualquer tratamento recomendado pelo médico, pois isso pode prejudicar seriamente a sua saúde. Só use o ingrediente para auxiliar (não substituir) qualquer tratamento depois que consultar o médico.

Essa recomendação deve ser seguida por todas as pessoas, especialmente por quem tem a saúde sensibilizada como mulheres que estejam grávidas ou no período do aleitamento, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.

Também é necessário consultar o médico para saber se não faz mal usar a folha de abóbora ao mesmo tempo em que algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que você já faça uso.

O que você achou dos benefícios da folha de abóbora? Pretende incorporar esse ingrediente no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “5 Benefícios da Folha de Abóbora – Para Que Serve, Chá, Receitas e Dicas”