5 benefícios da Folha de Algodão – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 09/04/2021

Você sabe quais são os benefícios da folha de algodão (Gossypium Herbaceum)? Nesse artigo vamos mostrar como usá-la e suas propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar do algodão ser a principal matéria prima produzida pelo algodoeiro (produção de tecidos, cuidados de higiêne e beleza, curativos, etc), também é possível aproveitar as suas folhas e se beneficiar com isso.

Desse modo, neste artigo você vai descobrir quais são os principais benefícios da folha de algodao e como usar no dia a dia.

Benefícios da folha de algodão – Medicina Ayurveda

A medicina popular reconhece há muitos anos os benefícios da folha de algodão, entretanto, a maioria desses benefícios ainda não foram comprovados cientificamente.

Assim sendo, de acordo com a Medicina Ayurveda, que é o mais antigo sistema de saúde do mundo, as folhas de algodão possuem inúmeros benefícios, como:

  • Propriedades antidisentéricas (contra a disenteria);
  • Propriedades antirreumáticas;
  • Propriedades antibacterianas;
  • Propriedades hemostáticas (anti-hemorrágicas);
  • Picada de escorpião;
  • Inchaço nas pernas.

De acordo com a terapia indiana, moer bem as folhas de algodão juntamente com sementes de mostarda resulta em um remédio natural usado para aplicar após uma picada de escorpião a fim de auxiliar no tratamento.

Porém, atenção: caso você ou alguém que você conhece seja mordido pelo animal, não deixe de correr para o hospital para garantir que o tratamento completo e mais apropriado seja recebido.

Nesse mesmo sentido, outra receita oriunda dessa medicina milenar consiste em moer as folhas de algodão, extrair o seu suco e aplicá-lo na perna inchada para ajudar a diminuir o inchaço.

Entretanto, casos as suas pernas inchem, especialmente sem motivo aparente, é importante procurar um médico para saber o que pode ter ocasionado o problema e como deve ser o tratamento.

Além disso, é importante ressaltar que este artigo tem apenas o objetivo de informar. Portanto, não substitui de maneira alguma a orientação médica, que deve ser sempre consultada antes de utilizar a folha de algodão para qualquer fim medicinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros potenciais benefícios da folha de algodão 

folha de algodão

Apesar de existirem poucos estudos científicos direcionados aos possíveis benefícios da folha de algodão, os resultados publicados até o momento são promissores.

Desse modo, pesquisadores do mundo todo acreditam que o algodoeiro é uma planta de grande potencial medicinal, devido principalmente as propriedades farmacológicas da folha de algodão que têm sido exploradas:

1. Efeito diurético

Apesar de ainda não existirem estudos epidemiológicos que comprovem as propriedades diuréticas da folha de algodão (que estimulam a eliminação de urina) e que favorecem a digestão, estudos realizados em ratos comprovaram tal benefício.

Dessa forma, diante dos resultados promissores, os próximos passos seriam avaliar tal benefício em humanos, o que possivelmente irá acontecer nos próximos anos.

2. Prevenção de diabetes tipo 2

Em estudo publicado na University Journal of Basic and Applied Sciences, pesquisadores demonstraram que extratos de folha de algodão inibiram a atividade de enzimas diretamente ligadas com o desenvovlimento de diabetes tipo 2.

Nesse sentido, os autores relatam que a folha de algodão possui grande potencial no tratamento ou prevenção da doença. No entanto, é necessário a realização de estudos epidemiológicos para confirmação dos resultados.

3. Cicatrização de feridas

Um estudo realizado em ratos publicado na Central European Journal of Experimental Biology demonstrou que a folha de algodão apresentou eficácia semelhante na cicatrização de feridas quando comparado a uma pomada anti-séptica.

Nesse sentido, pesquisadores também compararam extratos de folhas de algodão com a pomada dexametasona, a qual possui efeito cicatrizante lento em pessoas diabéticas e imunossuprimidas.

  Continua Depois da Publicidade  

Desse modo, os resultados demonstraram que os grupos que fizeram uso das folha de algodão, tanto sozinha quanto combinada com a pomada, tiveram um processo de cicatrização mais rápido.

No entanto, mais estudos precisam ser realizados para que a sua eficácia seja comprovada também em humanos, assim como estudos em relação a sua toxicidade.

4. Potencial anticonvulsivo

Estudos também apontam a utilização da folha de algodão como potencial anticonvulsivo. Inclusive, quando comparado a outros tratamentos convencionais, como por exemplo o uso de diazepan, o extrato de folha de algodão foi ainda mais potente, dependendo da dose.

Porém, mais estudos precisam ser realizados para que tais efeitos sejam confirmados. Além disso, os resultados são referentes a estudos iniciais, os quais são conduzidos em ratos.

5. Pode retardar o desenvolvimento de Alzheimer

De acordo com pesquisadores, pessoas que apresentam comprometimento cognitivo leve associado ao envelhecimento têm maiores chances de desenvolver a doença de Alzheimer.

Nesse sentido, o estudo que foi realizado em ratos, demonstrou que extratos de folha de algodão apresentaram potencial para ser utilizadas em tratamentos que retardem o desenvolvimento de Alzheimer.

Entretanto, é importante ressaltar que estes cinco potenciais benefícios da folha de algodão citados acima ainda estão em sua fase inicial de testes.

Portanto, apesar dos resultados até o momento serem positivos indicando que há uma grande probabilidade da folha de algodão ser de fato eficiente, ainda é necessário a realização de muitos estudos, principalmente estudos epidemiológicos.

Até o momento, os benefícios da folha de algodão são muito explorados na medicina popular, principalmente na Índia, segundo os princípios da Medicina Ayurveda. Porém, os estudos científicos são recentes e ainda não são capazes de comprovar a sua eficácia.

Desse modo, é importante lembrar que mesmo se tratando de um produto natural é importante ter cuidado, pois dependendo da quantidade e da frequência de consumo pode haver casos de toxicidade.

Como utilizar a folha de algodão?

chá de folha de algodão

Receita de chá de folha de algodão

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de folha de algodão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Juntar as folhas de algodão com a água dentro de uma panela;
  2. Levar ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos;
  3. Coar, esperar amornar e servir-se imediatamente.

Importante: Consumir no máximo três vezes ao dia.

O ideal é tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar comprometa os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Além disso, é necessário certificar-se de que os ingredientes que você vai utilizar para preparar o seu chá sejam:

  • de boa qualidade;
  • de boa procedência;
  • orgânicos;
  • estejam bem higienizados;
  • e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o algodoeiro

Antes de utilizar a folha de algodão para qualquer finalidade que seja, é fundamental consultar um médico para saber se você pode consumir e qual dosagem é seguro consumir.

Desse modo, é importante que todos que pensam em consumir a folha de algodão tenham esse cuidado, especialmente as crianças, adolescentes, idosos, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas diagnosticadas com alguma doença.

Da mesma forma, caso você sinta qualquer tipo de efeito colateral ao consumir um chá de folha de algodão, procure imediatamente ajuda médica.

Além disso, se estiver utilizando algum tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal, converse com o médico para saber se a substância em questão não pode interagir com a folha de algodão.

Você já tinha ouvido falar de benefícios da folha de algodão como esses listados acima? Já experimentou o chá das folhas da planta? Comente abaixo!

Fontes e referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (144 votos, média 3,75)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

89 comentários em “5 benefícios da Folha de Algodão – Para que serve e propriedades”

  1. cristinadamasio35@gmail.com

    Já fiz 10 anos ,tive um problema de corrimento , minha mãe me indicou para eu tomar o chá da folha do algodão dezendo que limparia meu útero ,mas afirmou que haveria um risco bem maior de engravidar , não dei muita importância para seu alerta e fiz o uso do chá, após um mês mais ou menos do uso, já não tinha mais corrimento e para minha surpresa ! de fato fiquei grávida, hoje minha filha tem 10 anos , e detalhe já fazia 9 anos que não engravidava detalhe ,eu não tomava nenhum tipo de contraceptivo regularmente , na verdade achava até que não engravidaria mais .Isso aconteceu com migo: Dezani Cristina Damasio .

    Responder
  2. Minha cadela teve os filhotes e ficou um morto na barrira, sem conseguir nascer. Isto já estava com mais de um dia, a cadelinha sofrendo. Minha mãe mandou eu dar sumo de algodão. Fiz um sumo, muito rápido e dei para a cadela. Enquanto fui à geladeira beber água, o filhote morto nasceu.

    Responder
  3. Minha cadela teve os filhotes e ficou um morto na barrira, sem conseguir nascer. Isto já estava com mais de um dia, a cadelinha sofrendo. Minha mãe mandou eu dar sumo de algodão. Fiz um sumo, muito rápido e dei para a cadela. Enquanto fui à geladeira beber água, o filhote morto nasceu

    Responder
  4. Primeira vez que fiz o chá, coloquei bastante folhas(aproximadamente meio pote de sorvete ) em 1 litro de água .. isso me fará mal ?

    Responder
  5. Sim realmente a folha de algodão e boa p o útero já uso um bom tempo e pude ver melhorias em relação ao fluxo mestrual

    Responder
  6. Este chá das folhas do algodão serve para as mulheres que já esta na hora de ter o bebê tomar banho para a dor do parto aumentar e o bebê nascer logo

    Responder
  7. O sumo da folha é usado para bronquite e asma, eu mesmo tomei por 15 dias (uma colher do sumo em jejum) e melhorei 100%.

    Responder