5 Benefícios da Folha de Algodão – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

O algodoeiro ou Gossypium Herbaceum, que é o seu nome científico, é uma planta medicinal conhecida por produzir o algodão, que utilizamos na produção de tecidos para roupas, para limpar a pele, remover esmaltes da unha e na preparação de curativos, por exemplo.

Entretanto, há outra parte do algodoeiro que também pode merecer a nossa atenção: as suas folhas. Será que elas fornecem algum tipo de benefício para a nossa saúde e também podem ser aproveitadas? Quais serão os benefícios da folha de algodão e para que serve em nosso dia a dia?

Para que serve – Benefícios da folha de algodão 

1. As propriedades da folha de algodão

A folha de algodão é dotada de propriedades diuréticas (que estimulam a eliminação de urina) e que favorecem a digestão.

O algodoeiro tem propriedades antidisentéricas (contra a disenteria), antirreumáticas, bactericidas (combate as bactérias), emolientes e hemostáticas (anti-hemorrágicas).  Entretanto, as pesquisas não especificaram a quais partes do algodoeiro essas propriedades se aplicam e se isso inclui as suas folhas. 

Atenção: nós apenas reproduzimos os benefícios aos quais a folha de algodão já foi associada, o que não garante a eficácia do uso em todos os casos. Além disso, o artigo serve apenas para informação e não substitui de maneira alguma a opinião médica, que deve ser sempre consultada antes de utilizar a folha de algodão para qualquer fim medicinal.

2. Mordida de escorpião 

Conforme informações do site Books Fact, a medicina Ayurveda, da Índia, ensina que moer bem as folhas de algodão juntamente com sementes de mostarda resulta em um remédio que pode ser aplicado imediatamente após uma mordida de escorpião na região atingida para auxiliar o tratamento.

Porém, atenção: caso você ou alguém que você conhece seja mordido pelo animal, não deixe de correr para o hospital para garantir que o tratamento completo e mais apropriado seja recebido.

3. Inchaço nas pernas

O Books Fact também afirmou que outra receita oriunda da medicina Ayurveda consiste em moer as folhas de algodão, extrair o seu suco e aplicá-lo na perna inchada para ajudar em relação ao problema.

Mais uma vez, casos as suas pernas inchem, especialmente sem motivo aparente, é importante que você procure o médico para saber o que pode ter ocasionado o problema e como ele deve ser tratado.

4. A folha de algodão limpa o útero?

Na internet é possível encontrar relatos de pessoas que garantem esses benefícios da folha de algodão são verdade. No site do fórum Baby Center, uma usuária identificada como kime2 afirmou que o chá com a folha de algodão atua neste sentido e que conhece uma mulher que engravidou depois de tomar o chá.

Kime2 disse que ela própria estava há quatro meses sem menstruar e, sabendo que não se tratava de uma gestação, tomou o chá. Segundo a internauta, depois de algumas horas a menstruação desceu. Ela disse ainda que toma a bebida todos os meses e a menstruação desce.

Entretanto, a usuária disse que não sabe se o chá funciona realmente ou se é tudo simplesmente uma coincidência.

Com isso, entende-se que o depoimento de uma pessoa na internet não pode nos servir de base para afirmarmos que um dos benefícios da folha de algodão é a limpeza do útero, especialmente porque não encontramos pesquisas ou depoimentos de especialistas da saúde para confirmar se isso é realmente verdade.

5. A folha de algodão é anti-inflamatório?

Uma das propriedades do algodoeiro é o efeito anti-inflamatório. Entretanto, como já assinalado aqui, não há detalhes de quais partes da planta possuem essa propriedade se aplica e se isso se refere às suas folhas. 

Como fazer – Receita de chá de folha de algodão

Agora que já conhecemos alguns dos prováveis benefícios da folha de algodão, vamos aprender a preparar um chá com o ingrediente. Dá só uma conferida:

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de folha de algodão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Juntar as folhas de algodão com a água dentro de uma panela; Levar ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos; Coar, esperar amornar e servir-se imediatamente.

A bebida deve ser consumida até, no máximo, três vezes ao dia.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o algodoeiro

Antes de utilizar a folha de algodão para qualquer finalidade que seja, consulte um médico para se certificar de que ela é realmente indicada para você, em que dosagem pode ser utilizada e que não fará mal.

Isso é importante para todas as pessoas, obviamente, porém, é especialmente necessário quando trata-se de crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas diagnosticadas com alguma doença ou condição.

Por exemplo, o algodoeiro não deve ser utilizado por mulheres gestantes. Segundo o WebMD, o algodão também deve ser evitado durante o aleitamento e não deve ser utilizado por pessoas com problemas renais ou por quem tem problemas no sistema reprodutivo.

A página ainda alertou que para os homens que fazem uso do algodão como método contraceptivo, também é importante saber que ele pode provocar uma esterilidade irreversível.

No mesmo sentido, caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao consumir um chá de folha de algodão, procure rapidamente ajuda médica. E se estiver utilizando algum tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal, converse com o médico para saber se a substância em questão não pode interagir com a folha de algodão.

Você já tinha ouvido falar de benefícios da folha de algodão como esses listados acima? Já experimentou o chá das folhas da planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (139 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

81 comentários em “5 Benefícios da Folha de Algodão – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Sim realmente a folha de algodão e boa p o útero já uso um bom tempo e pude ver melhorias em relação ao fluxo mestrual

  2. Este chá das folhas do algodão serve para as mulheres que já esta na hora de ter o bebê tomar banho para a dor do parto aumentar e o bebê nascer logo

  3. O sumo da folha é usado para bronquite e asma, eu mesmo tomei por 15 dias (uma colher do sumo em jejum) e melhorei 100%.