5 Benefícios da Folha de Algodão – Para Que Serve e Propriedades

O algodoeiro ou Gossypium Herbaceum, que é o seu nome científico, é uma planta medicinal conhecida por produzir o algodão, que utilizamos na produção de tecidos para roupas, para limpar a pele, remover esmaltes da unha e na preparação de curativos, por exemplo.

Entretanto, há outra parte do algodoeiro que também pode merecer a nossa atenção: as suas folhas. Será que elas fornecem algum tipo de benefício para a nossa saúde e também podem ser aproveitadas? Quais serão os benefícios da folha de algodão e para que serve em nosso dia a dia?

Para que serve – Benefícios da folha de algodão 

1. As propriedades da folha de algodão

A folha de algodão é dotada de propriedades diuréticas (que estimulam a eliminação de urina) e que favorecem a digestão.

O algodoeiro tem propriedades antidisentéricas (contra a disenteria), antirreumáticas, bactericidas (combate as bactérias), emolientes e hemostáticas (anti-hemorrágicas).  Entretanto, as pesquisas não especificaram a quais partes do algodoeiro essas propriedades se aplicam e se isso inclui as suas folhas. 

Atenção: nós apenas reproduzimos os benefícios aos quais a folha de algodão já foi associada, o que não garante a eficácia do uso em todos os casos. Além disso, o artigo serve apenas para informação e não substitui de maneira alguma a opinião médica, que deve ser sempre consultada antes de utilizar a folha de algodão para qualquer fim medicinal.

2. Mordida de escorpião 

Conforme informações do site Books Fact, a medicina Ayurveda, da Índia, ensina que moer bem as folhas de algodão juntamente com sementes de mostarda resulta em um remédio que pode ser aplicado imediatamente após uma mordida de escorpião na região atingida para auxiliar o tratamento.

Porém, atenção: caso você ou alguém que você conhece seja mordido pelo animal, não deixe de correr para o hospital para garantir que o tratamento completo e mais apropriado seja recebido.

3. Inchaço nas pernas

O Books Fact também afirmou que outra receita oriunda da medicina Ayurveda consiste em moer as folhas de algodão, extrair o seu suco e aplicá-lo na perna inchada para ajudar em relação ao problema.

Mais uma vez, casos as suas pernas inchem, especialmente sem motivo aparente, é importante que você procure o médico para saber o que pode ter ocasionado o problema e como ele deve ser tratado.

4. A folha de algodão limpa o útero?

Na internet é possível encontrar relatos de pessoas que garantem esses benefícios da folha de algodão são verdade. No site do fórum Baby Center, uma usuária identificada como kime2 afirmou que o chá com a folha de algodão atua neste sentido e que conhece uma mulher que engravidou depois de tomar o chá.

Kime2 disse que ela própria estava há quatro meses sem menstruar e, sabendo que não se tratava de uma gestação, tomou o chá. Segundo a internauta, depois de algumas horas a menstruação desceu. Ela disse ainda que toma a bebida todos os meses e a menstruação desce.

Entretanto, a usuária disse que não sabe se o chá funciona realmente ou se é tudo simplesmente uma coincidência.

Com isso, entende-se que o depoimento de uma pessoa na internet não pode nos servir de base para afirmarmos que um dos benefícios da folha de algodão é a limpeza do útero, especialmente porque não encontramos pesquisas ou depoimentos de especialistas da saúde para confirmar se isso é realmente verdade.

5. A folha de algodão é anti-inflamatório?

Uma das propriedades do algodoeiro é o efeito anti-inflamatório. Entretanto, como já assinalado aqui, não há detalhes de quais partes da planta possuem essa propriedade se aplica e se isso se refere às suas folhas. 

Como fazer – Receita de chá de folha de algodão

Agora que já conhecemos alguns dos prováveis benefícios da folha de algodão, vamos aprender a preparar um chá com o ingrediente. Dá só uma conferida:

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de folha de algodão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Juntar as folhas de algodão com a água dentro de uma panela; Levar ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos; Coar, esperar amornar e servir-se imediatamente.

A bebida deve ser consumida até, no máximo, três vezes ao dia.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o algodoeiro

Antes de utilizar a folha de algodão para qualquer finalidade que seja, consulte um médico para se certificar de que ela é realmente indicada para você, em que dosagem pode ser utilizada e que não fará mal.

Isso é importante para todas as pessoas, obviamente, porém, é especialmente necessário quando trata-se de crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas diagnosticadas com alguma doença ou condição.

Por exemplo, o algodoeiro não deve ser utilizado por mulheres gestantes. Segundo o WebMD, o algodão também deve ser evitado durante o aleitamento e não deve ser utilizado por pessoas com problemas renais ou por quem tem problemas no sistema reprodutivo.

A página ainda alertou que para os homens que fazem uso do algodão como método contraceptivo, também é importante saber que ele pode provocar uma esterilidade irreversível.

No mesmo sentido, caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao consumir um chá de folha de algodão, procure rapidamente ajuda médica. E se estiver utilizando algum tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal, converse com o médico para saber se a substância em questão não pode interagir com a folha de algodão.

Você já tinha ouvido falar de benefícios da folha de algodão como esses listados acima? Já experimentou o chá das folhas da planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (93 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...

47 comentários em “5 Benefícios da Folha de Algodão – Para Que Serve e Propriedades”

  1. E maravilho,minha sempre deu pra regular
    Minha menstruação posso garantir que pra mim funciona.

  2. Eu tomei o chá da folha de algodão é engravidei . É a gora estou com 2 mês é uns dias . Eu a gora estou com infeção é não posso toma se não aborta .

  3. Sempre tiro o sumo das folhas,misturo com mel de abelha e uso como expectorante,.Tenho tido um bom resultado.Mas o que vcs acham?

  4. alguém aqui foi curada de miomas e dores fortes do lado direito e as vezes do lado esquerdo da barriga com o sumo do algodão??

  5. Tomo o constantemente o chá das folhas de algodão para dores reumáticas e fibromialgia, me sinto muito melhor, tenho alguns pés dessa planta em minha casa, tiro as folhas frescas e faço o chá com 5 folhas para 1,5 litro de água, deixo esfriar coloco na geladeira e bebo a vontade…

  6. meu nome e erica tenho 21 anos já tenho um ano e sinco meses que estou tentando engravidar eu comesei a to a o cha de algudao eu vou tomar por um meis eu vou para pra mim tentar engravidra crio que eu vou conseguir em nome de jeus deus vai me ajudar esse ano anidar

  7. Quebrei a perna e estou fazendo uso da folha de algodão batida com água no liquidificar, em dois dias de uso, tomando pela manhã e a noite, já começou a parar de doer e desinchou, hoje estou com uma semana dw uso e o resultado está sendo excelente!

  8. Estou diagnosticada com mancha no colo do utero. ja ouvi dizer que a folha do algodão é boa. vou tomar e volto a informar se resolveu meu problema.

  9. Meu nome é Laudicéia eu engravidei depois do uso do chá da folha de algodão e tenho uma linda filha de 16 anos faço meu exame preventivo uma vez por ano e nunca tive graças a Deus problema ginecológico pois duas ou três vezes ao ano toma chá da folha de algodão.

  10. Eu tenho anemia falci-forme dai não posso tomar antibiótico nem anti inflámatorio e quando minhas faringes inflamam eu tomo sumo de algodão com mel ou chá e melhorei bastante .

  11. Estou tomando o chá , estava com corrimentos fortíssimos, e dor ao urinar, minha mãe me falou dos benefícios, tomo todos os dias, o corrimento diminuiu e estou urinando sem dor. Estou em tratamento de infecção pulmonar e não se espantem até so sintomas diminuíram . Faço 2 litros pela manha tomo até a hora do almoço, e mais dois litros a tarde. em uma semana senti diferença.

  12. Coeli. Tive pneumonia e uma velha amiga me falou para fazer o cha da folha do algodão e tomar 3 vezes ao dia com mel de abelhas, fiquei bem rapidamente

  13. já usei para o útero o sumo das folhas e foi muito bom.
    pega as folhas e bate no liquidificador, depois coa e pode tomar. NÃO É ACONSELHÁVEL MULHERES GRÁVIDAS TOMAR, POIS PODE CAUSAR ABORTOS.

  14. Teve um tempo qe eu tava com inflamação corrimentos minha mãe me recomendou tomar n o chá, mais passar as folhas no liquidificador e tomar todo dia assim fiz fiquei boa em uma semana,. É otimo

  15. Eu estava com uma infecção no útero, nem antibiótico estava resolvendo. Fiz o chá, bebi e lavei a parte íntima com ele durante 3 dias! Fiz ultrassom e a infecção foi embora, para minha surpresa engravidei de gêmeos no próximo ciclo após usar a folha de algodão! Estou de 2 meses ???

  16. Eu tenho muitas dores nas articulações, fui diagnosticada com um problema de saúde, não tenho tido muito Sossêgo e agora passei a usar o chá das folhas de algodão, e vejo que funciona mesmo, depois de orar a Deus e ele me lembrar desse remédio.

      • O chá da folha de algodão e exelente para corrimento,eu tomei e sarou,sempre no quinto dia da menstruação por sete dias,tira odor, é cicatrizante,

  17. Sim a folha de algodão é um ótimo ante inflamatório fiz uma cirurgia e com dez dias deu inflação … Uma amiga indicou a folha de algodão tomei e melhorou.

    • Meu nome é Laudicéia eu engravidei depois do uso do chá da folha de algodão e tenho uma linda filha de 16 anos faço meu exame preventivo uma vez por ano e nunca tive graças a Deus problema ginecológico pois duas ou três vezes ao ano toma chá da folha de algodão.

      • Sim! Realmente funciona o chá da folha do Algodão. Além de ser diurético, ele é cicatrizante. Fiz uma cirurgia de mioma e após alguns dias a barriga hiperestendida,tomei e melhorei. Ótimo! Super indico!

    • Eu to tomando o sumo da folha de algodao ,tenho ovario policisto entao minha mestruaçao e toda disregulada ,ja fazia meses q eu nao mestruava dpois q tomei i sumo da foolha de algodao minha mestruaçao desceu,to pedindo a deus para q eu engravide vamos ver se vai da certo..?

      • É ótimo para cicatrização, já tomei após a cesariana e uma cirurgia de vesícula. Os pontos nunca inflamaram e a cicatrização sempre foi ótima. Basta bater no liquidificador, coar e beber.

        • Estava com.infeccao urinaria tomei por 7 dias acabou pena q na minha cidade nao acho pe de algodao mesmo só folhas desidratadas na casa de produtos naturais mas me ajudou muitoooo

  18. Estou com infecção pélvica porém estou sentindo muita é dor sangrando bastante minha mãe estar me dando sumo de algodão pois ela disse que é muito bom , vamos ver o resultado , espero que resolva.

  19. O chá da Folha do algodão e um ótimo cicatrizante
    Digo isso pois minha mãe me deu pra beber e banhar os pontos apos minhas duas gestações e apos a cirurgia de histerectomia que eu fiz.
    Os pontos cicatrizaram bem e não inflamaram.

Deixe um comentário