5 Benefícios do Tucumã – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

O tucumã é uma fruta de cor alaranjada originária da Floresta Amazônica, que pode ser consumida in natura, na forma de suco natural, dentro de uma receita de sanduíche que também leva queijo coalho, na chamada tapioquinha com castanha-do-pará e queijo coalho, e há quem consuma a sua polpa ao lado de café e farinha.

Vamos conhecer um pouco melhor essa fruta tão saboreada pela Região Norte do Brasil e saber quais os benefícios do tucumã para a saúde e boa forma, advindos de suas importantes propriedades.

Para que serve? 5 benefícios do tucumã 

A lista a seguir apresenta algumas das vantagens que já foram atribuídas à fruta amazonense.

1. As propriedades nutricionais do tucumã

O primeiro dos benefícios do tucumã que devemos destacar são as suas propriedades nutricionais. O alimento carrega antioxidantes e serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, fibras, cálcio, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B1 e vitamina C.

2. Fonte de ômega-3

A fruta nativa do Amazonas serve como uma fonte abundante de ômega-3, um tipo de gordura associada a benefícios como a diminuição da inflamação, a redução do colesterol elevado e o auxílio ao controle dos níveis de glicose no sangue.

3. Fruta é rica em vitamina A 

Outro dos benefícios do tucumã que merece destaque é o fato do alimento ser rico na vitamina A. Ele é composto por uma quantidade do nutriente 90 vezes maior do que a presente no abacate e três vezes mais elevada do que a quantia apresentada pela cenoura.

A vitamina A é importante para a saúde dos olhos, principalmente na luz baixa e para a produção de pigmentos na retina dos olhos. O nutriente ainda trabalha na formação e manutenção da pele, dos dentes, do esqueleto, do tecido mole e das membranas mucosas, além de poder ser necessário para a reprodução e para o processo de amamentação.

Em alimentos como frutas e vegetais, como é o caso do tucumã, a vitamina A está presente na forma de betacaroteno, uma substância antioxidante. Cada porção com 100 g da polpa do tucumã é composta por 52 mg de betacaroteno.

4. Efeito antioxidante

Por falar nos antioxidantes, vale a pena conhecê-los melhor, tendo em vista que eles fazem parte das propriedades do tucumã.

Os antioxidantes protegem as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres, substâncias prejudiciais para saúde do corpo humano, que são conhecidas por contribuírem com o desenvolvimento de doenças crônicas e com o envelhecimento precoce.

5. Ação hidratante

O óleo que é extraído da polpa do tucumã é classificado como um hidratante poderoso que, inclusive, pode ser encontrado na composição de produtos cosméticos para a pele e para os cabelos, como cremes, loções corporais, condicionadores para fios danificados e máscara para cabelos danificados.

É importante tomar cuidado com a higienização durante a manipulação do tucumã

Uma reportagem exibida pelo Band Amazonas alertou para a importância de tomar cuidado com a limpeza e a higienização antes de consumir o alimento. Durante a matéria, o infectologista Antonio Magela alertou que quando o tucumã, assim como qualquer outro fruto, não é bem lavado, nem preparado ou armazenado em um ambiente adequado, pode haver o desenvolvimento de doenças graves.

O infectologista revelou à reportagem que a preocupação é grande em relação às doenças causadas por bactérias, sendo elas responsáveis pelas infecções alimentares. Porém, Magela também explicou que existe ainda a preocupação no que se refere aos vírus causadores da hepatite A e da hepatite E.

Ele informou ainda que, durante uma pesquisa, a maior parte das amostras coletadas do alimento apresentava a presença de coliformes fecais, que, de acordo com o infectologista, representam um fator determinante de que o alimento em questão encontra-se contaminado, ainda que, às vezes, não seja em si o provocador das doenças.

Você já conhecia a fruta e os benefícios do tucumã para a saúde? Pretende experimentar a fruta agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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