5 Grandes Problemas nas Dietas Para Perder Peso

Você está se matando, indo na academia, ficando de olho nas calorias e ainda assim não consegue diminuir a barriguinha. Aprenda seis razões surpreendentes para suas dietas para perder peso não estarem funcionando, além de aprender a consertar seu metabolismo.

Erros que causam um platô nas dietas para perder peso

Anotando os alimentos? Certo. Exercícios regulares? Sim, sem dúvida. Fibra o bastante? Pode ter certeza. Todos nós sabemos como perder peso. Por isso é tão frustrante quando os quilos colam em nós como um namorado grudento, não importa o que a gente faça. Muitas mulheres têm esse problema, dizem os especialistas. “O peso corporal varia em até 2 quilos por dia, então a quantidade que você gasta pode se perder facilmente”,  diz a médica Pamela Wartian Smith, autora do livro Porque Você Não Pode Perder Peso. Vamos apontar agora algumas razões pouco conhecidas para que seus esforços nas dietas para perder peso não estejam aparecendo na balança. Quem imaginaria?

Você não bebe água o bastante

Todos nós já ouvimos como a água é importante para perder uns quilos. Ela ajuda a suprimir o apetite, então fica mais difícil de você comer demais. Mas não é apenas isso: Quando você está desidratado, seus rins não funcionam direito, então o corpo busca o fígado para ajudar. E pelo fígado não estar trabalhando tanto, uma parte maior da gordura que você come é armazenada ao invés de queimada.

O mais surpreendente, é que se você está aumentando sua ingestão de fibras, mas não está bebendo água o bastante, você tende a ficar travada. “É importante aumentar a ingestão de fibras gradualmente e aumentar o consumo de água ao mesmo tempo. De outra maneira, ao invés de ajudar com a digestão, a fibra pode levar à constipação!”, pontua Anna-Lisa Finger, uma personal trainer do Centro para Controle de Peso John Hopkins em Baltimore.

Quanta água eu preciso beber? – “Em média metade do seu peso corporal em onças todo dia, especialmente se você está se exercitando”, diz o Dr. Smith. Então a regras de 8 copos por dia se aplica apenas a mulheres sedentárias que pesam 58 quilos? “Se você consumir uma quantidade agressiva de fibras, adicionar mais 200 a 400ml de água por dia será uma boa ideia”, completa o Dr. Smith. Meu Deus, quanta água!

Você economiza na Proteína

Diversos estudos mostram que dietas ricas em proteínas resultam na perda de mais peso, ao menos inicialmente. As proteínas aumentam a sensação de saciedade e previnem que você perca músculos quando perder gordura. Você também tem termogênese alimentar, que é a energia que você queima para processar e usar o alimento que você come, do seu lado. “Seu corpo gasta mais energia para metabolizar a proteína do que carboidratos ou gordura”, diz Cari Coulter, o diretor do Campo para Perda de Peso Wellspring em Kenosha, Wisconsin. “Então, dietas para perder peso ricas em proteínas fazem você queimar um pouco mais de calorias”.

E quanta proteína eu preciso por dia? “Depende do seu peso, mas a maioria das mulheres precisa de 40 a 80 gramas por dia”, diz o Dr. Smith. Para conseguir isso, você pode comer um iogurte grego (18 gramas) ou dois ovos (13 gramas) de café da manhã, depois um pouco de carne de frango (25 gramas) ou peixe (22 gramas) ou uma porção de feijão preto (15 gramas) ou lentilhas (18 gramas) no almoço ou janta. E ainda dá para beliscar um punhado de amêndoas (6 gramas). E o resultado é que você se sentirá mais cheia, de maneira mais fácil para contar as calorias.

Você senta em uma mesa o dia todo

Mesmo fazendo uma hora de exercícios todo dia, se você for como a maioria das pessoas, seu tempo é maior parte gasto sentada na frente do computador. Pesquisas indicam que exercícios focados simplesmente não compensam o sedentarismo no resto do tempo. De acordo com um estudo da Universidade do Missouri-Columbia, sentar por algumas horas faz com que seu corpo pare de produzir a enzima inibidora de gordura lipase. Levantar e andar por apenas dois minutos a cada hora queima um adicional de 59 calorias por dia, de acordo com uma pesquisa recente da Universidade do Wisconsin-Milwaukee.

Especialistas recomendam acertar um cronômetro em seu computador, para lembrá-lo de se mover a cada hora. Existem também aquelas recomendações que já ouvimos mil vezes, “use as escadas ao invés do elevador”, “estacione longe do shopping”. Você pode até ficar correndo no lugar enquanto escova os dentes ou assiste TV. Caminhadas devem fazer parte da sua rotina do fim de tarde, por exemplo. Portanto, a missão de se mover mais durante suas dietas para perder peso pode se dar por concluída se você seguir estas dicas.

Você se Exercita Regularmente

Como um programa de exercícios pode fazer você ganhar peso? Para começar, as pessoas tendem a comer mais quando se exercitam, seja porque sentem que mereceram ou porque superestimam quanto queimaram, ou ambos. Isso é verdade principalmente nos primeiros estágios de um programa de exercícios, quando seu corpo está se acostumando com a diminuição das calorias consumidas e o aumento das calorias queimadas.

E o mais chocante: se exercitar pode fazer com que você retenha água. “Para assegurar que você não fique desidratado, o plasma na sua corrente sanguínea vai guardar uma porção de 1 a 1,5 quilos de água”, explica Michele S. Olson, PhD, uma assistente para boa forma e professora de Ciência dos Exercícios na Universidade de Auburn. Ela também diz: ” Você sempre vai carregar água extra, a não ser que você fiquei inativo, não é gordura ou músculo, é simplesmente super-hidratação. É uma coisa boa”. E também é uma coisa boa continuar bebendo bastante água, o que pode parecer contrassenso, mas ajuda a minimizar a retenção de água.

Você está Estressada

O hormônio do estresse cortisol ativa a resposta de luta-ou-fuga e é um estimulador de apetite. Além disso, ele aumenta a produção de uma substância do cérebro, o neuropeptídio Y, que aumenta o desejo por carboidratos.

Mesmo quando você não sucumbe aos desejos, o estresse pode atrapalhar suas dietas para perder peso e bloquear seu emagrecimento. Muito cortisol desacelera o metabolismo, e ainda pior, o estresse excessivo faz com que a gordura seja armazenada na região abdominal, onde o peso é mais difícil de perder.

Felizmente, há diversas coisas que você pode fazer para descansar e diminuir a ansiedade. O exercício reduz o estresse. Refeições balanceadas e nutritivas podem reparar o dano que o estresse causou ao corpo, uma rede de suporte social também ajuda. Boa sorte!

Você conseguiu identificar nos itens acima algo que você estava fazendo de errado que estava tornando ineficaz seus esforços nas dietas para perder peso? O que era? Conte-nos nos comentários abaixo!

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