Os 5 Maiores Benefícios dos Exercícios Anaeróbicos

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Os benefícios dos exercícios anaeróbicos são poderosos e eles precisam fazer parte do seu programa de fitness também. Exercícios anaeróbicos são os de alta intensidade e curta duração.

Anaeróbico significa “sem oxigênio”, então seu corpo não usa oxigênio para produzir energia quando você se exercita anaerobicamente como quando você se exercita aerobicamente.

Treino de força (também conhecido como treino de peso ou musculação) e calistenia (ou treino calistênico, exercícios de força e flexibilidade) são exemplos de exercícios anaeróbicos.

O treino de força é o tipo mais eficaz de exercícios anaeróbicos. Aqui vão os cinco maiores benefícios do treino de força:

1. Ajuda a prevenir problemas de saúde

O treino de força ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, artrite e dor nas costas. Mesmo se você já sofre com isso, o treino pode ajudar a aliviar os sintomas e ainda ajudar no sistema imunológico.

2. Mantém a massa muscular magra

A perda de massa magra pode começar na metade dos vinte anos e resulta na perda de força, em um metabolismo mais lento e menos tônus muscular. Isso não é normal no processo de envelhecimento e é o resultado de um estilo de vida sedentário. Se você não usa seus músculos, eles são desperdiçados. O treino de força é o modo mais eficaz para construir e manter massa magra, se manter forte e em forma.

3. Aumenta a força e densidade do osso

Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem de osteoporose. Consumir laticínios e tomar suplementos de cálcio para aumentar a densidade dos ossos não é suficiente. Os ossos precisam ser desafiados por exercícios para não se tornarem frágeis. E os exercícios anaeróbicos são ideias para aumentar a força dos seus ossos, mais do que qualquer outro.

4. Impulsiona o metabolismo

Quanto mais lento seu metabolismo for, mais fácil será ganhar gordura corporal e mais difícil será perdê-la. Treinar com pesos aumenta o metabolismo, porque constrói e mantém massa muscular magra. A massa muscular é um tecido metabolicamente ativo, então, quanto mais dele você tiver, mais rápido seu metabolismo será.

5. Remodela seu corpo e melhora a aparência

Nenhum outro tipo de exercício consegue remodelar seu corpo e melhorar sua aparência. O treino irá te deixar com o corpo tonificado, firme e com aparência atlética.

Como você pode ver, os benefícios dos exercícios anaeróbicos são impressionantes. Então, não deixe de incluí-los em seu programa.

Você costuma praticar, em conjunto aos aeróbicos, os exercícios anaeróbicos também? Como você costuma montar o seu programa de fitness? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Os 5 Maiores Benefícios dos Exercícios Anaeróbicos”