5 Receitas de Doce de Batata Doce Light (poucas calorias)

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Se tem um alimento que não falta na dieta do pessoal que curte o mundo fitness e busca manter um bom ganho de massa muscular, esse alimento é a batata doce. E não é para menos, em sua composição encontramos o potássio, um nutriente importante para a formação de músculos, já que trabalha na sua contração e que, portanto, deve ser consumido em maior quantidade por quem se submete a intensos treinamentos, de acordo com o serviço de extensão da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos.

Em apenas uma batata doce de tamanho grande é possível encontrar aproximadamente 694 mg de potássio, o que corresponde a em torno de 15% das necessidades diárias de um adulto comum em relação à substância.

Além disso, o alimento ainda possui um bom teor de fibras – são 8 g a cada porção equivalente a uma xícara desse tipo de batata. Apesar desse nutriente não ser o principal na lista dos mais valorizados dos fisiculturistas, ele é muito importante para a dieta já que contribui com o controle do apetite, a queima de gorduras, bom funcionamento do sistema digestivo e com a construção muscular.

Outro fator importante da batata doce é que o seu índice glicêmico – que mede a velocidade que um alimento faz com que as taxas de açúcar no sangue cresçam – é baixo. Isso quer dizer que por ter um índice glicêmico baixo, ela é digerida de maneira mais devagar. Assim, a tendência é que os níveis de energia sejam mantidos por um bom tempo no organismo, o que a torna uma boa opção na refeição pré-treino.

Por fim, há ainda o número de calorias, que é menor do que o valor encontrado na batata comum. Enquanto a batata doce possui possui 112 calorias por porção, a batata tradicional possui 168 calorias. Por todos esses benefícios vale a pena ver algumas formas diferentes de aproveitar esse alimento.

Hoje veremos algumas receitas de doce de batata doce light. É uma forma com menos calorias de aproveitar algumas delícias.

Como comer a batata doce?

Por ser uma comida que precisa ser consumida com certa frequência por quem deseja ganhar ou manter a sua massa muscular, fica fácil enjoar da batata doce. É por isso que além de utilizá-la assada, em formato de chips ou amassada em um purê, é preciso manter a criatividade e inovar nas receitas.

Para te ajudar com isso, hoje nós trazemos algumas dicas e receitas de como você pode preparar um doce de batata doce light, com poucas calorias. Confira na sequência:

Receita 1: Doce de batata doce light com canela

A nossa primeira receita de doce de batata doce light traz o acompanhamento da canela, que complementa o sabor do prato.

Ingredientes: 

  • 3 batatas doces roxa;
  • ½ xícara de chá de leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa de adoçante culinário;
  • 2 colheres de sobremesa de canela em pó.

Modo de preparo:

  1. Descasque as batatas e coloque-as dentro de uma panela com água fria;
  2. Em seguida, leve ao fogo médio até que elas amoleçam. Deixe a panela semi-tampada;
  3. Na sequência, escorra as batatas. Amasse-as, enquanto elas ainda estiverem quentes;
  4. Pegue novamente uma panela e adicione nela a massa da batata doce, o leite desnatado e o adoçante culinário;
  5. Leve o conteúdo ao fogo brando e mexa sem parar, até que se desgrude da panela;
  6. Depois, com a ajuda de uma colher, divida a massa em pequenas bolinhas e povilhe-as com a canela. Sirva-se e bom apetite!

A receita rende 25 porções, cada uma com 22 g e 24 calorias. Cada porção também possui 0,39 g de proteínas e 5,58 g de carboidratos.

Receita 2: Doce de batata doce light com gelatina

Ingredientes:

  • 1 kg de batata doce cozida sem casca;
  • 250 g de açúcar light;
  • 1 vidro de leite de coco light;
  • 1 caixinha de pó de gelatina diet de morango (ou outro sabor de sua preferência);
  • 1 envelope (12 g) de gelatina sem sabor;
  • 1 xícara de chá de água quente.

Modo de preparo: 

  1. Passe as batatas descascadas pelo espremedor. Dissolva as gelatinas na água quente;
  2. Una as batatas e as gelatinas ao açúcar e ao leite de coco. Em seguida, leve ao fogo até atingir o ponto de brigadeiro;
  3. Despeje a massa em um recipiente untado com manteiga e deixe descansar de um dia para o outro;
  4. No dia seguinte, corte a massa em quadradinhos e sirva-se. 

A receita final rende 30 porções, em que cada uma possui 75 calorias.

Receita 3: Doce de batata doce light com limão

Ingredientes:

  • 2 batatas doce;
  • 1 colher de sopa de açúcar light;
  • 1 colher de chá de suco de um limão;
  • Cravo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Cozinhe as batatas até que obtenham uma consistência macia;
  2. Descascar as batatas e amassá-las. Em seguida, colocar a mistura obtida juntamente com o açúcar em uma panela e levar ao fogo médio. Mexer constantemente, sem se distrair, até que fiquem bem misturados;
  3. Acrescentar o limão e mexer durante mais 20 a 25 minutos até o ponto em que a mistura esteja consistente, brilhante e possa ser manuseada;
  4. Espere esfriar, divida em pequenos pedaços, salpique os cravos em cima e leve à geladeira. Quando quiser, servir-se. Mas atenção: a receita fica boa para ser consumida por no máximo 15 dias.

A receita de doce de batata light com limão rende cerca de dez porções. Cada uma das dez possui em torno de 30 calorias.

Receita 4: Beijinho de batata doce light

Além do tradicional doce de batata doce light, dá para utilizar o ingrediente na versão menos calórica de outro doce: o beijinho. Vamos aprender como faz?

Ingredientes:

  • 1 batata doce grande descascada e picada;
  • 6 xícaras de água;
  • 1 pera sem casca ralada no ralo grosso;
  • Suco de ½ limão siciliano (para regar a pera ralada e não escurecer);
  • 1 colher de chá de óleo de coco derretido;
  • 2 colheres de sopa de coco fresco ralado;
  • 3 colheres de sopa de amaranto em flocos;
  • 2 colheres de sopa de castanha de caju bem picada;
  • 3 colheres de sopa de açúcar de coco.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar a batata doce durante 15 a 20 minutos ou até que ela fique macia;
  2. Depois disso, passar a batata pelo espremedor e rejeitar a parte que ficar dentro do utensílio;
  3. Misturar a batata com os outros ingredientes – com exceção do coco ralado – e deixar na geladeira por aproximadamente quatro horas para endurecer;
  4. Finalmente, forme as bolinhas para cada beijinho e passe-as no coco fresco ralado. Sirva-se e bom apetite!
  5. Essa receita rende 20 porções, com 60 calorias em cada.

Receita 5: Biscoito de batata doce light

Para inovar ainda mais, você pode experimentar o biscoito de batata doce, uma receita que rende 16 porções, em que cada um tem 110 calorias.

Ingredientes:

  • 2 batatas doce médias;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó;
  • ½ colher de chá de sal grosso;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 5 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1/3 de xícara de leite.

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno em 200º C;
  2. Cozinhe as batatas durante aproximadamente 45 minutos ou até que fiquem macias. Então, retire do fogão e espere esfriar um pouco, até que você consiga manuseá-las;
  3. Em seguida, remova as cascas e amasse até obter uma substância macia. Se preferir, você pode fazer isso com a ajuda de um processador de alimentos Meça uma xícara de batata doce e deixe de lado;
  4. Em uma tigela, junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e misture. Depois, adicione a manteiga e misture mais uma vez. Caso queira, você também pode usar o processador para realizar esses dois procedimentos.
  5. Em uma tigela pequena, misture o leite com as batatas doce amassadas e junte à mistura anterior, até que formem apenas uma massa;
  6. Polvilhe um recipiente com farinha e coloque a massa cuidadosamente nele. Amasse a mistura por quatro e cinco vezes e polvilhe delicadamente mais um pouco de farinha na massa;
  7. Corte a massa em formato de biscoitos e coloque na forma. Deixe assar durante 15 minutos ou até que fique levemente dourado;
  8. Espere esfriar um pouco, sirva-se e bom apetite!

Qual receita de doce de batata doce light mais despertou sua atenção? Você conhece alguma outra diferente para compartilhar conosco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário