6 Benefícios da Raiz de Urtiga – Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Também conhecida pelos nomes de urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigão, a urtiga é uma planta medicinal facilmente encontrada em regiões com climas temperados.

Ela é conhecida por suas propriedades diuréticas, adstringentes, antisseborreicas, antioxidantes, hipoglicêmicas, revitalizantes, tonificantes dos cabelos, anti-inflamatórias, antialérgicas, analgésicas e estimulantes do apetite.

Para que serve? 6 benefícios da raiz de urtiga

Vamos falar especificamente sobre uma parte dessa planta – a raiz de urtiga, conhecer alguns dos seus benefícios e dicas de uso.

1. Alívio dos sintomas da hiperplasia benigna da próstata

Os extratos das raízes da planta medicinal são indicados para auxiliar o tratamento de distúrbios urinários que surgem em casos de hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno do tamanho da próstata.

Esse aumento da próstata pode causar a compressão da uretra, impedindo que a urina saia da bexiga. Entre os sintomas da doença, estão: a diminuição do fluxo urinário, o esvaziamento incompleto da bexiga e a necessidade constante de urinar.

Uma publicação do ano de 2013 do Iranian Red Crescent Medical Journal (Jornal Médico Iraniano do Crescente Vermelho, tradução livre) conclui que a urtiga aliviou significativamente os sintomas da próstata aumentada em homens adultos.

Além disso, uma pesquisa publicada no ano de 2005 no Journal of Herbal Pharmacotherapy (Jornal da Farmacoterapia das Plantas, tradução livre) mostrou que indivíduos diagnosticados com a doença que usaram a raiz de urtiga experimentaram melhorias em relação aos sintomas da condição.

No entanto, é importante ressaltar que ela apenas pode aliviar os sintomas, porém, não faz com que o tamanho da próstata diminua.

2. Combate inflamações

Uma edição de 2013 da publicação Phytomedicine (Fitomedicina) indicou que quando foi extraída em uma solução à base de óleo, a urtiga – o que inclui a sua raiz – contribuiu com a diminuição da inflamação.

3. Saúde do sistema urinário

A raiz de urtiga ainda é associada ao benefício de, em alguns casos, auxiliar o tratamento de infecções urinárias.

4. Alívio de dores

A urtiga possui propriedades analgésicas, o que significa que a planta medicinal pode ajudar a amenizar ou suprimir as dores. A raiz de urtiga pode ser utilizada em alguns casos para aliviar dores musculares e nas articulações. 

5. Combate a queda de cabelos

A raiz de urtiga pode ser utilizada em preparações para prevenir ou diminuir a queda de cabelos. Segundo a publicação, a raiz da planta medicinal é indicada por alguns profissionais que trabalham com ervas para este fim.

Um metabólito conhecido pelo nome de di-hidrotestosterona, ou DHT, é responsável pela queda de cabelos devido ao fato de bloquear nutrientes vitais do cabelo, além de encolher os folículos capilares, o que resulta eventualmente na queda dos cabelos.

E o que a raiz de urtiga tem a ver com essa história? O médico Marty Sawaya explicou que o mecanismo pelo qual o ingrediente ajuda nos casos de aumento da próstata é justamente o bloqueio do DHT.

Assim, os extratos de raiz de urtiga também podem contribuir para a prevenção da queda de cabelos associada ao envelhecimento. Tanto que o extrato da planta pode ser encontrado na composição de shampoos, ao lado de outras ervas que podem beneficiar os fios capilares, como é o caso da bardana.

6. Saúde feminina

A raiz de urtiga também ajuda a minimizar metabólitos maléficos do estrogênio no corpo das mulheres. Diminuir a quantidade desses compostos mostrou ser algo benéfico para a prevenção do câncer, conforme relatou a página.

Além disso, alguns hormônios sexuais passam por um processo chamado de aromatização, em que surgem produtos finais que são considerados fatores associados às causas de alguns tipos de câncer como o uterino e o de mama.

O que a raiz de urtiga faz em relação a isso é bloquear esse processo de aromatização. 

Cuidados com a raiz de urtiga 

A sua utilização pode causar retenção de líquido, suadeira, problemas gastrointestinais como diarreia e perturbação estomacal. O uso em excesso da urtiga também pode resultar em alergias na pele e alterações na próstata.

A planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem edema (inchaço) em decorrência de problemas de saúde como doenças cardíacas ou problemas renais. Ela também não é indicada para mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em período de amamentação de seus bebês.

Diabéticos e indivíduos que sofrem com pressão arterial baixa devem consultar o seu médico antes de utilizar a raiz e outras partes da urtiga.

Antes de usar a raiz de urtiga para auxiliar o tratamento de qualquer condição, é fundamental conversar com o médico para se certificar de que ela realmente é indicada para o caso. Além disso, ela não pode substituir – somente complementar – nenhum tipo de tratamento.

Caso esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, vale a pena consultar o médico sobre o uso do ingrediente para verificar se não existem riscos de interação entre a raiz da planta e o remédio em questão.

Por exemplo, isso pode acontecer com medicamentos para hipertensão, diluidores do sangue, diuréticos, remédios para diabetes, anti-inflamatórios não-esteroides, sedativos e lítio.

Você já utilizou a raiz de urtiga para tratamento de alguma condição? Já conhecia estes benefícios da planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

29 comentários em “6 Benefícios da Raiz de Urtiga – Para Que Serve e Dicas”

  1. Boa noite Wanderley, uma infecção urinária que não for tratada rápido, pode atingir a bexiga e os rins, mas, tendo o cuidado de não comer alimentos que podem inflamar nosso organismo, acima citados, nós vamos ter uma vida normal. Ao controlar a pressão arterial e a glicemia, nós não vamos sobrecarregar nossos rins. a falta da vitamina D3 e magnésio em nosso organismo são provavelmente a causa da pressão alta, a semente de abóbora é rica em magnésio. especialistas afirmam que os pacientes portadores de rins policísticos, que cuidam de sua saúde e que praticam atividades físicas e que são vegetarianos, nunca não iram a hemodiálise. evite alimentos que contenha o potássio, proteína animal e o açúcar, etc., pois os rins policísticos tem dificuldade em processar a creatinina, ureia,potássio e o ácido úrico. leia também sobre uma ótima noticia, em breve está chegando o RINS BIONICO. abs. att.Dale Alves

  2. Tenho um amigo que curou gonorréia com o chá da raiz de Ortigão..
    Vão achar que sou eu kkk , mas não .
    As mulheres indígenas usam como anticoncepcional também.
    Sofri bastante com sinusite, fiz um tratamento com o chá da raiz e melhorou no mínimo 70% .. quando eu tomava só remédios não tinha esse resultado.

  3. Boa noite! Gostaria de saber se raíz de urtiga branc tem algum efeito para emagrecer. Muito obrigada desde já pela resposta. Lígia Espinha

  4. Tenho muito refluxo minha garganta dói e parece que tem um bolo que incomoda demais será que devo tomar o cha da urtiga

    • Boa noite Patrícia,dê uma olhada no video do Dr.Lair Ribeiro,ele vai te dar uma boa ajuda, a proteina animal é geralmente causa do problema. não tome omeprazol,não melhora o refluxo e causa cancer. comer couve flor, kiui, gengibre,espinheira santa, suco de aloe vera concentrado pela manhã em jejum, pois vai aumentar a produção da mucosa no estõmago. sendo que três fatores causam refluxo, são eles estresse,obesidade, grandes quantidadesde de alimentos nas refeições,são sem dúvida o grande vilão. o Dr.Lair Ribeiro, vai te informar melhor sobre a BETAINA HCL de 300 mg. se vc melhorar na sua alimentação; evitar embutidos, frituras,cigarros,refrigerante,café,bebidas,leite e derivdos, proteina animal,(carne,frango,peixe,) pimenta,ect. vc melhorar bem rápido com certeza. abs. att. Dale Alves

      • Consumo uma colher de sopa ao dia para fazer uma xícara de chá. Será que posso tomar só 1 chá desses ao dia ou seria possível tomar 2?

      • Boa noite Claudia, assista os vídeos de Dr. Lair Ribeiro, pois ele te ajudar, existem vários vídeos, vc vai gostar, abs, att. Dale Alves

    • Eu tinha um pouco de refluxo, que foi aumentando.Fui aí médico fiz uma endoscopia e descobri que tinha gastrite. Fiz o tratamento e estou curado.

    • Faça o uso do óleo de côco, após o uso, não tive mais inflamações na garganta e azias.

  5. Eu tomo a três anos , melhorou as dores no quadris minhas várizes sumiram,tinha artrite problemas nas articulações , estou ótima graças a Deus e a raiz de urtiga.

    • Dulce estou com arterias do rim esquerdo obstruida..me disseram que urtiga desentope veias
      vc falou das varizes..me fale por favor como fazr o cha ..não tenho como fazer tratamento estou precisando muito ..Obrigada

      • Meu marido caía no PS em torno de 6 x ao ano por causa de pedras nos rins, o chá da raiz do urtigao junto com o pé inteiro da serralha o livraram desse incômodo.

        • Olá aqui onde moro o urtigão vermelho que é o mais indicado tem como Mato Nativo tipo praga estou sempre cortando .
          E estou fazendo chá das Raízes tipo 5 centímetros da Raiz em 1 Litro e meio de água e bebo como água durante o dia e me sinto bem.
          Energias renovada é mais disposição.

  6. Senhor sej comentario e muito adoravle mas nao falou quanto tempo tomo es receita . Obrigado pella boa noticia .

  7. Faz mais de dez anos que operei a próstata e ultimamente meu exame de PSA esta subindo bastante, o ultimo exame estava em 9,25. Me informaram que a raiz de urtigão é muito bom para que o PSA baixe. Onde posso encontar essa raiz?
    aqui em juazeiro bahia tem
    (74)98849-7013

  8. Faz mais de dez anos que operei a próstata e ultimamente meu exame de PSA esta subindo bastante, o ultimo exame estava em 9,25. Me informaram que a raiz de urtigão é muito bom para que o PSA baixe. Onde posso encontar essa raiz?

  9. Boa tarde,vai meu relato. tenho 52 anos de idade,sou portador de rins policísticos, vinha sofrendo de hiperplasia prostáticas, tinha várias crises de cistite com infecção urinária e dores na região lombar,minha próstata estava muito aumentada,fiz exame recente, e o peso da próstata foi de 24,2 gramas, hoje estou curado graças a DEUS, e ao extrato de urtiga e o sumo de abobora crua sem sal, trituro três colheres com 300 ml de água no liquidificador e tomo todos os dias junto com 30 gotas de extrato de urtiga dioica e o melhor minha taxa de ureia e creatinina baixaram, está normal, evito: carne de boi e embutidos,sal,tomates,bebidas alcoólicas,cigarros,carambola,etc. pratico esporte:corrida de rua e natação. e finalizando o EXTRATO DE URTIGA DIOICA,é sem dúvida o melhor remédio natural que existe para próstata,cistite e infecção urinária,etc. estou com minha saúde de volta, esse é meu relato simples e verdadeiro. muito obrigado, abs. att.Dale Alves

      • Boa noite Adriano,encontrei no Mercado livre.com, contém um litro,vem bem lacrado e com prazo de validade longa.abs. Att.Dale Alves

        • Sr. Dales A. Correia, gostaria de saber se essa receita que toma tem tido algum efeito positivo em relação aos rins policísticos.

          Agradeceria seu retorno

          • Sr. Vanderley boa noite, não se preocupe com os cistos, tente melhorar sua alimentação, troque seu sal de mesa, pelo sal rosa. existem dois exames de sangue, que vc pode monitorar a função renal, o exame de ureia e creatinina, quanto mais alto, mais ruim? mas se vc trocar a proteína animal, carne vermelha e embutidos em geral, as duas taxas iram normalizar. veja um exemplo simples, uma pessoa sem problema renal, que não cuida de sua saúde e deixa a pressão arterial e a taxa de glicemia subir, vai sobrecarregar os rins iram paralisar. nos USA, o maior índice de transplante renal lá é simplesmente uso de anti-inflamatório em excesso, abs. Dale Alves

          • Boa noite Sr. Wanderley, os anti-inflamatórios são os grandes vilões que prejudicam os rins, eles lesiona os rins e outros órgãos do corpo, de tal forma que perfuram nossos órgãos e principalmente os rins. pessoas com os rins perfeito perde sua saúde por causa do uso prolongado dos anti-inflamatórios. pergunte a seu médico qual o remédios que podemos usar. É bom ir ao nutricionista, pois ele vai te informar melhor quais são as frutas para o melhor funcionamento dos rins. por exemplo não tomo água de coco, carambola, tomate, refrigerantes, chocolates, bebidas alcoólicas,etc. leia sobre o MAGNÉSIO, esse mineral vai ajuda os rins como também aos outros órgãos. existem várias frutas que são muito bom para os rins, que são: melância, kiui, abacaxi, mirtilos, romã, amora,caju,limão e outros. asb. att. Dale

        • Boa noite Domingos, compro sempre abóbora crua, sem sal, existe outros tipos que vem já torrada e salgada, não compre, não serve, ao comprar a semente torrada ela perde em 50% de suas propriedades. eu sempre compro no ML, ela vem da china, bem limpa, pacotes de 01 Km, vc pode encontrar também nas feiras livre sua cidade, mercado, etc. abs. att. Dale Alves