6 Coisas Que Te Estressam e Como Eliminá-las Facilmente Hoje Mesmo

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O estresse é como as pessoas respondem aos desafios da vida, e já que a vida sempre os lança, uma vida livre de estresse pode nunca acontecer.

Mas já que você não pode estalar os dedos e afastar todas as grandes tensões da vida, é válido procurar eliminar os pequenos estressores que afetam o seu dia a dia.

Ao eliminar pequenos aborrecimentos que aumentam a sua pressão arterial e nível de ansiedade, pode ser que não tenha uma total paz de espírito, mas é um bom ponto de partida.

Por isso, veja aqui as 6 pequenas coisas que te estressam e você pode eliminar facilmente hoje mesmo.

1. Relacionamentos Tóxicos

Quer se trate de um amigo, um colega de trabalho, vizinho, namorado ou quem quer que seja, algumas pessoas podem acabar sugando a sua vida e aumentar o seu nível de estresse.

Pode ser que você acabe “aceitando” esse tipo de abuso devido à sua história pessoal, mas a última coisa que você precisa é de um relacionamento tóxico que aumente o seu nível de estresse.

Esse é um tipo comum de relacionamento. Na verdade, de acordo com um estudo realizado pelos sites Today.com e Self Magazine, 84% das mulheres e 75% dos homens disseram que tinham ou tiveram um amigo tóxico em algum momento de suas vidas.

Você não precisa banir essas pessoas da sua vida, mas para desfrutar de menos estresse e mais felicidade, tem que reconhecer que é um relacionamento tóxico e lidar com essa toxicidade, como tomar algum grau de responsabilidade pela situação e estabelecer limites por exemplo.

2. Engarrafamentos Durante a Manhã

Ninguém quer lidar com o tráfego pesado logo pela manhã, especialmente se você não for o tipo de pessoa “da manhã”. E pesquisas mostram que o trânsito logo cedo pode ser ruim para a saúde.

“É muito estressante e você tem pouco controle sobre isso” disse o Dr. David Frid, da Clínica Cleveland. “E isso é algo que, como na maioria das situações estressantes, pode ter um impacto sobre o seu coração. Esta situação pode aumentar a sua frequência cardíaca e aumentar sua pressão arterial, o que é muito ruim para o seu sistema nervoso e saúde geral tanto a curto prazo, como a longo prazo.”

Pesquisadores acreditam que gritos estridentes e o som do trânsito podem provocar níveis de estresse elevado. Mas se você trabalha fora e vive em uma área densamente povoada, as desacelerações no caminho são inevitáveis e se tornam um mau começo para o seu dia. Não há nada que se possa fazer para acabar com isso.

“Saia para o seu destino com tempo suficiente caso ocorra sempre congestionamento no trânsito. Você não ficará tão incomodado com isso” disse Frid. “Se você for pego em um engarrafamento, não tem o que fazer. Ouça a sua música, rádio ou livro no formato de áudio favorito.”

3. Filas longas

Quer seja no supermercado ou no banco, você não pode fugir de filas longas no seu dia a dia, e se está cansado, com fome e colocou seu pé em uma fila longa depois de um turno de 8 horas de trabalho, isso pode ser uma das coisas mais irritantes.

Infelizmente, enquanto existirem pessoas, existirá filas, mas isso não significa que você tem que perder tempo parado em pé nelas.

Tire vantagem das ferramentas criadas para economizar tempo e fazer a sua vida menos estressante. Todos os bancos têm um aplicativo para celular que permite que você faça transferências, pagamentos, cheque extrato, saldo, etc.

Outros aplicativos e sites para ajudar a escapar das filas existem, como de lojas, supermercados, etc. Dê uma chance a eles, e assim evite ficar em uma longa fila que irá te estressar.

4. Muitas Notícias

Você chega em sua casa depois do trabalho e liga a TV para acompanhar as notícias, certo? Mas acompanhar muitas notícias não faz muito bem, é só observar que após assistir a muitos programas deste estilo o seu nível de ansiedade aumenta, e este sentimento não é só da sua cabeça.

Uma pesquisa feita com mais de 2.500 americanos conduzida pela NPR, Fundação Robert Wood John e da Havard School of Public Health (Escola da Universidade de Havard de Saúde Pública), descobriu que 1 em cada 4 participantes experimentarou “uma grande dose de estresse no mês anterior” e o fator que mais contribuiu foi ler, assistir ou escutar notícias.

Além disso, um estudo realizado após o bombardeio que aconteceu na maratona de Boston descobriu que “as pessoas que se expuseram a seis ou mais horas de notícias diárias sobre o acontecido aumentaram os sintomas de estresse nas pessoas.

As pessoas devem sim se manter atualizadas sobre os acontecimentos nacionais e mundiais, mas tente limitar-se a apenas 10 ou 20 minutos de cobertura de notícias por dia.

5. Perfeccionismo 

As pessoas podem se tornar suas próprias inimigas, e suas próprias desencadeadoras de estresse.

Algumas pessoas sentem que devem fazer tudo perfeitamente, e os erros são inaceitáveis. No entanto, ninguém é perfeito, e se você está atingindo a perfeição, só irá ter sucesso em se estressar.

Faça o seu melhor, mas conheça os seus limites.

6. Muita Tecnologia

Entre smartphones, tablets e planos de dados ilimitados, você pode se manter conectado com todo o mundo exterior, 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas existe uma conexão entre o estresse e uso excessivo da tecnologia.

Se você não consegue ficar 30 minutos sem verificar seus e-mails ou mensagens de texto, poderá sentir os níveis de estresse mais elevados, em relação a alguém que se desliga completamente.

Claro, você pode precisar de seu smartphone ou tablet, mas não há problema em estabelecer limites. Talvez desligar todos os seus dispositivos por cerca de duas ou três horas antes de dormir para permitir que sua mente tenha tempo para relaxar é uma ótima opção.

Isso significa que não há jogos de baralho, mensagens de texto, leitura de blogs, e definitivamente não irá pagar contas online. Vai ser difícil quebrar esse hábito, mas muitas pessoas já conseguiram se livrar de vícios piores.

Eliminar essas 6 pequenas coisas que te estressam facilmente hoje em dia, pode ser uma das melhores maneiras de ter uma vida melhor e mais tranquila.

Você costuma sofrer muito com algum desses pontos durante o seu dia a dia? Qual deles mais te estressa? O que você faz para contorná-lo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário