Mulher estressada

Picos do Hormônio do Estresse Aumentam 5 Vezes Risco de Morte por Doenças Cardiovasculares

Você se considera uma pessoa estressada? Tem passado por momentos de muito estresse ultimamente? Isso tem causado problemas na sua vida? Você pode a partir de agora querer contorná-los.

Isso porque, depois de muitos estudos, já sabemos que, além de afetar a saúde mental, o estresse também pode causar problemas físicos. E uma recente pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que até mesmo o coração pode ser impactado por momentos de estresse.

O estudo mediu os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, ao longo de um período de 24 horas em amostras de urina de 861 pessoas acima de 65 anos de idade. O estudo durou seis anos no total.

Neste período, 183 participantes da pesquisa morreram. Os altos níveis de cortisol foram observados nos óbitos decorrentes de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Quando divididos em três grupos com base nos níveis de cortisol, o grupo dos participantes com os maiores níveis do hormônio ligado ao estresse apresentou um risco cinco vezes maior de mortes por doenças cardiovasculares, concluíram os pesquisadores.

A alta liberação deste hormônio em situações de estresse recorrentes perturba o organismo, provocando reações que englobam desde o aumento da pressão arterial a um fulminante ataque cardíaco. Por isso, vale cada vez mais a pena tentar se desprender das situações estressantes do seu dia a dia e praticar alguns hábitos que mantêm o estresse e ansiedade afastados. Experimente e cuide da sua saúde mental e física!

Você se considera uma pessoa estressada? Sabia que essa condição pode afetar, além da saúde mental, a saúde física também? Pretende cuidar disso melhor agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*