Especialista da Área:

6 Dicas de Como Pular Corda Para Emagrecer

Pular corda para emagrecer é uma forma barata e rápida de queimar gordura. Com pouco tempo necessário para aprender como pular, incluir esse exercício na sua rotina traz vários benefícios.

Escolha a Corda Certa

A corda do tamanho certo te permite completar seus pulos sem prender seu pé na corda durante as rotações. Fique ereto com um pé na corda. Levante os braços para medir o tamanho da corda. A corda não deve passar das suas axilas nem ficar abaixo do seu peito. Opte por uma corda mais longa se você está começando, já que ela faz os movimentos mais lentos. Uma corda ajustável é útil, então você pode encurtá-la conforme melhora suas habilidades.

Intensidade

Sessões intensas de pular corda são ótimas na academia, na sua sala de estar ou quintal. Aqui estão três formas de melhorar seus exercícios de pular corda para emagrecer.

  1. Intervalos: Comece a pular em um ritmo fácil, deixando que seus pés batam no chão duas vezes entre cada volta da corda. Mantenha esse ritmo por 1 minuto, então acelere pelos próximos 30 segundos a 1 minuto para fazer seu coração bater mais rápido. Volte ao ritmo mais calmo e mantenha os intervalos por 10 minutos. Se esse é seu único exercício cardio do dia, complete esse exercício de intervalo no início e no fim dos seus exercícios, ou adicione alguns minutos de descanso ativo (caminhada, levantamento de peso, exercícios abdominais, etc) entre suas sessões de 10 minutos.
  2. Uma Perna Só: Pular em uma perna só é uma ótima forma de fortalecer as juntas dos joelhos e tornozelos, assim como os músculos das pernas. Manter o foco, e todo o peso do seu corpo, em apenas uma perna fará sua força ir ao próximo nível rapidamente. Além disso, você poderá descansar uma perna por vez, fazendo com que você seja capaz de pular por mais tempo. Conte as voltas da corda e pule de 20 a 25 vezes em uma perna, depois troque. Pule com os dois pés como um período de intervalo antes de repetir. Repita o circuito quantas vezes for necessário para completar uma sessão de 10 minutos.
  3. Viradas duplas: Conforme pula, incorpore uma série de pulos de virada dupla. Para fazê-los, pule mais alto e gire a corda duas vezes sob seus pés antes de tocar o chão. Faça de 5 a 10 viradas duplas, então um minuto de pulos mais fáceis antes de repetir.

Explosão Cardio

Treino de Intervalo de Alta Intensidade é muito respeitado por atletas e especialistas da boa forma. Use a corda para completar pequenos intervalos de 1 a 2 minutos de exercícios intensos entre séries com peso para manter seu coração batendo mais rápido e para transformar sua sessão de musculação em um exercício cardio. Tente as opções oferecidas anteriormente e faça-as sem descanso por 1 a 2 minutos, usando as séries com pesos como seu descanso ativo. Essa é uma ótima forma de cansar os músculos das pernas antes ou depois de exercícios envolvendo os músculos das pernas.

3 Rotinas Cardio de Pular Corda

Pular corda para emagrecer tem um significado completamente diferente dos dias da escola. É uma das melhores atividades cardio que você pode fazer, e impacta menos suas juntas do que a corrida. Como com a maioria das formas de cardio, há algumas rotinas diferentes que você pode fazer para ajudar a customizar seus resultados e manter o exercício interessante. Quando você incorpora pular corda na sua rotina cardio, você pode aumentar a sua queima de calorias ao enganar seu corpo e fazê-lo trabalhar mais. Pular corda também é uma forma fácil de incluir a família toda em um estilo de vida mais saudável.

1. Intervalos

Intervalos são a melhor forma de pular corda para emagrecer, aumentando a queima de calorias e conseguindo os resultados que você quer. Intervalos misturam pequenas explosões de alta intensidade com pequenos períodos de intensidade moderada para aumentar e diminuir sua taxa cardíaca.

Com rotinas de pular corda, os intervalos podem ser feitos ao acelerar e desacelerar seus pulos. Essa é uma forma fácil, especialmente se você está começando a pular corda, e pode ser adaptada para ser usada com crianças. Pule usando o método tradicional com os dois pés. Comece com um ritmo lento por cinco minutos para aquecer. No seu primeiro intervalo, pule em um ritmo moderado por um a dois minutos, então pule o mais rápido que puder por um minuto. Repita por cerca de 10 a 20 minutos, dependendo do seu nível físico.

Outra forma de intervalos é combinar outras técnicas com sua atividade de pular corda. Após cinco minutos de aquecimento, pule corda em um ritmo moderado por 1 a 2 minutos e deite-se para fazer abdominais por um minuto. Levante-se e pule corda por mais três minutos, volte ao chão e faça flexões por três minutos. Continue esses intervalos por 30 minutos e você sentirá lugares que você nunca imaginou queimando. Se você não consegue completar todos esses turnos, encurte ou diminua a intensidade até que você fique em melhor forma.

2. Técnicas de Pular Corda

Se você se lembra de alguma coisa do primário, é definitivamente das atividades complicadas de pular corda que você fazia com seus colegas. Não espere começar pulando foguinho e entrar no livro dos recordes, mas mesmo uns poucos movimentos mais difíceis podem te ajudar a queimar mais calorias. Tente pular normalmente por três minutos, então use a mesma técnica para virar a corda do outro lado e pular de costas. Isso pode precisar de um pouco de prática, mas uma vez que você consegue, concentra-se mais.

3. Suba de Nível

Uma vez que você tenha completado o básico de pular corda, você pode incorporar técnicas mais avançadas. Tente pular de um lado para o outro, fazer um 8 com a corda na sua frente entre os seus pulos e fazer polichinelos enquanto pula corda. Essas técnicas são ótimas para fazer com suas músicas favoritas. Termine a rotina pulando devagar para relaxar. Se você está se sentindo energizado, complete a rotina de 10 minutos novamente.

Pular corda para emagrecer pode ser um ótimo exercício cardio para incorporar à sua rotina. Cordas são baratas, disponíveis em qualquer lugar e as atividades podem ser feitas em qualquer lugar.

Já passou pela sua cabeça pular corda para emagrecer? Que tipos de exercícios aeróbicos você pratica atualmente? Acredita que poderia introduzir a corda em sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

12 comentários em “6 Dicas de Como Pular Corda Para Emagrecer”

  1. Eu faz 20 dias que estou pulando corda. comprei elástico e faço exercícios intercalados em casa ex: faço peito,costa braços sessão de 5x de 15 , ai pulo 50x corda descanso mais 5 segundos e pulo mais 50 polichinelo…
    Emagreci 4 quilos e meio, to fazendo dieta balanceada!

    Super bom pular corda.