Pular Corda Para Emagrecer – Como Fazer e Dicas!

Especialista:
atualizado em 27/07/2020

Pular corda para emagrecer é uma forma barata e rápida de queimar gordura. Com pouco tempo necessário para aprender, incluir esse exercício na sua rotina traz vários benefícios.

Conheça mais a respeito dos benefícios de pular corda para a boa forma e saúde. Pular corda para emagrecer é uma das boas atividades cardio que você pode fazer, que impacta menos suas juntas do que a corrida.

Como com a maioria das formas de cardio, há algumas rotinas diferentes com a corda que você pode usar para ajudar a customizar seus resultados e manter o exercício interessante. Isso sem contar que pular corda também é uma forma divertida de incluir a família toda em um estilo de vida mais saudável.

A escolha da corda certa

A corda do tamanho certo te permite completar seus pulos sem prender seu pé na corda durante as rotações, evitando que você caia e se machuque. Conheça dicas para a hora de escolher a sua corda:

  • Fique ereto com um pé na corda. Levante os braços para medir o tamanho da corda – ela não deve passar das suas axilas nem ficar abaixo do seu peito;
  • Opte por uma corda mais longa se você está começando, já que ela faz os movimentos mais lentos;
  • Uma corda ajustável é útil, já que você pode encurtá-la conforme melhora suas habilidades.

Modelos de treino com corda

  • Intervalos: Comece a pular em um ritmo fácil, deixando que seus pés batam no chão duas vezes entre cada volta da corda. Mantenha esse ritmo por 1 minuto, então acelere pelos próximos 30 segundos a 1 minuto para fazer seu coração bater mais rápido. Volte ao ritmo mais calmo e mantenha os intervalos por 10 minutos. Se esse é seu único exercício cardio do dia, complete esse exercício de intervalo no início e no fim dos seus exercícios, ou adicione alguns minutos de descanso ativo (caminhada, levantamento de peso, exercícios abdominais, etc) entre suas sessões de 10 minutos;
  • Uma perna só: Contando as voltas que a corda dá, pule de 20 a 25 vezes em uma perna, depois troque. Pule com os dois pés como um período de intervalo antes de repetir. Repita o circuito quantas vezes for necessário para completar uma sessão de 10 minutos;
  • Viradas duplas: Conforme pula, incorpore uma série de pulos de virada dupla. Para fazê-los, pule mais alto e gire a corda duas vezes sob seus pés antes de tocar o chão. Faça de 5 a 10 viradas duplas, então um minuto de pulos mais fáceis antes de repetir.
  • HIIT: Também chamado de treino intervalado de alta intensidade, ele é a melhor forma de pular corda para emagrecer. Conheça o treino HIIT com corda.

Outras dicas

Tente pular normalmente por três minutos, então use a mesma técnica para virar a corda do outro lado e pular de costas. Isso pode precisar de um pouco de prática, mas uma vez que você consegue, concentra-se mais.

Uma vez que você tenha completado o básico de pular corda, você pode incorporar técnicas mais avançadas. Tente pular de um lado para o outro, fazer um 8 com a corda na sua frente entre os seus pulos e fazer polichinelos enquanto pula corda. Essas técnicas são ótimas para fazer com suas músicas favoritas. Termine a rotina pulando devagar para relaxar. Se você está se sentindo energizado, complete a rotina de 10 minutos novamente.

Cuidados

Se você tiver algum problema de saúde, histórico de lesão ou lesão atual ou estiver grávida, consulte o médico para saber se pode pular corda para emagrece. Enquanto estiver pulando corda, não tente ir além dos seus limites, fazendo algo que não dá conta, para não correr o risco de se lesionar.

Pular corda para emagrecer pode ser um ótimo exercício cardio para incorporar à sua rotina. Cordas são baratas, disponíveis em qualquer lugar e as atividades podem ser feitas em qualquer lugar.

Você já tentou pular corda para emagrecer? Que tipos de exercícios aeróbicos pratica atualmente? Acredita que poderia introduzir a corda em sua rotina? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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12 comentários em “Pular Corda Para Emagrecer – Como Fazer e Dicas!”

  1. Eu faz 20 dias que estou pulando corda. comprei elástico e faço exercícios intercalados em casa ex: faço peito,costa braços sessão de 5x de 15 , ai pulo 50x corda descanso mais 5 segundos e pulo mais 50 polichinelo…
    Emagreci 4 quilos e meio, to fazendo dieta balanceada!

    Super bom pular corda.