Propriedades dos Alimentos

Benefícios da pipoca – Para que serve e como fazer

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A pipoca era apreciada pelos nativos americanos muito antes da chegada dos europeus, mas só recentemente descobrimos a riqueza do valor nutricional deste delicioso alimento.

Conheça os benefícios que a pipoca pode oferecer e suas propriedades.

Propriedades da pipoca: interessantes descobertas

Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca. Eles fizeram algumas descobertas interessantes:

Vantagens como aperitivo

A pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda, porque é frequentemente associada ao cinema e entretenimento.

No entanto, a verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menos calórica.

continua depois da publicidade

Além disso, ela tem mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos, porque contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.

Rica em antioxidantes

Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis, presentes na casca do grão de milho. Isso representa de 200 a 300 mg, de um total de 2 g de polifenóis que devem ser ingeridos por dia, ou aproximadamente 13%.

Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos. Nesse sentido, a pipoca se destaca por não possuir água, o que leva ao aumento da concentração dos antioxidantes presentes nela.

pipoca estourada

Propriedades nutricionais da pipoca

Informação Nutricionalpor 1 xícara (de pipoca estourada)
Calorias31 calorias
Carboidratos6,2 g
Proteínas1,1 g
Gorduras0,35 g
Fibras1,2 g
Informação nutricional da pipoca estourada (sem manteiga ou óleo)

Para ver com mais detalhes a composição da pipoca com relação a calorias, gorduras, proteínas, fibras e carboidratos, em todas as suas variações, veja o artigo Calorias da Pipoca – Tipos, Porções e Dicas.

continua depois da publicidade

Cuidado com o preparo da pipoca

A pipoca tem muitas propriedades boas. Entretanto, a forma como é consumida pode quase que anular esses benefícios.

O seu limite como um alimento saudável termina quando começa, por exemplo, a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou no caso de pipoca doce, aromas e coberturas.

O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca​​.

Maiores Benefícios da Pipoca

Vejamos agora os maiores benefícios da pipoca para a saúde e boa forma e porque ela não é a vilã que a maioria das pessoas imaginam:

Ajuda na prevenção e combate à doenças por ser fonte de antioxidantes

Os polifenóis presentes, principalmente na casca do milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais.

continua depois da publicidade

Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos efeitos dos radicais livres, anulando-os e impedindo que eles danifiquem células vitais.

Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causam oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis, afetando órgãos vitais do corpo, e podendo até levar ao aparecimento de tumores.

Além disso, os radicais livres são responsáveis por diversos efeitos de envelhecimento, como por exemplo, o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração ocular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas.

Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate ao efeitos da idade. Isso é uma ótima notícia e se deve à presença dos antioxidantes.

Melhora o sistema digestivo e o intestino

A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e vitaminas do complexo B. As fibras estimulam os movimentos dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.

continua depois da publicidade

Além disso, a presença de fibras, como se sabe, faz bem para o funcionamento do intestino.

Auxilia no controle do diabetes

A alta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluam pipoca na sua dieta, porque se trata de uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

Atua na perda de peso

Uma porção de pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina.

A pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas.

É fonte de energia

A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo, pois cada uma, em particular, tem seus benefícios. Veja:

  • Tiamina (Vit. B1): ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico;
  • Niacina (Vit. B3): aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue;
  • Vitamina B6: tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas.

Dica: Ao comprar pipoca de microondas, ou qualquer variedade que já vem embalada, leia a tabela nutricional e escolha as marcas com menos calorias e sal.

Vídeo: Pipoca engorda ou emagrece?

Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre como a pipoca pode influenciar o peso:

E ai, gostou das dicas?

Outras referências:

  1. Organic Facts.
  2. Popcorn: The snack with even higher antioxidants levels than fruits and vegetables

Você tinha noção de todos esses benefícios da pipoca para a saúde? Como você costuma consumi-la? Comente abaixo!

4.1 de 5 (129 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Excelente matéria sobre a pipoca, clara e objetiva.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito bom o artigo! Além do sabor a pipoca também usa pouco gás no preparo (que é muito fácil)e tem mais a vantagem de custar pouco. Tudo isso torna a pipoca um ótimo lanche, com o frio chegando fica melhor ainda!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Parabéns doutora pelo ensinamento.
    Eu sou privilegiado, pois gosto de comer pipoca sem sal que pra mim fica ótima.
    Agora, eu posso substituir o café da noite por duas porções de pipoca feita na pipoqueira elétrica?
    Me chamo Fábio, tenho 47 anos e prático atividade física, que é corrida, sou de Salvador Bahia.
    Deus abençoe vc e sua família poderosamente.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Consumo pipoca sem óleo e sem sal todos os dias, isso me ajuda a diminuir a ansiedade e me sustenta quando quero consumir menos calorias. É excelente para o funcionamento do meu intestino. É um alimento leve e gostoso. Eu só não sabia da quantidade de nutrientes que possui; o que me deixou mais contente.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estupefato?
    A ignorância é um entrave.Grandes e maravilhosos e nutrientes!
    Obrigado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gosto muito de pipoca faço ela no micro-ondas sem óleo fica muito bom
    Obs
    O milho natural não é aquela pipoca de microondas
    E gostei muito de saber de seus beneficios

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • olá... domingo dia 27/10 no domingo espetacular eles anunciaram sobre a pipoca... por onde eu acesso para falar da pipoca doce, caramelizada com mel e manteiga que meu pai faz? Valeu!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Uma dica para o povo como eu faço bem natural . Uso um pirex redondo e coloco meia xícara de pipoca sem nada e tampo com a Tampa de plástico do microondas. Coloco uns 10 min e pronto , Lembrando que tudo depende da potência do seu micro e for baixa coloque mais tempo . E lembrando também que vidro somente que possa esquentar ok!! Fica super natural e estoura tudo!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu gostei muito do seu vídeo, deixa eu te dizer uma coisa no mínimo Ilaria...a minha avó fazia pipoca pra gente e não colocava óleo, ela colocava um pouco de areia. Kkkkk

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Oi '-'

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite