Benefícios da pipoca – para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 15/09/2020

A pipoca era apreciada pelos nativos americanos muito antes da chegada dos europeus, mas só recentemente descobrimos a riqueza do valor nutricional deste delicioso alimento.

Conheça os benefícios que a pipoca pode oferecer e suas propriedades.

Propriedades da pipoca: interessantes descobertas

Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca. Eles fizeram algumas descobertas interessantes:

Vantagens como aperitivo

A pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda, porque é frequentemente associada ao cinema e entretenimento.

No entanto, a verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menos calórica.

Além disso, ela tem mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos, porque contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.

Rica em antioxidantes

Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis, presentes na casca do grão de milho. Isso representa de 200 a 300 mg, de um total de 2 g de polifenóis que devem ser ingeridos por dia, ou aproximadamente 13%.

Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos. Nesse sentido, a pipoca se destaca por não possuir água, o que leva ao aumento da concentração dos antioxidantes presentes nela.

pipoca estourada
pipoca estourada

Propriedades nutricionais da pipoca

Informação Nutricionalpor 1 xícara (de pipoca estourada)
Calorias31 calorias
Carboidratos6,2 g
Proteínas1,1 g
Gorduras0,35 g
Fibras1,2 g
Informação nutricional da pipoca estourada (sem manteiga ou óleo)

Para ver com mais detalhes a composição da pipoca com relação a calorias, gorduras, proteínas, fibras e carboidratos, em todas as suas variações, veja o artigo Calorias da Pipoca – Tipos, Porções e Dicas.

Cuidado com o preparo da pipoca

A pipoca tem muitas propriedades boas. Entretanto, a forma como é consumida pode quase que anular esses benefícios.

O seu limite como um alimento saudável termina quando começa, por exemplo, a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou no caso de pipoca doce, aromas e coberturas.

O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca​​.

Maiores Benefícios da Pipoca

Vejamos agora os maiores benefícios da pipoca para a saúde e boa forma e porque ela não é a vilã que a maioria das pessoas imaginam:

Ajuda na prevenção e combate à doenças por ser fonte de antioxidantes

Os polifenóis presentes, principalmente na casca do milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais.

Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos efeitos dos radicais livres, anulando-os e impedindo que eles danifiquem células vitais.

Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causam oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis, afetando órgãos vitais do corpo, e podendo até levar ao aparecimento de tumores.

Além disso, os radicais livres são responsáveis por diversos efeitos de envelhecimento, como por exemplo, o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração ocular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas.

Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate ao efeitos da idade. Isso é uma ótima notícia e se deve à presença dos antioxidantes.

Melhora o sistema digestivo e o intestino

A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e vitaminas do complexo B. As fibras estimulam os movimentos dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.

Além disso, a presença de fibras, como se sabe, faz bem para o funcionamento do intestino.

Auxilia no controle do diabetes

A alta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluam pipoca na sua dieta, porque se trata de uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

Atua na perda de peso

Uma porção de pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina.

A pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas.

É fonte de energia

A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo, pois cada uma, em particular, tem seus benefícios. Veja:

  • Tiamina (Vit. B1): ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico;
  • Niacina (Vit. B3): aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue;
  • Vitamina B6: tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas.

Dica: Ao comprar pipoca de microondas, ou qualquer variedade que já vem embalada, leia a tabela nutricional e escolha as marcas com menos calorias e sal.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios da pipoca.

E ai, gostou das dicas?

Outras referências:

  1. Organic Facts.
  2. Popcorn: The snack with even higher antioxidants levels than fruits and vegetables

Você tinha noção de todos esses benefícios da pipoca para a saúde? Como você costuma consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (125 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

55 comentários em “Benefícios da pipoca – para que serve e propriedades”

  1. Consumo pipoca sem óleo e sem sal todos os dias, isso me ajuda a diminuir a ansiedade e me sustenta quando quero consumir menos calorias. É excelente para o funcionamento do meu intestino. É um alimento leve e gostoso. Eu só não sabia da quantidade de nutrientes que possui; o que me deixou mais contente.

  2. Gosto muito de pipoca faço ela no micro-ondas sem óleo fica muito bom
    Obs
    O milho natural não é aquela pipoca de microondas
    E gostei muito de saber de seus beneficios

  3. olá… domingo dia 27/10 no domingo espetacular eles anunciaram sobre a pipoca… por onde eu acesso para falar da pipoca doce, caramelizada com mel e manteiga que meu pai faz? Valeu!

  4. Uma dica para o povo como eu faço bem natural . Uso um pirex redondo e coloco meia xícara de pipoca sem nada e tampo com a Tampa de plástico do microondas. Coloco uns 10 min e pronto , Lembrando que tudo depende da potência do seu micro e for baixa coloque mais tempo . E lembrando também que vidro somente que possa esquentar ok!! Fica super natural e estoura tudo!!

  5. Eu gostei muito do seu vídeo, deixa eu te dizer uma coisa no mínimo Ilaria…a minha avó fazia pipoca pra gente e não colocava óleo, ela colocava um pouco de areia. Kkkkk

  6. Acredito que a pipoca é muito saudável. Claro dependendo da forma como é preparada. Na onda gourmet ela fica mais saborosa mas ganha umas calorias a mais.

  7. AMO PIPOCA,E FAÇO NA PIPOQUEIRA ELETRICA,ESTOU EM UM PROCESSO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E JA ELIMINEI 13 QUILOS,ESTOU SUPER FELIZ…COMO PIPOCA TODOS OS DIAS E AJUDA MUITO NA REEDUCAÇÃO.

  8. Não sabia do valor nutricional da pipoca, tô maravilhada vou comer todos os dias. Muito grata pele informação

  9. AMO MUITO PIPOCA,FAÇO NA PIPOQUEIRA ELETRICA,SEM OLEO,COM UM POUQUINHO DE SAL,COMO TODOS OS DIAS,E ESTOU PERDENDO PESO,CLARO QUE ALIADA A UMA REEDUCAÇAO ALIMENTAR, A PIPOCA NAO É MILAGROSA MAIS AJUDA MUITO.