7 Benefícios do Suco de Agrião – Para Que Serve, Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Você provavelmente já deve ter utilizado o agrião no preparo de saladas ou para fazer receitas como tortas, molhos, recheios e inclusive pizza. Mas você já experimentou o suco de agrião?

Abaixo, vamos conhecer uma série de motivos que podem convencer a incluir o suco de agrião no seu cardápio.

Para que serve? 6 benefícios do suco de agrião 

1. Fonte de nutrientes

Além de energia, para funcionar corretamente, o nosso organismo precisa também de nutrientes. E o agrião, ingrediente principal da bebida, fornece uma série deles, como: proteínas, cálcio, manganês, potássio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

2. Fonte de vitamina K

A vitamina K é um dos nutrientes que mais se destaca na composição do agrião. Isso porque, de acordo com informações do Medical News Today, uma porção de duas xícaras de agrião carrega 212% das necessidades diárias do organismo humano por vitamina K.

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente exerce um papel na coagulação do sangue e a deficiência da vitamina K pode causar sangramento excessivo.

3. Fonte de vitamina C

Outro nutriente que se destaca na composição do vegetal é a vitamina C, ainda que ela não seja encontrada de maneira tão significativa quanto a vitamina K – segundo o Medical News Today, duas xícaras de agrião possuem 48% das necessidades diárias do corpo por vitamina C.

É importante consumir alimentos e bebidas que tragam o nutriente como o suco de agrião porque, como informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, ele não é armazenado pelo nosso organismo. Mas por que essa vitamina é tão necessária?

Ainda segundo a instituição de ensino, ela participa do crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e ajuda a produzir o colágeno, uma substância utilizada na formação da pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Além disso, o nutriente atua no processo de cura de feridas, na reparação e manutenção de ossos e dentes e na absorção de ferro.

4. Efeito antioxidante

Também conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina C presente no suco de agrião é um antioxidante, composto que auxilia o combate aos chamados radicais livres, substâncias que causam prejuízos ao organismo humano.

De acordo com a instituição, o acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de condições de saúde graves como câncer, doença no coração e artrite.

5. Pressão arterial

De acordo com o Medical News Today, o agrião contém 8% das necessidades diárias do corpo de cálcio, 6% das de potássio e 4% das de magnésio. Quem possui baixas doses desses nutrientes é mais propenso a sofrer com a pressão arterial alta.

A explicação é que acredita-se que esses minerais diminuem a pressão por meio da liberação de sódio para fora do organismo e por auxiliar a dilatação das artérias.

Um estudo de 2013 publicado no British Journal of Clinical Pharmacology (Jornal Britânico de Farmacologia Clínica, tradução livre) e realizado por pesquisados do Reino Unido indicou que alimentos com nitrato, como é o caso do agrião, mostraram benefícios vasculares como a diminuição da pressão arterial.

6. Saúde dos ossos 

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina K presente no agrião também e importante para a saúde dos ossos, sendo que o organismo necessita do nutriente para utilizar o cálcio na construção dos ossos.

A instituição também explicou que pessoas que têm níveis maiores do nutriente apresentam uma densidade óssea maior, enquanto taxas baixas de vitamina K foram encontradas em indivíduos com osteoporose.

7. Diminuição do colesterol

Um estudo em ratos alimentados com agrião por 30 dias mostrou resultados significativos em relação a redução do colesterol e triglicerídeos. 

Como fazer – Receitas de suco de agrião 

1. Receita de suco de agrião com abacaxi

Ingredientes:

  • 4 xícaras de chá de agrião;
  • 4 fatias de abacaxi;
  • 1 l de água mineral gelada.

Modo de preparo:

Lavar o agrião e o abacaxi; Levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater bem. Após, servir-se imediatamente, com um pouco de gelo, se assim desejar. 

2. Receita de suco de agrião com laranja e maçã

Ingredientes: 

  • 4 galhos de agrião com os talos;
  • 1 maçã com casca picadinha;
  • Suco de oito laranjas;
  • 1 copo de água gelada.

Modo de preparo:

Lavar a maçã e o agrião; Colocar a maçã e o suco de laranja no liquidificador e bater; Em seguida, separadamente, bater o agrião com a água no liquidificador; Depois, misturar os sucos e servir-se imediatamente.

3. Receita de suco de agrião com limão

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de limão;
  • 2 ramos de agrião;
  • 1 colher de sopa de mel de eucalipto;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo:

Lavar o agrião e cortá-lo em pedacinhos pequenos; Colocar no liquidificador junto com o suco de limão e a água. Bater bem; Então, adoçar com o mel de eucalipto e servir-se imediatamente.

4. Receita de suco de agrião com cenoura

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de folhas e talos de agrião lavados;
  • 1 cenoura descascada e lavada;
  • Suco 3 laranjas;
  • 1 colher de sopa de semente de chia;
  • Gelo a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar o agrião, a cenoura, o suco de laranja e a chia no liquidificador; Bater até ficar homogêneo. Se quiser uma bebida geladinha, acrescentar o gelo e bater novamente. Servir-se imediatamente. 

Atenção: é importante tomar o suco de agrião natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Cuidados com o agrião 

De acordo com o Medical News Today, quem toma medicamentos diluentes de sangue não deve mudar a quantidade de alimentos com vitamina K (como é o caso do agrião) que consome, seja para mais, seja para menos.

A página também informou que o agrião é rico em nitrato alimentar e que sucos de vegetais que contêm o composto e são armazenados de maneira imprópria podem acumular bactérias que convertem o nitrato em nitrito, contaminando o suco, já que altos níveis de nitrito podem ser maléficos quando ingeridos.

Medical News Today também aconselha conversar com o médico antes de consumir alimentos e bebidas com nitrato caso você tenha doença cardiovascular ou fatores de risco associados ao problema, já que o composto pode interagir com alguns remédios.

Fontes e Referências Adicionais:

  1. http://www.medicalnewstoday.com/articles/285412.php
  2. http://ajcn.nutrition.org/content/85/2/504.abstract
  3. http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=2437
  4. http://www.ctajournal.com/content/pdf/2045-7022-1-9.pdf
  5. http://www.health.harvard.edu/newsletters/harvard_health_letter/2012/October
  6. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464611000843

Você já tomou suco de agrião alguma vez? Imaginava que a bebida poderia ter tantos benefícios? Pretende aprender como fazer as receitas para experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “7 Benefícios do Suco de Agrião – Para Que Serve, Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Minha receita é
    Uma palma de mão de agrião
    2 a 3 rodelas de pepino
    1/2 cenoura
    1 limão
    300 ml de água
    Bater tudo junto no liquidificador e tomar
    Qdo está com falta de ar e só tomar q logo passa a crise

  2. Tomo uma ou duas vezes por semana, não faço muitas mistura, só o suco de agrião bem forte, as vezes acrescento limão e claro uso açúcar para adoça
    Excelente