7 Dicas Para Quem Está Começando a Malhar

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Quando se trata de malhar para entrar em forma, as pessoas facilmente acabam fazendo várias coisas erradas através de inúmeras informações que recebem por todas as partes.

Muitas malham apenas alguns meses quando o verão está se aproximando, vão à academia sem ter feito nem ao menos uma refeição saudável, passam dias se alimentando mal ou exagerando na quantidade de exercício físico, podendo lesionar o corpo. Ser um novato com pouca informação pode ser algo destruidor.

Por esses motivos, abaixo você verá 7 dicas para quem está começando a malhar, e assim poder tirar o máximo proveito do seu exercício físico.

1. A magia está em seus hábitos e comportamentos diários

Você pode querer perder 10 quilos até o final do ano, mas não existe uma mágica que irá tirar todo o seu excesso de peso em questão de segundos sem que se esforce.

Muitas vezes as pessoas tomam algumas atitudes para alcançar o que querem sem muita reflexão, pois querem que seus problemas desapareçam em um passe de mágica.

O que você faz diariamente irá ser notado no seu resultado final. Perder 10 quilos pode ser a meta, mas isso não se tornará realidade se não se concentrar em seu hábitos e comportamentos adequados diários.

2. Há muitos caminhos diferentes para uma alimentação saudável

Muitas vezes as pessoas adotam dietas sem nenhum acompanhamento médico, simplesmente porque alguém indicou ou achou na internet.

Uma dieta boa para um não é necessariamente boa para outro, e isso afeta muito no seu desempenho na hora de começar a malhar e no resultado final.

Procure um nutricionista que possa te ajudar a criar um cardápio saudável, ou que pelo menos opte por ingerir menos alimentos processados e mais alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.

3. O sono é o seu maior aliado

Se você tiver que escolher entre malhar mais uma vez durante o dia ou dormir por mais tempo, o sono sempre irá ganhar em relação ao que faz melhor para você. O sono às vezes não ganha a atenção necessária.

A falta de sono tem a capacidade de afetar os hormônios, humores, desejos e fome – o que leva ao ganho de peso.

Antes de planejar um programa extenso de treino, certifique-se de planejar e se comprometer com um horário de sono. Resultados e progressos acontecem quando a pessoa se concentra em descansar e recuperar-se.

Tente cortar aparelhos eletrônicos de 90 a 120 minutos antes de dormir, leia um livro (não um que faça você perder o sono), deixe o seu quarto o mais escuro possível, faça sexo ou tente meditar por um tempo mínimo de 10 minutos para ajudar o seu sono.

4. Encontre um programa de exercícios que você desfrute e que se adapte às suas metas específicas

Seus amigos podem gostar de praticar Crossfit, treinamento em circuito, spinning ou qualquer outra coisa, mas se você não se adaptar a essas atividades, não se sentirá motivado a seguir em frente.

Por isso é essencial que encontre um programa de exercícios que goste e que se adapte à sua rotina e metas.

Às vezes a pessoa quer perder peso, outras ganhar massa, corrigir a postura, ter uma vida mais saudável etc, por isso encontrar algo de acordo com a sua meta é fundamental.

5. Não tem problema sair um pouco da dieta

Uma coisa é dizer “não” às tentações de alimentos para o seu bem e assim se manter comprometido, mas é outra coisa dizer não às saídas com seus amigos para não se sentir culpado com a balança.

Comprometer-se não significa tornar-se um prisioneiro de sua própria dieta.

Em geral, uma fatia de bolo ou duas taças de vinho não irão significar um grande problema que acabará com seus hábitos saudáveis diários.

Claro que isso não significa que você irá ingerir bebidas alcoólicas, doces, salgadinhos e outras coisas todos os dias ou em enormes quantidades, mas de vez em quando está tudo bem. O ideal é que não se sinta mal com esse novo estilo de vida, se não em pouco tempo irá abandoná-lo.

Não adianta ser radical por uma semana ou um mês e depois abandonar e acabar perdendo tudo aquilo que conquistou. Você é um ser humano e não um robô.

6. Seu corpo não determina a sua autoestima

Muitas pessoas costumam se comparar com as atrizes, modelos e mulheres que aparecem nas revistas, e com isso colocam a sua autoestima lá embaixo.

Ao nos compararmos, nós só vemos o que o outro tem que queremos ter, não o que eles não têm. Nossa autoestima não está vinculada ao tamanho dos nossos bíceps, abdômen, tamanho do vestido, pernas tonificadas, ou qualquer outra métrica externa que existe.

A aparência saudável é valiosa, mas nunca coloque a sua autoestima em cima de alguém, nem deixe que qualquer número determine o seu valor.

E não se esqueça que a maioria dessas imagens de famosos são tratadas digitalmente, ou seja, toda a imperfeição da pessoa é tirada como passe de mágica no computador, porque ninguém neste mundo é perfeito.

7. Invista em acessórios

É claro que você não vai sair por aí comprando o mundo de acessórios para a academia quando está começando, mas um tênis confortável – no caso de correr um específico para isso, pois um errado pode ajudar você a ter problemas nas pernas e coluna – roupas confortáveis e até mesmo um par de luvinhas para malhar e não crescer calos nas mão é um ótimo kit para iniciante.

Essas são as 7 dicas básicas para quem quer começar a malhar e mudar o seu estilo de vida passando a ter hábitos muitos mais saudáveis que refletirão em sua aparência de maneira positiva.

Você está começando agora a frequentar uma academia? Quais são suas maiores dúvidas e dificuldades neste início? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,71 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “7 Dicas Para Quem Está Começando a Malhar”

  1. Perder barriga; já pesei 112 kilos hoje94 mais tenho um pouco de abriga e gostaria de ganhar massa , se puder me ajudar já Faso 50 minutos de esteira, duzentas remada no aparelho, e musculação três vezes de vinte para peito três vezes de vinte para braço três vezes de vinte para as costas , estou no caminho certo?