7 Formas de Fazer sua Corrida Menos Terrível

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

É muito provável que você conheça uma ou mais pessoas que sorriem enquanto correm, que falam entusiasmadas sobre isso, que às vezes deixam de sair com os amigos para correr e estão sempre correndo.

Porém, existem muitas pessoas que odeiam correr, e não há problema nisso, pois existem outras maneiras de se manter saudável e em forma, diversas maneiras de se exercitar, e realmente a vida é muito curta para perder tempo fazendo algo que você odeia. Por isso, é importante encontrar qual atividade física você gosta para assim obter todos os seus benefícios.

No entanto, mesmo quando um exercício te estressa, é melhor continuar do que ficar deitado no sofá, e se você está empenhado em começar a amar correr, há pelo menos algumas maneiras fáceis de tornar isso menos torturante… Por isso, veja aqui 7 formar de fazer a sua corrida ser menos terrível.

1. Faça alguns intervalos caminhando

Sim, você pode fazer isso e ainda ser um “corredor”. Na verdade, estudos recentes descobriram que intervalos regulares de caminhada ao longo de uma corrida podem realmente ajudá-lo a manter o mesmo ritmo como se tivesse corrido durante todo o percurso, mesmo que tenha sido mais suave para o seu corpo, como publicado no jornal norte-americano The New York Times.

Intervalos de caminhada também podem ser tanto um intervalo mental quanto físico, ajudando-o a pensar sobre correr uma longa distância em partes menores, mais fáceis de conquistar. O que significa mais “linhas de chegada”, mais vitórias.

2. Pense em como se sente quando termina uma corrida, mais do que quão mal irá se sentir

É muito fácil arrumar desculpas para não sair e correr – está muito frio, estou muito cansado, irá doer, etc. Mas uma simples mudança em sua mentalidade irá tornar muito mais fácil não quebrar a sua rotina.

Um estudo recente sugere que lembrar de algo positivo aumenta a sua motivação para o exercício, como por exemplo na primeira vez em que correu 5 km seguidos, isso significativamente irá lhe incentivar a sair e correr.

3. Pratique um esporte

Se você prefere basquete, futebol, vôlei, natação, ou qualquer outro, existem várias formas de se exercitar de maneira mais divertida. Participe de um campeonato com seus amigos ou colegas e concentre-se na diversão, e assim se exercitar será apenas um detalhe.

Um estudo realizado em 2005 descobriu que cada pessoa tem uma motivação diferente para praticar um esporte que vai além de malhar, com o prazer e o desafio em oposição à perda de peso e ficar em forma.

4. Exercite-se com um amigo

Uma das melhores coisas de transformar os seus amigos em companheiros de treino é passar um tempo juntos. Convide os seus amigos para correr com você e dividam os seus objetivos. De repente o dele é maior que o seu, e ele irá lhe incentivar para ir mais além. Além de estar em ótima companhia, o que fará os quilômetros voarem.

5. Finja um sorriso

Da próxima vez que você vir uma pessoa correndo ao seu lado, seja na esteira ou na rua, e ela estiver sorrindo, mesmo que tenha que fingir, sorria. Forçar um sorriso pode diminuir o estresse e deixá-lo pelo menos um pouco mais feliz. Mesmo um risinho constrangido conta.

6. Escolha a playlist ideal

Provavelmente se você já tentou correr, já deve ter tentado correr escutando música, mas há uma ciência para escolher a playlist ideal. Feito isso corretamente, a sua playlist tem um grande potencial de deixar a corrida mais divertida, como a Scientific American relatou.

A música distrai as pessoas e assim elas sentem menos dor e fadiga. Eleva o humor, aumenta a resistência, reduz a percepção do esforço e pode até promover a eficiência metabólica. Ao ouvir música, as pessoas correm mais longe, andam mais de bicicleta e nadam mais rápido do que o habitual, e tudo isso, muitas vezes sem ao menos perceber.

Em 2012 em uma revisão de pesquisa, Costas Karageorghis da Brunel University de Londres, uma das principais especialistas do mundo em relação à psicologia da música durante o exercício, escreveu que se pode pensar na música como “um tipo de droga legal para melhorar o desempenho.”

Encontre a música correta e você não irá resistir de se mover de acordo a batida. Alguns aplicativos já vêm com playlists para correr.

7. Tente fazer intervalos

Uma excelente notícia para quem já pensou “quando isso irá acabar?” durante a corrida: com intervalos, você pode obter mais benefícios em menos tempo! Se estiver praticando ao ar livre, meça seus intervalos entre postes ou orelhões, por exemplo.

Se estiver treinando em uma esteira, pode medir os intervalos com o tempo, a cada dois minutos mude para um ritmo moderado, depois um minuto mais acelerado e depois retorne ao ritmo anterior.

Naturalmente, isso só irá funcionar se você já vestiu seus tênis. Se precisa de ânimo para começar, pense em como irá se sentir após a corrida, como se sentirá com o seu corpo quando ele estiver em forma, etc. Apenas se estiver machucado ou privado de sono, pode ter certeza que frequentemente a resposta será “sim”, e sairá a correr.

Você é uma dessas pessoas que não gostam de correr, ou leva o exercício numa boa? O que faz para amenizar o momento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “7 Formas de Fazer sua Corrida Menos Terrível”