Gengibre, alho e pimenta

8 Alimentos Que Queimam Mais Calorias

Alguns alimentos levam mais tempo do que outros para serem digeridos e, sendo assim, exigem mais do corpo, fazendo-o queimar mais calorias. Fibras e proteínas, por exemplo, levam mais tempo para serem digeridas e, consequentemente, são alimentos que queimam mais calorias. Apenas o ato de mastigar alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e carnes magras poderá aumentar o gasto calórico em até 30%.

Alguns outros alimentos, que podem ser acrescentados facilmente na dieta, podem auxiliar ainda mais na queima calórica. Cafeína e outros compostos presentes no café, chá e condimentos como canela e gengibre são capazes de impulsionar o metabolismo.

Montando uma dieta com calorias ativas, ou seja, rica em alimentos que queimam mais calorias sendo digeridos e impulsionam o metabolismo, você conseguirá manter uma boa taxa de queima calórica por dia, além de conseguir manter a sensação de saciedade por um período mais longo.

Os tipos de alimentos recomendados

Comer requer muita energia, principalmente se você escolher os alimentos corretos. Abaixo, listaremos os alimentos que queimam mais calorias, dividindo-os em grupos.

1. Os mastigáveis

Alguns alimentos, como carnes magras, nozes, frutas inteiras e vegetais, exigem mais da mastigação, o que ajuda a queimar calorias, além de serem pouco gordurosos e muito nutritivos. Prefira sempre a forma crua e natural desses alimentos às cozidas.

2. Os saudáveis

Além de serem mastigáveis, esses alimentos são ricos em fibras, fornecem a sensação de saciedade por maior tempo e não são tão calóricos. Frutas, vegetais, arroz integral, grãos inteiros e cereais.

3. Os energéticos

A cafeína é um dos principais compostos conhecidos pelo poder termogênico, impulsionando o metabolismo e queimando calorias. É possível encontrar a cafeína no café, chá preto, chá verde etc. Mas tome cuidado, não é recomendável abusar da cafeína, pois ela pode sobrecarregar o corpo e trazer diversos efeitos colaterais indesejáveis.

O chá verde é uma boa opção pois, além de conter cafeína, possui catequinas, um antioxidante que mostrou-se ser um grande aliado na perda de peso, além de inibir a ação de radicais livres, protegendo o organismo de várias doenças.

4. Os que aquecem

Pimenta, canela, gengibre, alho, mostarda e vinagre são alimentos que queimam mais calorias devido ao seu poder de aquecer o corpo. A capsaicina, uma substância presente na pimenta, é capaz de dobrar o gasto energético durante horas após sua ingestão, de acordo com um estudo da UCLA (University of California, Los Angeles). Mesmo as pimentas mais leves possuem compostos que ajudam a queimar em torno de 100 calorias por dia mandando sinais de queima de gordura para o cérebro. As pimentas também proporcionam diversos benefícios a saúde.

Como montar a dieta

Você deve consumir todos os quatro tipos dos alimentos citados anteriormente, priorizando o primeiro e o segundo. Gorduras saudáveis, como manteiga de amendoim, abacate e molhos de salada também podem ser úteis na queima de gordura, basta saber limitá-los a 1 colher (para a manteiga de amendoim e molho de salada) e 1/8 do abacate. É importante beber dois copos de água com cada refeição para prevenir problemas digestivos gerados pelo excesso de proteína e fibra.

Alimentos que queimam mais calorias

Enfim, vamos para a lista dos alimentos que queimam mais calorias que você deve ingerir com mais frequência para emagrecer. Lembre-se de tentar consumir todos os quatro tipos que citamos acima (mastigáveis, saudáveis, energéticos e os que aquecem) para criar uma dieta ainda mais rica e potente.

  1. Grapefruit: Essa fruta, também conhecida como toranja e muito comum nos EUA, é capaz de acelerar o metabolismo e queimar muitas calorias. Além disso, traz a sensação de saciedade e não é muito calórica. Rica em fibras, a grapefruit ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue;
  2. Abobrinha: A abobrinha é ótima para tomar com sucos. É rica em vitamina C, potássio e clorofila;
  3. Aipo: Em torno de 75% de uma unidade de aipo é água, sendo que os outros 25% são fibras e derivados. Por ser rico em fibras, o aipo traz a sensação de saciedade por mais tempo. Contém, inclusive, vitamina C, vitamina A e vitamina K. Possui propriedades antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde do coração;
  4. Alface: Assim como o aipo, a alface (e outros vegetais folhosos) é feita basicamente de água e fibras. Sendo assim, este alimento é uma excelente fonte de energia e ajuda a controlar o desejo por doces;
  5. Melancia: Melancia contém poucas calorias e pode ser consumida de várias maneiras: na salada, como suco, a fruta sozinha etc. Essa fruta é muito rica em vitamina B, a qual aumenta os nossos níveis de energia e reduz o desejo por outros alimentos. A melancia quase não contém gorduras e ajuda a impulsionar o metabolismo, pois contém proteínas e fibras;
  6. Carnes Magras: Ao contrário da maioria destes alimentos que queimam mais gorduras, carnes magras não são baixas em calorias, porém são excelentes fontes de proteínas, fazendo com que o corpo trabalhe mais para digeri-las;
  7. Iogurte: Mais uma vez, iogurtes são mais calóricos do que os alimentos citados nessa lista, mas ajudam a regular a digestão, mantendo o sistema digestório saudável;
  8. Pimentas: Como já foi visto, pimentas possuem um composto chamado capsaicina, que impulsiona o metabolismo fazendo com que o corpo queime calorias por um tempo após a sua ingestão. Além disso, pimentas são pouco calóricas.

Você tem o costume de consumir estes alimentos que queimam mais calorias? Quais são os seus favoritos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*