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Cardápio Para Dieta de 900 Calorias Por Dia

Uma dieta de 900 calorias por dia pode ser uma tática adotada por pessoas que desejam emagrecer. Isso porque para perder peso é necessário consumir uma quantidade de calorias mais baixa do que a quantia calórica que o corpo queima.

Entretanto, se pensarmos que uma pessoa pode consumir entre 2 mil a 2,5 mil calorias diariamente, esse corte parece drástico, não é mesmo? Até porque a redução máxima que uma pessoa deve ter em sua ingestão calórica diária é de 1000 calorias.

Com a dieta das 900 calorias, o que temos é uma diminuição de 1,1 mil calorias – para quem ingere 2 mil calorias por dia – ou de 1,6 mil calorias – para as pessoas habituadas a consumir 2,5 mil calorias a cada dia.

Quando uma pessoa ingere somente 1000 calorias por dia, o organismo ainda funciona, porém, sente-se cansada, sem energia e com mais fome, o que torna a dieta difícil de ser sustentada. Imagine então como serão esses efeitos numa dieta de 900 calorias por dia apenas?

Consumir menos que 1200 calorias diariamente pode causar problemas como fraqueza, intolerância ao frio, fadiga, irregularidade no período menstrual, prisão de ventre e inchaço das mãos e dos pés, como consta no livro Nutrition, Exercise, and Behavior: An Integrated Approach to Weight Management (Nutrição, Exercício e Comportamento: Uma Abordagem Integrada ao Controle do Peso, tradução livre).

Além disso, outros efeitos colaterais mais graves como cálculo biliar, gota, desnutrição e desequilíbrio de eletrólitos no corpo também podem surgir em decorrência de uma dieta de baixo consumo calórico. A morte repentina também é outro risco, ainda que seja mais rara.

Por outro lado 

Dietas com baixo consumo calórico podem ser recomendadas por médicos durante certo período para pessoas que sofrem com obesidade, apresentando um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto do que 30.

A medida pode ser adotada para perder o excesso de peso e, assim, melhorar o quadro de condições associadas ao problema como diabetes, pressão arterial alta e colesterol alto. Entretanto, isso é feito com o acompanhamento de um médico que determina como o programa deve ser realizado, por quanto tempo e como a alimentação deverá ser depois que o período em questão passar.

Cardápio para a dieta de 900 calorias por dia

Agora, tendo em mente os perigos que o programa pode envolver, vamos conhecer algumas opções de cardápio para a dieta de 900 calorias por dia:

Opção 1

  • Café da manhã: 1 xícara de cereal integral com 1 xícara de leite desnatado e ½ banana pequena. (240 calorias).
  • Almoço: ½ xícara de macarrão integral cozido e ½ xícara de brócolis, cenouras e couve-flor cozidos ao vapor com 1 colher de sopa de vinagre balsâmico. (250 calorias).
  • Jantar: 150 g de filé de frango grelhado e 70 g de batata-doce assada. (303 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: iogurte light de morango e 120 g de amoras (aproximadamente 107 calorias).

Opção 2 

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim e 6 a 7 morangos grandes. (240 calorias).
  • Almoço: 85 g de peito de frango grelhado, 1 xícara de alface, ½ xícara de iogurte natural com baixo teor de gorduras com ½ xícara de framboesas. (250 calorias).
  • Jantar: 1 fatia grossa de carne de vaca assada, 1 colher de sopa de arroz integral cozido, 50 g de couve manteiga refogada, 1 tomate médio picado e 100 g de cenoura. (301 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 1 maçã pequena e 1 xícara de morangos fatiados. (108 calorias).

Opção 3 

  • Café da manhã: 1 xícara de café sem açúcar, 1 copo de leite desnatado, 1 fatia de pão integral e 1 colher de sopa de cottage. (170 calorias).
  • Almoço: 150 g de salmão grelhado, salada com 1 xícara de alface e 1 tomate pequeno, temperada com 1 colher de chá se azeite de oliva extravirgem e 1 colher de sopa de arroz integral. (345,5 calorias).
  • Jantar: 100 g de frango grelhado sem pele, 100 g de couve manteiga refogada com 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem e 1 batata-doce pequena assada. (372 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 50 g de iogurte light de morango. (13,75 calorias).

Opção 4

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de requeijão light e 100 ml de limonada. (156 calorias).
  • Almoço: 100 g de filé de frango grelhado, 50 g de sopa de purê de batata-doce e 1 salada com ½ xícara de alface e ½ de rúcula temperadas com ½ colher de sopa de azeite de oliva extravirgem. (288 calorias).
  • Jantar: 1 omelete de duas claras com 1 fatia de peito de peru, 3 fatias de tofu mole e ¼ de tomate pequeno picadinho e 100 g de mandioca cozida. (370 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 1 goiaba, 1 pêssego médio e 50 g de iogurte light de morango. (88,75 calorias). 

Opção 5

  • Café da manhã: 1 potinho de iogurte natural desnatado com 2 colheres de sopa de flocos de aveia. (143 calorias).
  • Almoço: 100 g de acém, 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura, 2 colheres de sopa de arroz integral e 1 colher de sopa de lentilha. (244,76 calorias).
  • Jantar: 3 xícaras de sopa de arroz com frango com 1 pão integral picadinho de acompanhamento e 1 banana média de sobremesa. (353 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 120 g de gelatina, 1 xícara de morangos fatiados e 1 barrinha de cereais de coco com chocolate. (160 calorias).

Atenção: os valores calculados para as calorias de cada refeição foram estimados. Além disso, o cardápio de uma dieta de 900 calorias diárias pode variar conforme os objetivos e necessidades nutricionais de cada paciente. Tenha em mente que se tratam apenas de exemplos e que o cardápio ideal para o seu caso deve ser definido por um nutricionista.

Outros cuidados e problemas

Uma dieta de baixo consumo calórico não oferece uma quantidade suficiente de energia ao corpo. A forma pela qual o organismo lida com isso é tirando energia de outras fontes.

A restrição alimentar pode comprometer também o fornecimento de nutrientes importantes para o organismo. Por exemplo, sem o teor adequado de proteínas, perde-se músculo, o que desacelera o metabolismo, tornando a perda de peso mais difícil. Assim, quando a pessoa voltar a comer normalmente, provavelmente recuperará todo o peso que perdeu.

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Já o desequilíbrio de eletrólitos está associado à retirada de cálcio dos ossos, podendo enfraquecê-los e favorecer o surgimento de um quadro de osteoporose.

Assim, se você deseja emagrecer não entre em um programa restritivo como a dieta das 900 calorias de cara. Antes, converse com o seu médico e nutricionista para saber qual o método mais indicado para o seu caso, que não vá prejudicar a sua saúde e vá te ajudar a obter resultados permanentes.

Além disso, um regime de baixa calorias, como é o caso da dieta das 900 calorias, feito sem supervisão pode causar outros problemas além dos já citados neste artigo, como anemia, imunidade baixa, infertilidade e dificuldade de concentração.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas opções de cardápio para dieta de 900 calorias por dia? Acredita que conseguiria seguir esse programa alimentar para emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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