Calorias do Pão de Queijo – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Se antes era sinônimo de comida mineira, o pão de queijo hoje em dia está espalhado por todo o país e já é um dos quitutes mais consumidos pelos brasileiros. Infelizmente, no entanto, o pão de queijo é tão saboroso quanto calórico, e apenas algumas unidades da iguaria já são mais do que suficientes para atrapalhar a dieta.

É claro que isso não significa que você deva riscar para sempre o pão de queijo do seu cardápio: o segredo é somar as calorias ao longo do dia e fazer trocas inteligentes. Ou seja, se vai comer o pão de queijo, que tal comer um pouco menos no jantar? Ou que tal só comer o pão sem tomar refrigerante?

Confira então quais são as calorias do pão de queijo para poder ter um melhor controle da sua ingestão diária e assim evitar exageros na dieta.

Valor Nutricional do Pão de Queijo

Rico em gordura, o pão de queijo é também um campeão no quesito calorias e carboidratos. Veja abaixo alguns dos principais nutrientes do pão de queijo comercial (porção de 6 pãezinhos pequenos, ou 100g):

  • Carboidratos: 18 g
  • Proteínas: 9,2 g
  • Gorduras totais: 13,8 g
  • Gordura trans: 0,6 g
  • Sódio: 622 mg

Além do alto teor de gordura do pão de queijo, é importante notar também a grande concentração de sódio, que na porção de 100g corresponde a 26% das necessidades diárias.

Pão que não é pão?

Apesar no nome, o pão de queijo não utiliza fermento químico ou biológico, sendo o tipo caseiro basicamente um tipo de biscoito de polvilho doce ou azedo acrescido de sal, ovos, óleo e queijo.

Já o pão de queijo vendido congelado ou em quiosques de grandes marcas pode conter fermento lácteo, além de um série de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, leite em pó e açúcar, entre outros.

Mas, como independentemente dos ingredientes ninguém vai sair por aí falando “me vê um biscoito de queijo”, fica valendo o tradicional pão mesmo.

Tipos de Pão de Queijo

Além do tradicional pão de queijo com miolo de consistência elástica, existem também inúmeras receitas de pão de queijo recheado, ou até mesmo algumas que não levam queijo na massa. Pão de queijo recheado com cheddar, requeijão, doce de leite, bacon, calabresa, peito de peru, goiabada e até chocolate são algumas das variação do salgado tradicional.

Calorias do Pão de Queijo Tradicional (industrializado) 

  • Pão de queijo mini (unidade): 45 kcal;
  • Pão de queijo pequeno (unidade de 50g): 135 kcal;
  • Pão de queijo médio (unidade de 80g): 216 kcal;
  • Pão de queijo grande (120g): 324 kcal;
  • 100 g: 270 kcal.

Calorias do Pão de Queijo Caseiro 

images (1)

As calorias do pão de queijo feito em casa variam muito, pois existem dezenas de tipos de receita e cada uma lista uma quantidade diferente para cada ingrediente. Como em geral costumam levar mais queijo que o pão industrializado, os pães caseiros tendem a ser mais calóricos.

De qualquer maneira, os números abaixo são de uma média das calorias do pão de queijo feito em casa (sem recheio):

  • Pão de queijo pequeno (unidade de 50g): 146 kcal;
  • Pão de queijo médio (unidade de 80g): 233 kcal;
  • Pão de queijo grande (120g): 350 kcal;
  • 100 g: 291 kcal.

Calorias do Pão de Queijo com Requeijão

pão de queijo recheado

Se o pão de queijo por si só já é uma delícia, o que dizer então da iguaria com requeijão? Praticamente irrecusável, certo? Infelizmente não é bem assim, sobretudo para quem está tentando emagrecer: são 320 kcal a cada 100g, ou 256 kcal em um pãozinho médio de 80g. 

Calorias do Pão de queijo com Bacon

pao-de-queijo-bacon

Seja com bacon ou calabresa, esse tipo de pão de queijo pode ser uma bomba atômica na sua dieta: são 340 kcal a cada 100g, ou 170 kcal em um pão pequeno.

Calorias do Pão de Queijo com Doce de Leite

doce de leite

As formiguinhas de plantão não irão ficar muito felizes com essa notícia: o pão de queijo com doce de leite é altamente calórico. Uma mísera unidade de 50 g da guloseima contém 198 calorias. Ou o equivalente a 3 maçãs. Ou 3 fatias de pão integral.

Dicas

  • Pelas calorias listadas acima, você já pode perceber que o pão de queijo engorda. Mas isso não significa que você precisa eliminá-lo para sempre da sua dieta (mesmo porque isso só iria aumentar a vontade e a chance de recaída). O segredo é comer apenas um (pequeno) de vez em quando, e passar bem longe dos recheios calóricos;
  • Se você está fazendo dieta restrita e está com pressa de emagrecer, não faça pão de queijo em casa: a tentação será maior e você dificilmente conseguirá se controlar para comer um só;
  • Para quem prefere um pão de queijo mais saudável e com fibras, basta procurar as receitas que levam aveia, quinoa, farelo de trigo, mandioquinha, etc;
  • Quem está fazendo a dieta das proteínas e está de olho na quantidade de carboidratos, pode optar pelo pão de queijo Dukan, que tem uma quantidade maior de gorduras e proteínas e poucos carboidratos;
  • Cuidado com o pão de queijo industrializado vendido sob o rótulo de light: muitas vezes a quantidade de gorduras é menor, mas em geral o teor de sódio e açúcar são elevados para compensar a perda de sabor;
  • O pão de queijo é um alimento que, além de calórico, também é rico em calorias vazias. Ou seja, ele fornece energia ao organismo mas não contém nutrientes importantes, como vitaminas e minerais. Ele também não traz muita saciedade, já que é pobre em fibras – motivo pelo qual você pode sentir fome pouco tempo após ter consumido um pão de queijo. A dica, neste caso, é optar por alimentos mais nutritivos e com maior poder de saciedade, como salgados integrais e frutas;

Se a vontade de comer pão de queijo for realmente incontrolável, experimente a receita abaixo. Apesar de não ser exatamente light, ela é certamente mais leve e menos calórica que o pão de queijo tradicional. Confira a receita:

Receita de Pão de Queijo leve

Ingredientes:

  • 300g de parmesão light ralado grosso;
  • 1 copo de polvilho azedo;
  • 2 copos de polvilho doce;
  • 1 copo de leite desnatado;
  • ½ copo de óleo;
  • 3 ovos;
  • 1 colher (chá) sal.

Preparo:

Bata no liquidificador o leite, óleo, queijo, ovos e o sal. Por último despeje o polvilho e bata até ficar homogêneo; Unte e enfarinhe forminhas de empada. Complete com a massa batida;

Se preferir, polvilhe um pouco de parmesão sobre cada uma das forminhas; Asse em forno a 160oC por 30-40 minutos.

Você é daquelas pessoas que não conseguem escapar de um pão de queijo para um lanche de manhã? Qual o mínimo que você consegue comer estando de dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Calorias do Pão de Queijo – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Olha Ana, eu também senti vontade de comer pão de queijo, mas eu comi um só viu!!! E olha que estava muito gostoso, se eu tivesse comido 10 pães de queijo, eu também teria me sentido culpada ne? Aliás teria me suicidado rsrsrsrsrsr …. já que com o Jejum Intermitente já perdi 27 quilos em 6 meses e estou muito feliz. Então da próxima vez, tente comer um só, assim você mata a vontade e não se sentirá culpada. viu.

  2. bem DEPOIS DE COMER E MELHOR ESQUECER E VOLTAR A DIETA .
    também estuou querendo saber quantas calorias tem um pao de queijo tirando completamente o miolo dele.
    pois nao gosto do miolo. só como a casca.
    queria saber no tamanho médio e grande

  3. Estou de dieta. Mas cai em tentação. Comi 10 pãezinhos de queijo caseiro tamanho médio.. Meu esposo fez. Nao resisti. É agora estou me sentindo culpada por ter comido.