8 Benefícios da Farinha de Ameixa – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Especialista:
atualizado em 15/09/2020

Pessoas que vivem em prol de uma vida saudável constantemente estão se atualizando, descobrindo novos superalimentos para integrar na dieta, que sejam nutritivos, combatam doenças e ajudem a emagrecer. De tempos em tempos, novas pesquisas com frutas, verduras e sementes são realizadas por importantes institutos do mundo todo, fazendo com que o segmento esteja sempre em movimento, evoluindo e trazendo novas informações. A moda agora são as farinhas das cascas de frutas como banana, maçã, uva e até mesmo ameixa, que são extremamente benéficas para a saúde.

Há muitos benefícios da farinha de ameixa para a saúde, e utilizá-la ainda contribui para o emagrecimento. O segredo está nos componentes da farinha, que melhoram o funcionamento do organismo e nas suas propriedades antioxidantes. A farinha de ameixa contém vitamina E, A, C e B, além de sais minerais, como potássio, cálcio, ferro e magnésio. Outro ingrediente importante são as fibras, que colaboram para o trânsito intestinal.

Propriedades da farinha de ameixa

A pectina, fibra presente na ameixa, tem função laxativa, ajudando no funcionamento do intestino. As fibras também auxiliam no controle do colesterol alto. Os minerais são essenciais para o organismo, incluindo as funções cerebrais, mantendo as funções sempre ativas.

Por ser rica em antioxidantes, a farinha combate o envelhecimento precoce das células, evitando doenças como o câncer. Ainda há benefícios da farinha de ameixa para os cabelos, fortalecendo-os e prevenindo a queda, além de melhorar o aspecto da pele, tudo isso por causa das suas propriedades antioxidantes.

Benefícios da farinha de ameixa

Como falado acima, a farinha de ameixa é muito rica em vitaminas, entre as quais se destacam as vitaminas E, A, B, B2 e C. Dentre os benefícios da farinha de ameixa estão a prevenção do envelhecimento precoce, mantendo uma pele mais saudável, além de ter um grande poder antioxidante. Fora os benefícios estéticos, as propriedades antioxidantes combatem vários tipos de câncer através da renovação celular.

A farinha de ameixa também possui quantidades importantes de diferentes minerais como o potássio, cálcio, ferro e magnésio, ajudando, portanto, no tratamento da anemia e da depressão. Suas propriedades medicinais são enormes, e uma das principais é seu efeito laxativo, recomendado para quem tem prisão de ventre, sendo eficaz contra hemorroidas e hipocondria.

A característica principal da farinha de ameixa é a capacidade de melhorar os trânsitos intestinais, ao mesmo tempo em que regula a digestão, além de absorver rapidamente o ferro no organismo, auxiliando na prevenção de queda de cabelo. A grande quantidade de ferro também ajuda no tratamento de anemia e depressão.

Por seus efeitos diuréticos é indicada contra infecções de caráter inflamatório, das vias urinárias. A ameixa ainda pode trazer bons resultados contras infecções das vias respiratórias, fraquezas, reumatismo, artrite, arteriosclerose e nefrite.

Benefícios da farinha de ameixa para a perda de peso

Em dietas de emagrecimento a farinha de ameixa fornece muita energia e disposição através de suas fibras, vitaminas, minerais e também por suas propriedades claramente depurativas.

Para quem quer perder peso, pode ser uma ótima aliada. Além de combater o inchaço causado pela prisão de ventre e eliminar toxinas do organismo, suas fibras também aumentam a sensação de saciedade.

A presença da pectina na ameixa é essencial, pois quando ingerida se converte em uma espécie de gel no estômago, preenchendo o organismo e promovendo sensação de saciedade. Isso faz com que a pessoa sinta menos compulsão por comer refeições fora do horário, em excesso ou calóricas e dificulta a absorção de gorduras. Os antioxidantes também ajudam a reduzir a ansiedade, evitando, assim, a compulsão alimentar.

As ameixas ajudam a melhorar o trânsito intestinal e controlam a prisão de ventre. Já as fibras, no estômago, absorvem a água ingerida pelo organismo e inflam, mantendo o corpo saciado por mais tempo.

Benefícios para a construção muscular

Não existe nenhuma pesquisa diretamente relacionada a isso, nem nenhum benefício direto da farinha de ameixa para a construção muscular, porém, sabe-se que a ameixa promove mais energia devido à sua grande quantidade de fibras, sais minerais e vitaminas.

Assim, essa energia é importante para qualquer treino na academia, gastando as calorias extras ingeridas e fortalecendo os músculos. Portanto, o ideal é consumir a farinha em sucos funcionais ou shakes no pré-treino para dar mais disposição às atividades.

Lista resumo dos benefícios da farinha de ameixa

  1. Combate infecções;
  2. Regula a digestão;
  3. Combate a anemia;
  4. Combate a depressão;
  5. Fortalece os cabelos;
  6. Combate o envelhecimento precoce;
  7. Renova as células;
  8. Ajuda na perda de peso.

Como usar?

Os especialistas recomendam o consumo de 2 colheres de sopa da farinha diariamente. Ela pode ser misturada a sucos, saladas de frutas, saladas de vegetais, cereais matinais, vitaminas ou iogurte.

Outra possibilidade é adicionar a farinha no preparo de bolos, tortas, pães e biscoitos, misturando com farinha integral. Não existem contraindicações para a ingestão da farinha de ameixa, mas vale seguir as recomendações e não exagerar na quantidade.

Onde comprar?

A farinha de ameixa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Cerca de 200 g do produto custa geralmente de R$15 a R$20. A dica é adquirir um produto em um estabelecimento comercial confiável, seja pela internet ou em lojas físicas.

Como fazer?

Porém, se você preferir economizar ou fazer sua própria farinha de ameixa para consumo, ela pode ser feita facilmente em casa. Basta separar as ameixas e lavar bem com água em abundância para eliminar qualquer tipo de resíduo tóxico que esteja presente na sua casca, como agrotóxicos. Mantenha-na em uma solução de hipoclorito de sódio.

Depois, separe as cascas de 10 ameixas e leve-as ao forno pré-aquecido até secarem. De vez em quando mexa com uma colher de pau para não queimar. Quando estiverem secas, retire-as do forno e deixe esfriar. Bata as cascas no liquidificador até que virem farinha. Depois, basta guardar em um frasco e manter em local seco, longe da umidade e utilizar em suas refeições.

Informações nutricionais

Porção de 10g (aproximadamente 1 colher de sopa).

Quantidade por porção:

  • Valor energético: 30,9kcal
  • Carboidratos: 7,12g
  • Proteínas: 0,52g
  • Gorduras totais: 0,03g
  • Gorduras saturadas: 0 g
  • Gorduras trans:     0g
  • Fibra alimentar: 1,6g
  • Sódio: 0,26 mcg

Receitas com farinha de ameixa

1. Granola com farinha de ameixa

Ingredientes:

  • 100 g de farinha de ameixa;
  • 50 g de farinha de linhaça;
  • 350 g de flocos de milho sem açúcar;
  • 200 g de aveia em flocos finos;
  • 50 g de castanha do pará picadas;
  • 50 g de semente de gergelim branco;
  • 100 g de uvas passa;
  • 50 g de semente de chia;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Derreta o óleo de coco em uma panela grande, em fogo baixo. Junte a aveia e misture sem parar por cerca de 5 minutos. Acrescente a farinha de ameixa, a farinha de linhaça, a castanha do pará, as uvas passas, a semente de gergelim e a chia. Mexa devagar, sempre em fogo baixo. Em seguida, acrescente, gradativamente, o mel. Retire da panela. Reserve até esfriar. Misture os flocos de milho. Coloque em um recipiente de vidro e mantenha fechado. Sirva com iogurte ou frutas.

Rendimento: 20 porções.

Valor calórico por porção: 203,17 Kcal.

2. Receita de Farofa de frutas secas

Ingredientes:

  • 150 g de farinha de banana;
  • 150 g de farinha de ameixa;
  • ½ xícara de chá de uvas-passas;
  • ½ xícara de chá de ameixas-pretas picadas;
  • ½ xícara de chá de damascos picados;
  • ½ xícara de chá de nozes picadas;
  • 2 colheres de chá de óleo de amendoim.

Modo de fazer:

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes.

Rendimento: 8 porções.

Valor calórico por porção: 107 calorias.

3. Receita de vitamina de banana e maçã com farinha ameixa

Ingredientes:

  • 1 banana prata, de preferência orgânica;
  • 1 copo de suco de maçã integral;
  • 1 colher de sopa de farinha de ameixa.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Rendimento: 1 porção.

Valor calórico por porção: 170 kcal.

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de ameixa para a sua saúde? Já utilizou esta farinha em alguma receita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “8 Benefícios da Farinha de Ameixa – Como Fazer, Como Usar e Receitas”