8 Receitas de Sobremesa Com Gelatina Light (poucas calorias)

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

As sobremesas com gelatina são, na maioria, as que apresentam menos calorias, quando comparadas a outros tipos de sobremesas, podendo, portanto, serem consumidas sem culpa, ou ao menos sem muita culpa. E as receitas de sobremesa com gelatina light são menos calóricas ainda!

Algumas pessoas acham gelatina muito sem graça, e por isso não a consomem, mas uma sobremesa com gelatina pode ser muito interessante se feita com ingredientes diferenciados, tendo a gelatina como base.

Há muitas opções de receitas. Com criatividade, a gelatina poderá se tornar um ingrediente versátil e as possibilidades de variações são incontáveis.

Por que a gelatina faz bem?

Além de ser hipocalórica, a gelatina é composta por aminoácidos, que são responsáveis pela produção do colágeno em nosso corpo. Quem consome gelatina regularmente estará deixando pele, cabelos e unhas muito mais bonitas.

Além dos fatores estéticos, a gelatina é um ótimo agente cicatrizante, e pode prevenir artrose e osteoporose.

A gelatina, além de firmar a pele, ajuda no emagrecimento, pois dificulta a absorção das gorduras e dos carboidratos durante o processo digestivo, tanto no estômago, quanto nos intestinos.

Do que é composta a gelatina?

Basicamente, a matéria-prima da gelatina é o colágeno. Para se conseguir esse colágeno, a indústria o retira da pele, ossos, cartilagens e tendões de mamíferos.

A gelatina, além de ser composta por proteínas, é totalmente isenta de gorduras.

Quem não deve consumir gelatina?

De um modo geral, não há contraindicações em relação ao consumo da gelatina, somente pessoas propensas a manifestações alérgicas deverão evitá-la. Os diabéticos, obviamente, deverão consumir gelatina light. Doentes renais crônicos sempre deverão se orientar com seus médicos especialistas.

Receitas de sobremesa com gelatina

Abaixo, listamos algumas receitas de sobremesa com gelatina light. Você pode adicioná-las ao seu cardápio sem maiores problemas, e consumir quando bater a vontade de comer doce sem culpa.

1. Gelatina light de peras

Ingredientes:

  • 1 envelope de gelatina diet de maçã dissolvido em ½ xícara de água quente;
  • 1 e ½ xícara de guaraná diet;
  • 3 peras grandes descascadas e cortadas em pedaços pequenos;
  • Suco de limão.

Preparo:

As peras e o suco de limão deverão ser colocados numa panela e levados ao fogo baixo, até começarem a ferver. Nesse momento, adicione a gelatina dissolvida. Mexa bem para derreter toda a gelatina. Feito isso, retire a panela do fogo e coloque o guaraná. Agora é só leva para gelar até que esteja firme.

Calorias: 55 kcal.

Rendimento: 6 porções.

2. Mousse light de maracujá

Ingredientes:

  • 2 potes de iogurte natural diet;
  • 2 envelopes de gelatina incolor, sem sabor;
  • 1 xícara das de chá de suco de maracujá;
  • Adoçante;
  • 1 clara em ponto de neve;
  • Reserve algumas sementes de maracujá para enfeitar.

Preparo:

A gelatina deverá ser dissolvida seguindo as instruções da embalagem. Feito isso, todos os ingredientes, exceto a clara, deverão ser batidos no liquidificador.

A seguir, junte delicadamente a clara em neve. Distribua em taças e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Enfeite, depois de firme, com as sementes de maracujá.

Calorias: 65 kcal.

Rendimento: 6 porções.

3. Falso bombom de gelatina e uva

Ingredientes:

  • 20 uvas do tipo Itália, sem sementes;
  • ¼ de xícara das de chá de geleia diet, no sabor framboesa;
  • ½ xícara das de chá de groselha diet;
  • 2 envelopes de gelatina em pó, incolor, sem sabor, dissolvida em ¼ de xícara de água.

Preparo:

Dissolva a geleia na groselha. Leve ao fogo e deixe ferver. Agora é hora de juntar a gelatina. Mexa bem até que a gelatina dissolva completamente.

Pegue forminhas de bombom e umedeça com água. A seguir, coloque uma uva em cada cavidade das forminhas. Preencha com a mistura de gelatina e geleia. Leve à geladeira. Só desenforme os bombons na hora de servir.

Calorias: 56 kcal.

Rendimento: 20 bombons.

4. Frozen de gelatina de morango com manga

Ingredientes:

  • 2 mangas Palmer, sem casca, cortadas em tiras;
  • 1 xícara de chá de morangos lavados e sem as folhinhas;
  • 1 envelope de gelatina em pó, incolor, sem sabor, dissolvida em ½ xícara de água fria;
  • 3 colheres de sopa de adoçante.

Preparo:

Após hidratar a gelatina, será preciso aquecê-la em banho-maria por alguns minutos até que ela derreta totalmente. Isso também poderá ser feito no micro-ondas, em potência média por 15 segundos.

Agora é só bater tudo no liquidificador, distribuir em taças e levar à geladeira, por aproximadamente 2 horas.

Calorias: 34 kcal.

Rendimento: 5 porções.

5. Cupcake de gelatina

Essa receita é para quem tem alergia a leite, a ovos e a soja, pois nenhum desses ingredientes faz parte dela.

Ingredientes:

  • 1 caixa de gelatina sabor limão (mas, poderá ser o sabor de sua preferência);
  • 1 xícara de água;
  • 1 e ½ xícara de açúcar;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara das de chá de óleo;
  • 3 colheres de sobremesa de vinagre de maçã;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Preparo:

Misture o pó da gelatina no açúcar e reserve. A seguir, junte todos os ingredientes líquidos da receita. É hora de colocar a gelatina com o açúcar e misturar tudo muito bem. Não é necessário o uso de batedeira. Agora, basta ir adicionando a farinha de trigo às colheradas, delicadamente. Por último, coloque o fermento em pó.

Asse em forminhas próprias para cupcake, que deverão ser preenchidas somente até a metade. O forno deverá estar pré-aquecido a 180º. O tempo para assar costuma variar entre 20 a 25 minutos, ou até que estejam dourados.

Calorias: 223 kcal.

Rendimento: 18 porções.

6. Pudim de gelatina light e iogurte desnatado

Ingredientes:

  • 1 caixa de gelatina de morango light;
  • 4 copinhos de iogurte de morango light;
  • Morangos lavados.

Preparo:

Faça a gelatina seguindo instruções do fabricante, porém, diminua a água em 25%. Quando estiver completamente fria, acrescente os iogurtes e os pedaços de morango. Leve á geladeira.

7. Cheesecake light de gelatina

Ingredientes:

  • 2 copinhos de iogurte light;
  • 1 pacote de gelatina incolor, sem sabor;
  • 200 ml de leite desnatado;
  • 1 embalagem de cream cheese light;
  • Adoçante.

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma forma redonda de aro removível. Leve à geladeira no mínimo por 2 horas. Para cobrir seu cheesecake, use a receita de geleia de gelatina, logo abaixo.

8. Geleia de gelatina

Esta receita de sobremesa com gelatina serve para outras aplicações, não somente para o cheesecake, podendo ser recheio e cobertura de bolos, complemento de sorvetes e saladas de frutas e etc.

Ingredientes:

  • 1 pacote de gelatina light, no sabor morango, que deverá ser dissolvida em 300 ml de água fervente.
  • 2 colheres de sopa de chia.

Preparo:

Vamos dissolver a gelatina em 300 ml de água fervente. Acrescente, a seguir, a chia.

Deixe essa mistura fora da geladeira, pelo menos uma hora.

Leve à geladeira (quanto mais tempo a chia permanecer hidratando na gelatina, mais absorverá seu sabor, fazendo com que se assemelhe muito à geleias reais). Sugerimos que esse processo dure, pelo menos, 12 horas. Para conseguir o aspecto de geleia, basta esmagá-la com um garfo.

Se quiser que a consistência dessa geleia fique mais líquida, separe duas colheres de sopa da geleia que está pronta, e leve alguns segundos no micro-ondas até derreter. Espere esfriar completamente e misture à geleia flocada. A consistência dessa geleia dependerá muito do gosto pessoal. O sabor da gelatina poderá ser o de sua preferência.

Calorias: 64 kcal.

Rendimento: 10 porções.

Resumindo

Como pudemos observar, gelatina não é mais um pó colorido diluído em água. Atualmente, temos opções muito criativas, interessantes e saborosas para o preparo de uma sobremesa com gelatina.

Antes de torcer o nariz para a gelatina, tente algumas dessas sugestões. O sabor delicado e suave vai surpreender, deixando para trás aquela ideia de que gelatina é uma sobremesa sem graça.

Vídeo Relacionado:

E aí, gostou das dicas?

Você conhece outras receitas de sobremesa com gelatina light para compartilhar conosco? Já testou e aprovou alguma dessas acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “8 Receitas de Sobremesa Com Gelatina Light (poucas calorias)”