9 Benefícios do Óleo de Babaçu – Para Que Serve e Dicas

Cultivado principalmente na região norte e nordeste do Brasil, em estados como Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, o babaçu é encarado como uma praga no que se refere aos fins agrícolas. Isso porque ele renasce vigorosamente quando a mata é desmatada para dar lugar a outras culturas, além de se instalar facilmente e ser difícil de ser exterminado, o que torna difícil o cultivo de outras espécies no local onde ele se encontra.

Por outro lado, o fruto do babaçu é importante para a economia de subsistência dessas regiões e o óleo de babaçu, que é extraído das amêndoas encontradas dentro do fruto, chama atenção por conta de seus benefícios, sendo utilizado para fins alimentícios e na produção de cosméticos e produtos de limpeza.

Vamos conhecer alguns destes benefícios dos óleos de babaçu e descobrir para que serve o ingrediente, tanto para a saúde em geral, quanto estética.

9 benefícios do óleo de babaçu

1. Cuidado com os cabelos

O óleo de babaçu é um ingrediente utilizado na fabricação de produtos para cuidar dos cabelos. Ele é um emoliente natural, que deixa os fios mais suaves, macios e flexíveis, possui efeito fortalecedor e antisséptico, que combate infecções.

Credita-se ao produto a criação de uma película de proteção nos cabelos que bloqueia a umidade e evita o frizz. Há também benefícios do óleo de babaçu para a hidratação e disciplinamento dos fios capilares.

2. Fonte de ácido láurico

O óleo de babaçu é ainda fonte de ácido láurico (que está presente em 50% da composição do óleo), uma substância que equilibra a flora intestinal protegendo, assim, o intestino e prevenindo problemas como a diarreia e a prisão de ventre.

Alguns outros benefícios do óleo de babaçu devido à presença de ácido láurico são: combate a fungos, diminuição da inflamação, melhoria do funcionamento da tireoide, prevenção ao envelhecimento precoce e aumento da imunidade por estimular a médula óssea a formar mais linfócitos, que são células de defesa.

3. Tratamento de acnes

Também atribui-se ao óleo de babaçu uma propriedade anti-inflamatória. Aliando isso ao fato de poder ser aplicado diretamente na pele sem causar descamações ou obstruir os poros, o ingrediente torna-se benéfico para o tratamento de acnes.

4. Contribui para a cicatrização da pele

O óleo de babaçu ainda é fonte de vitamina E, um nutriente que colabora com a regeneração das células, além de possuir ação antimicrobiana. Com isso, o ingrediente ajuda na cura de danos ocorridos na pele como lábios rachados, queimaduras leves, cortes superficiais, calcanhares rachados e outras feridas de pequeno porte.

5. Reduz a vermelhidão e inflamação

Ao ser aplicado na pele afetada por mordidas de inseto, picadas, erupções, por doenças de pele como eczema, psoríase e rosácea ou por rachaduras, queimaduras e irritações, o óleo de babaçu ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação na pele, além de aliviar o desconforto, devido ao seu efeito anti-inflamatório.

6. Faz bem ao couro cabeludo

Além dos benefícios do óleo de babaçu à saúde dos cabelos, ele também colabora com o couro cabeludo, nutrindo e relaxando a região. O produto ainda pode ajudar pessoas que sofrem com caspa e irritações no couro cabeludo.

7. Promove unhas e cutículas saudáveis 

Como já mencionamos, o ingrediente é fonte de vitamina E. Outra função do nutriente refere-se à promoção de saúde das unhas. Aplicar o óleo de babaçu regularmente nos dedos dos pés e das mãos fortalece as unhas e amolece as cutículas.

8. Opção de óleo saudável 

Na cozinha, o óleo de babaçu pode ser utilizado como uma alternativa de óleo saudável para o preparo de alimentos. Ao ser ingerido, ele oferece os mesmos benefícios do óleo de coco, como melhoria do metabolismo, promoção de saúde dos hormônios, controle das taxas de açúcar no sangue, melhoria dos níveis de colesterol e fortalecimento da função cerebral, com a vantagem de não ter um cheiro tão forte de nozes, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos.

9. Antioxidante

Mais um dos benefícios do óleo de babaçu devido à vitamina E é o seu efeito antioxidante, que traz como resultado o combate aos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causam doenças degenerativas como o Alzheimer e favorecem o desenvolvimento de tumores.

Como utilizar

Para o uso oral recomenda-se ingerir uma colher de sopa de óleo de babaçu de duas a três vezes ao dia. Já para a aplicação nos cabelos, a orientação é misturar uma tampinha em 100 g de creme capilar.

Outra possibilidade é aplicar o óleo nos cabelos ainda secos, deixar agir por uma hora, e então lavar os fios com shampoo e condicionador. A indicação consiste em usá-los nos cabelos de uma a três vezes por semana.

Na pele, a orientação é aplicar uma pequena quantidade do óleo nas regiões determinadas. É recomendado deixar o óleo agir na pele durante 30 minutos e, então, tomar banho ou utilizá-lo antes de dormir, deixando-o agir durante a noite.

Aconselha-se não sair ao sol com o óleo de babaçu na pele. Para auxiliar nos tratamentos de problemas na pele, recomenda-se que a utilização do óleo de babaçu seja feita sob acompanhamento médico.

Nas unhas, a indicação é lavá-las com um sabonete antisséptico, passar um pouco de óleo de babaçu e esfregá-las bem para tirar o excesso. Após isso, passar uma base nas unhas e completar com o esmalte, se assim desejar.

O óleo de babaçu deve ser armazenado em local fresco e ventilado, longe da luz direta do sol e afastado do fogo, pois altas temperaturas podem acabar com suas propriedades.

Agora que sabe para que serve e conhece os benefícios do óleo de babaçu para a saúde, pretende utilizá-lo? Para que propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...

33 comentários em “9 Benefícios do Óleo de Babaçu – Para Que Serve e Dicas”

  1. SOU DA REGIÃO CONHEÇO BEM O ÓLEO; SÓ SABIA SEUS BENEFÍCIOS; VOU USAR COMO AGENTE DE COMBATE A DEFICIENTE DA TIROIDE.

  2. Sou maranhense e tenho sempre acesso a essa riqueza regional mas não dava muito valor agora, sabendo dessa informação vou valorizar e investir mais nele.

  3. Eu adquiri o óleo de Babaçu de uma destilaria de Goiás. Neste momento, estou usando em processo de massagem em meu cabelo. É a primeira vez que uso. vou deixar por 45 minutos.

  4. Adiquirí hje.um litro de oléo do babaçú,nunca usei,pelo odor que tem,até gostei.Como é extraído êsse óleo da amendoa,éle é caustíco ? Estou confuso se uso ou não ? Posso temperar folhas verdes ? Serve para frituras,como ôvo etc ? Regula as funções intestinal ?

    • Comecei a utilizar o óleo de côco babaçu e confesso que amei!!! Como sou uma pessoa muito atenta com minha alimentação. Tive o imenso prazer de conhecer esse produto.. faço arroz,bolos, ovos etc… Tudo fica uma delícia!!
      Minha amiga viajou para o Maranhão e já deixei claro.. traz óleo, rsrsrs a mesma chegou ontem e me trouxe 3 (três)litros … Ameiiiii❤️❤️agora não vivo sem… É para os cabelos, esfoliar a pele não tem outro ingrediente melhor…

  5. Sempre gostei muito do óleo de côco, e sei como se faz!! Sou do interior do Maranhão , Bequimão, para ser mais exata! A comida fica mais gostosa! Agora entendo porque no meu tempo de criança nunca ouvi falar de doença como ; colesterol alto, câncer,e outras doenças tão comum hoje! Era só o que se usava antigamente , por isso aprendi a fazer o óleo!!

  6. Trago sempre do Tocantins . A matéria tem razão quanto a ser como o óleo de coco , só não colocaram que o aroma do óleo de babaçu é fantástico , leve e até em frituras deixa essa leveza no ar. Sensacional o óleo. Melhor ainda nestes dias quentes ele fica na forma líquida, assim como o óleo de coco acima de 24 graus. Comecei a usar na barba e percebi que desinflama as acnes , espinhas e pelos encravados . Genial

  7. Eu amo esse óleo/azeite de babaçu, eu coloco no cuscuz, ovo frito, baião de dois, etc… Nem tenho coragem de passar no cabelo porquê gosto muito e aqui em Rondônia não tem, o meu vem do Pará. O maior fabricante é o Maranhão.

  8. Boa tarde!Agradeço muito pela informaçao do oleo babaçu,e gostaria por gentileza,de informar se posso fazer uso domestico e onde posso comprar o referido oleo babaçu.Atenciosamente.lucia.

  9. Bom dia pretendo usar para todos os benefícios que me foi exposto, minha mãe usou muito quando morava no maranhão era sua fonte de renda. 21/05/2018 BEIJOS.

  10. eu pretendo usar este azeite na minha alimentação e demais indicação fui criada no interior do maranhão e faziamos muito uso tanto do azeite como do leite é muito bom não vou mais deixar de usar obrigado

  11. Faço uso do oleo de babaçu puro, sem passar por PROCESSO industrial. Quando vou no Pará vou na fonte. Garrafas pet de dois litros sempre cheias. Se usado com sabedoria, dura pra vida inteira. Faço massagens nas minhas clientes com ele e tbem com o de andiroba. O cheiro é forte, mas nada como um banho após a massagem seguida de hidratação com coco Palmiste refinado, o que compro na Laszlo Aromaterapia. Minhas clientes estão amando, saúde em primeiro lugar. A estética é consequencia do ótimo trabalho manual. FELICIDADE NAO SE COMPRA, MASSAGEM SIM! É A MESMA COISA!

  12. Nasci no meio da floresta no interior do maranhão e lá agente utilizava o azeite ou óleo na produção de nossos alimentos, e dar um sabor e gosto delicioso nos alimentos, tanto num simples Arroz com cenoura, ou no bife de boi cozido e acompanhado com cebola é uma delicia.. essa mistura fiz aqui em minas, com o que a minha irmã me enviou.. e pretendo para fazer os meus alimentos somente com esse óleo ou Azeite, e abolir da mesa da minha cozinha os outros óleos que não são tão ricos em óleos graxos como ele e os benefícios que ele proporciona.
    Com ele, você pode fazer bolos, e beijus ou tapiocas como chamam em outros estados.

  13. Tenho o óleo, mas, não sabia o valor de suas propriedades, vou usar como indicado para os diferentes sitomas que sinto. Com incomodo de caspa, glicose, etc.

  14. eu uso o azeite de coco babaçu tem um cheiro delicioso e gostoso e saudável , eu só do maranhao mas moro em goiás , quando sei q alguém tá indo de férias pra lá já peço pra trazer pra mimmm

  15. Ele serve mesmo para combater o colesterol ruim? Visto que para ele ser extraído é necessário aquece-lo bastante

  16. bomia meu filho esta fazend dieta ele godt de peixe frito frag frito quero saber se não faz mal o cleserol esa alto .o

  17. gostei de mais deste artigo como posso adquerir o oleo de coco babaçu?
    me envie resposta para meu email obrigada

    • Eu faço uso do óleo da empresa FRANCOL que fica em Esperantina (PI)…eles vendem o óleo e também o azeite.
      Excelente, pois tenho obtido bons resultados!!!
      Não tenho endereço ou fone de contato, mas creio que no Google possa localizar.

  18. A minha saúde melhorou bastante com o uso do oleo de babaçu, reduzi a minha gordura abdominal, sofria com furunculoses nas axilas, e odor das mesmas(cc), um mês de uso e acabei com todas essas enfermidades. Veio direto do Maranhão muito bom, tem os mesmos beneficios do oleo de coco, e palmiste. A minha sogra já fazia uso pois a doutora recomendou para prevenir Alzheimer.

      • Eu estou usando azeite de babaçu é uma delícia. No peixe frito no ovo no arroz fica uma delícia meu irmão trouxe de Barras no Piauí próximo a Esperantina cidades vizinhas.

  19. Muitos bons benefícios deste agente natural e como é um produto de uma planta de extração, deveria ser replantada em todas as Regiões do Brasil, caso o clima a aceite, devido ao seu devido valor por uma qualidade de vida exemplar.

    • meu nobre giovani. Se vc for à regiao norte do brasil, que é 61 por cento do territorio nacional, verá que o babaçu é endemico, nativo em toda a amazonia, e ainda no maranhão e tocantins inteiro é so o que tem. Se vc é empreededor, pode ir pra lá investir só na extração, já está plantado, ou melhor é nativo de lá, e ninguém dá a menor bola pra ele, ou seja , pra quem quiser explorar.

Deixe um comentário