7 Benefícios da Vitamina E – Para Que Serve e Fontes

Especialista da área:
atualizado em 28/01/2020

A vitamina E diminui os danos provocados pelos radicais livres, melhora a aparência da pele e dos cabelos, melhora a cicatrização e fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios. Você descobrirá a seguir todos os benefícios da vitamina E, quais os seus efeitos colaterais, suas fontes naturais e como funciona a suplementação.

  Continua Depois da Publicidade  

A vitamina E é uma das substâncias mais abordadas pela mídia quando o assunto é nutrição. De tempos em tempos, recomenda-se a suplementação com vitamina E, apenas para depois contraindicar essa mesma suplementação.

Perda de equilíbrio, perda de reflexos, falta de coordenação, dificuldades para andar, doenças gastrointestinais, perda de cabelo e limitação na cicatrização dos tecidos são apenas alguns sintomas de falta de vitanima E no organismo

Se você tem um ou mais desses sintomas, precisa conhecer as causas e os outros sintomas associados à essa disfunção. Caso você esteja sofrendo dos inúmeros males enumerados acima por falta de vitamina E, saiba que é possível resolver isso de uma forma deliciosa que é se alimentando corretamente. Kiwi, morango, tomate e outras delícias são ricos nessa vitamina. Conheça 21 alimentos ricos em vitamina E.

Além de melhorar muito a sua saúde, a alimentação correta ou a suplementação com vitamina E podem trazer benefícios incríveis para pele. Atua como um hidratante, diminui cicatrizes, trata queimaduras, evita envelhecimento precoce e muito mais. Aprenda os 10 maiores benefícios da vitamina E para pele e como ela funciona para que isso ocorra no seu organismo.

Essa vitamina lipossolúvel é mesmo importantíssima e há muitos benefícios da vitamina E, mas a sua suplementação não é indicada para a maioria das pessoas. Na verdade, as fontes naturais são abundantes e suficientes para praticamente todo mundo.

Para estimular o consumo de suas fontes naturais, reunimos seis benefícios da vitamina E para a saúde e para a boa forma.

1. Ação Antioxidante

Entre as funções e benefícios da vitamina E, sua ação antioxidante é provavelmente a mais importante. Através dessa função a vitamina E é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias que figuram como uma das causas de muitas doenças crônicas e degenerativas.

Também em virtude de sua ação antioxidante, a vitamina E protege as gorduras do corpo contra a oxidação. Essa proteção é importante em vários níveis, a começar pela defesa da membrana plasmática, isto é, da membrana exterior das células. Essa defesa contribui para o bom funcionamento de todas as funções celulares.

2. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Outra importante gordura protegida pela vitamina E é o colesterol LDL (o colesterol “mau”). Também nesse caso a proteção é importantíssima, pois o colesterol LDL se torna muito mais perigoso caso seja oxidado, uma vez que passa a se acumular nas artérias e dá início ao processo de arteriosclerose.

  Continua Depois da Publicidade  

A vitamina E zela pela saúde circulatória de modo geral, já que uma de suas funções é a formação dos glóbulos vermelhos, atua na dilatação dos vasos sanguíneos e previne a formação de coágulos dentro do sistema circulatório.

3. Pele

A ação antioxidante é também reconhecida pelos seus benefícios estéticos, uma vez que os radicais livres são associados aos efeitos indesejados do envelhecimento. Um dos benefícios da vitamina E é sobretudo a boa aparência da pele, motivo pelo qual é muito usada pela indústria de cosméticos. É possível encontrar, por exemplo, quantidades consideráveis de vitamina E nos filtros solares. Nesse sentido, a propriedade mais relevante da vitamina E é manter a hidratação natural da pele.

Para aproveitar os benefícios da vitamina E para a pele, você pode ir além da alimentação rica em nutrientes e aplicar o óleo de vitamina E diretamente sobre a pele. A vitamina E de uso tópico hidrata as áreas mais secas da pele e ainda protegem esses locais. 

Um estudo feito com animais publicado em 2000 no periódico científico Nutrition and Cancer mostrou que o uso tópico de vitamina E foi capaz de diminuir danos agudos e crônicos na pele causados pela exposição aos raios ultravioletas do sol. Um efeito semelhante pode ser observado na pele de humanos.

4. Sistema Imunológico

Além dessas funções, um dos importantes benefícios da vitamina E é a manutenção do sistema imunológico. Numerosas pesquisas indicam que a imunidade depende amplamente de bons níveis de vitamina E, que demonstra sua eficácia especialmente em pessoas com a imunidade debilitada pelo envelhecimento ou por quaisquer doenças.

Em 2000, uma pesquisa publicada na revista Vitamins and Hormones já mostrava que as propriedades antioxidantes da vitamina E também ajudam a melhorar a resposta imune do organismo. A ingestão de vitamina E na forma de suplementos, principalmente quando há uma deficiência da vitamina, é essencial para fortalecer o sistema imunológico e ajudar as células de defesa do corpo a combater infecções e a evitar diversas doenças.

5. Saúde Muscular e Óssea

Como um efeito indireto, a vitamina E contribui para a saúde muscular e óssea, uma vez que é necessária para as funções de absorção e de uso do cálcio e do potássio, minerais importantes para o funcionamento e manutenção dos tecidos muscular e ósseo.

Além disso, ela tem um papel fundamental na produção de prostaglandinas, que são responsáveis por várias funções como a regulação da pressão arterial e da contração muscular. 

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ganho de Massa Muscular

A vitamina E certamente contribui para o ganho de massa muscular. Além de influenciar a saúde muscular indiretamente através do sistema circulatório e dos níveis de cálcio e potássio, a atuação antioxidante da vitamina E protege os músculos dos radicais livres que são normalmente liberados após os treinos de resistência muscular. Dessa forma, os músculos se recuperam mais rápido e melhor, o que facilita o ganho de massa muscular.

De acordo com dados publicados em 2015 no periódico Free Radical Biology & Medicine, a vitamina E também pode ajudar no reparo muscular após o exercício. 

7. Perda de Peso

O tema dos benefícios da vitamina E sobre a perda de peso é cheio de mitos. A ideia de que a vitamina E acelera o metabolismo é o fundamento mais frequentemente utilizado para justificar a influência da vitamina sobre a perda de peso. Na verdade, porém, a vitamina E não contribui para isso diretamente.

Entretanto, é possível falar de uma contribuição indireta da vitamina E para o emagrecimento: uma vez que a massa muscular aumenta o gasto calórico do corpo, é possível que a perda de peso seja um efeito colateral do ganho de massa muscular facilitado pelos bons níveis de vitamina E

Efeitos da Deficiência de Vitamina E

Níveis muito baixos de vitamina E são extremamente raros em pessoas saudáveis, uma vez que há muitos alimentos com vitamina E, suas fontes são abundantes e que ela pode, como uma vitamina lipossolúvel, ser armazenada pelo corpo. A deficiência de vitamina E, que ocorre em pessoas subnutridas ou com problemas na absorção de gorduras, provoca, porém, uma série de males.

Em primeiro lugar, o efeito anticoagulante da vitamina E pode fazer falta ao corpo, de modo que coágulos possivelmente perigosos podem se formar no sistema circulatório. A ação antioxidante na proteção das gorduras também deixa de existir, de modo que as células passam a sofrer danos. Especialmente perigosos são os danos às células nervosas, cuja bainha de mielina (que serve de proteção para as células) se enfraquece.

Dados de 1997 do periódico American Family Physician indicam que a deficiência em vitamina E pode causar um efeito devastador no sistema nervoso central, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como a esclerose múltipla, por exemplo.

Um outro estudo também antigo, mas de extrema importância, que foi publicado em 1992 na revista Gastroenterelogy mostra que distúrbios que prejudicam a absorção de gordura intestinal podem resultar em deficiência de vitamina E.

O sistema imunológico, em caso de falta de vitamina E, se enfraquece. O corpo fica ainda menos resistente com a queda nos níveis de glóbulos vermelhos, que pode provocar anemia. Além disso, uma deficiência prolongada deve causar uma queda nos níveis de cálcio e potássio, de modo que os ossos e os músculos têm seu funcionamento prejudicado e podem se degradar.

Diante dessas consequências da falta dessa vitamina, mais alguns sinais que podem ter relação direta com a ausência de vitamina E são: 

  • a ataxia em que ocorre a perda de controle dos movimentos do corpo; 
  • a fraqueza do sistema imunológico; 
  • a retinopatia em que há um dano na retina dos olhos;
  • a neuropatia periférica em que há dor, fraqueza ou formigamento nas mãos e nos pés.

Fontes Naturais de Vitamina E

São abundantes as fontes naturais de onde encontrar a vitamina E. A vitamina E concentra-se significativamente em vegetais verdes escuros, entre os quais as maiores concentrações se encontram no espinafre e nos aspargos.

Entretanto, uma vez que a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, também pode-se encontrá-la facilmente em alimentos com gorduras saudáveis, como nozes, sementes (sobretudo a semente de girassol), amêndoas, e peixes oleosos (como o salmão e a popular sardinha). Alguns óleos vegetais como o óleo de soja, o óleo de milho e o azeite também são fontes de vitamina E. Vegetais gordurosos, como o abacate, também são alimentos onde encontrar vitamina E é possível.

Suplementação de Vitamina E

Uma vez que as fontes naturais de vitamina E são abundantes e disponíveis, é muito raro que a suplementação de vitamina E seja realmente necessária. A suplementação pode, porém, ser benéfica para muitas pessoas, se feita dentro de limites seguros.

A recomendação de vitamina E por dia varia de acordo com a idade. Veja na tabela abaixo qual é a indicação para a sua idade:

Faixa etária Dose de vitamina E
0 a 6 meses 4 mg
7 a 12 meses 5 mg
1 a 3 anos 6 mg
4 a 8 anos 7 mg
9 a 13 anos 11 mg
14 anos ou mais 15 mg
Mulheres que amamentam 19 mg

A dose média considerada saudável para adultos é de 15 mg ou 22,4 unidades internacionais (UI) de vitamina E. 

As quantidades mencionadas acima costumam ser facilmente obtidas através de uma dieta saudável. Mas em casos de deficiência nutricional, pode ser necessário usar suplementos para reestabelecer os níveis saudáveis. A dose certa vai variar caso a caso e, assim, os suplementos devem ser usados com orientação médica apenas quando houver real necessidade.

Porém, na escolha de suplementos de vitamina E é necessário muito cuidado. Em primeiro lugar, recomenda-se se assegurar que o suplemento contenha a vitamina em sua forma natural, que é muito mais eficaz que a forma sintética.

Mais importante que isso, porém, é a determinação da dosagem. Apesar de doses abaixo de 1.000 mg (ou 1.500 UI) serem consideradas seguras para a maior parte das pessoas, recomenda-se fortemente a consulta a um médico para determinar a dosagem adequada levando em consideração a dieta e outros fatores. Evitar a overdose de vitamina E é, nesse caso, a prioridade.

Overdose de Vitamina E

Níveis muito altos de vitamina E são extremamente perigosos. O excesso de vitamina E provoca uma diminuição dramática nos níveis de vitamina K, responsável pela regulação dos processos de coagulação do sangue. Esse efeito, combinado à propriedade anticoagulante da vitamina E, cria um risco alto de sangramentos no corpo.

Doses elevadas de alfa-tocoferol (que é uma das formas mais importantes de vitamina E) podem causar graves complicações relacionadas à hemorragia já que a vitamina pode interromper a coagulação sanguínea e inibir a agregação plaquetária. 

Dois estudos – um já antigo publicado em 1994 no The New England Journal of Medicine e outro mais recente de 2008 publicado no periódico JAMA – sugeriram um risco maior de derrame hemorrágico em pessoas que usavam o alfa-tocoferol. Um dos grupos era de fumantes do sexo masculino que consumiram 50 mg de vitamina E por dia e o outro era um grupo de homens que usavam 400 unidades internacionais de vitamina E diariamente e que também tomavam aspirina.

De fato, o risco de sangramento pode se tornar ainda maior em caso de interação com medicamentos anticoagulantes como a aspirina. Como a aspirina é um remédio bastante usado pela população em geral, é preciso tomar bastante cuidado. Especialmente perigosa é a possibilidade de sangramentos letais no cérebro, de modo que a suplementação de vitamina E deve ser feita com absoluta cautela.

Fontes consultadas:

https://www.livescience.com/51543-vitamin-e.html

https://www.healthline.com/nutrition/foods-high-in-vitamin-e

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324308.php

https://medlineplus.gov/ency/article/002406.htm

https://www.healthline.com/health/all-about-vitamin-e

Referências adicionais:

Você tem o costume de consumir alimentos com vitamina E? Acredita que precisa aumentar suas fontes devido aos benefícios da vitamina E à saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (116 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

28 comentários em “7 Benefícios da Vitamina E – Para Que Serve e Fontes”

  1. Eu gostaria de comprar a probentol
    Para labios tenho.72 anos moro.no.interior de Sao Paulo.Porto Feliz nao tem.por aqui.posso comprar pelo.site