9 Dicas Para Escolher Uma Boa Academia de Ginástica

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Quando você precisa ir ao médico ou ao dentista, escolher uma escola para matricular os seus filhos ou o supermercado onde irá fazer as compras do mês, provavelmente faz uma pesquisa – por mais básica que seja – com o objetivo de descobrir qual profissional ou empresa irá lhe oferecer o melhor serviço. Pois bem, com a escolha da academia onde você irá praticar exercícios físicos, isso também não pode ser diferente.

Antes de decidir qual delas você irá frequentar, é importante levar em consideração uma série de critérios e fazer uma avaliação em relação a alguns itens, como você poderá conferir na nossa lista de dicas a seguir:

1. Localização

3aboaforma-trânsito

O endereço é um item bastante importante, especialmente para as pessoas que moram nas grandes cidades. Por isso, é mais vantajoso escolher uma academia que se localize perto da sua casa ou trabalho, para facilitar o seu acesso a ela.

Pense bem, você acaba de ter um dia estressante no trabalho e a sua academia fica do outro lado da cidade. O que vai ser mais provável de acontecer: você decidir ficar em casa e tomar um banho e relaxar ou escolher enfrentar o trânsito e se estressar mais um pouco para ir a academia?

Ou então, vamos supor que você é uma pessoa atarefada, que tem muitos compromissos em casa e no trabalho. Será que não irá pensar em deixar a academia de lado e poupar o tempo que leva para chegar ao local, usando-o nas suas outras obrigações?

A não ser que você seja uma pessoa com muita força de vontade, o risco de cair na tentação de matar a academia é bem grande. Já se a sua academia for bem perto do seu trabalho, você não terá a desculpa da distância e do trânsito e ficará mais difícil faltar a academia.

Por isso, quando for escolher um local para se matricular, não deixe de pensar nas facilidades de locomoção e opte por uma que esteja localizada de maneira que venha a facilitar – e não atrapalhar – a sua vida.

2. Horário de funcionamento

3bboaforma - academia 24 horasFoto: Academia24H.com

Outro ponto importante é verificar se a academia funciona em horários que se adequem à sua rotina. Se você precisa malhar muito cedo, de madrugada ou nos finais de semana, a melhor opção é se matricular em um estabelecimento que funcione 24 horas por dia.

Assim, se bater aquela preguiça e a má vontade, você não terá a desculpa de que a academia não está aberta ou que os horários não são os melhores para você.

3. Os membros da academia

3cboaforma-alunos

Algumas pessoas – como os novatos na academia ou os que estão muito acima do peso – podem se sentir um pouco intimidados ao ter que dividir o local de treinamento com pessoas saradas, do sexo oposto ou que sejam mais jovens.

Por isso, para evitar se sentir embaraçado ou envergonhado, o que elas podem fazer é procurar academias que dividam as turmas por idade, sexo ou nível físico. Outra saída é combinar com os amigos de frequentar as mesmas aulas na academia. Ter rostos familiares como companhia também pode ajudar a deixar a insegurança de lado.

4. Os profissionais

3dboaforma-professor

Ao escolher o local em que você irá malhar, é de fundamental importância pedir informações sobre as qualificações dos profissionais de Educação Física que irão te orientar durante os exercícios. É importante saber que graduação e experiência eles têm na área antes de contratar os serviços do local.

Da mesma forma, é essencial ter conversas informais com eles e com alguns de seus alunos para saber como eles são durante os treinamentos. Não deixem de verificar se eles são gentis, se têm paciência com quem tem dificuldade e dúvidas quanto aos exercícios e se sabem estimular os alunos.

5. Higienização

3eboaforma-banheiroFoto: Cia Athletica

Você estará em um local compartilhado por diversas pessoas, então quando for visitar a academia na qual está pensando em se matricular, não deixe de prestar uma atenção maior quanto a limpeza do local. Verifique se os equipamentos comunitários são bem higienizados, se os banheiros, vestiários, chuveiros e pias são bem limpos e se há profissionais que trabalham especificamente na higienização do estabelecimento.

6. Equipamentos de ginástica

3fboaforma-aparelhos de ginásticaFoto: Só Esteiras

Outro ponto importante de uma academia são os equipamentos de ginástica e a estrutura oferecidos por ela. Cheque se existem no local os aparelhos que você gostaria de usar e se eles estão em bom estado.

Também é interessante passar no estabelecimento em um dia em que haja bastante alunos se exercitando, para saber se o número de equipamentos é suficiente para todos os matriculados e se não há muita fila de espera para utilizá-los.

7. Oferta de aulas

3gboaforma-aulas

Antes de fechar com uma academia, tenha em mente quais são as aulas que você gostaria de fazer e peça informações sobre os horários e disponibilidade de vagas nelas. Veja também se alguma pela qual você se interessa não está fora do plano que pretende fazer e se você não terá que pagar alguma taxa extra por ela.

Dessa maneira, você pode evitar se matricular e pagar a mensalidade de uma academia que acabará não frequentando por faltas das aulas ou da disponibilidade de vagas e horários que sejam melhores para você.

8. Preço

budget calculation

Talvez esse seja o critério mais complicado e decisivo de sua escolha. A academia pode até passar na avaliação de todos os itens já mencionados anteriormente, mas se o valor da mensalidade não couber no seu orçamento, certamente ela se tornará uma opção descartada.

Ao pesquisar a academia, é recomendado saber qual é o valor da mensalidade, se há cobrança de matrícula, quais aulas extras o estabelecimento taxa e se ao assinar ao contrato você não terá que se comprometer a ser aluno por determinado período de tempo, sendo obrigado a pagar algum valor, caso resolva sair antes.

Com as condições e valores em mãos, a dica é fazer uma análise financeira e ver se é realmente possível arcar com os custos da academia. Se não for possível, é melhor procurar outra do que se arriscar e ter que acabar interrompendo as aulas por conta de falta de pagamento.

9. Não tenha pressa!

3iboaforma-dúvida

Praticar exercícios físicos com ajuda de profissionais preparados é extremamente importante sim, mas você não precisa ficar todo afobado na hora de escolher uma academia. Se perceber que está demorando um pouquinho para encontrar o local ideal, e ainda tem dúvidas, não desanime e siga com a busca. É melhor levar mais tempo para achar o melhor estabelecimento do que se matricular em qualquer uma, não ficar satisfeito com os serviços dela, ter que interromper as aulas e precisar recomeçar as buscas.

A academia que você escolheu para ser a sua passa em todos esses requisitos? Você tem alguma queixa dela? Por que não escolheu outra? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário