9 Receitas de Brigadeiro Funcional

Especialista:
atualizado em 28/05/2020

Aprenda como fazer receitas de brigadeiro funcional para manter a saúde e boa forma enquanto mata aquela vontade de comer doce.

Não há dúvidas de que o brigadeiro é uma paixão nacional, além de ser uma sobremesa tradicional no Brasil.

Criado em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial por uma confeiteira chamada Heloisa Nabuco de Oliveira, ele é tradicionalmente feito com leite condensado, manteiga, cacau em pó e coberto com chocolate granulado.

Como a alimentação funcional vem ganhando cada vez mais adeptos, bem como a dieta funcional , hoje em dia existem versões de vários alimentos e receitas que seguem essa linha, como acontece com essas receitas de brigadeiro funcional.

Graças a essa variedade, provavelmente alguma delas irá agradar aos diferentes paladares das pessoas que querem manter a forma, saúde ou simplesmente evitar alguns dos seus ingredientes.

O que são os alimentos funcionais

Na década de 1980, o governo japonês criou uma classe de alimentos que denominou como “alimentos funcionais”.

Eles são alimentos convencionais ou alimentos modicados que, além da nutrição básica, proporcionavam benefícios adicionais à saúde.

Essa classe de alimentos abrange uma variedade de alimentos, incluindo os integrais, alimentos enriquecidos, fortificados ou melhorados.

Geralmente, eles têm um efeito potencialmente benéfico na saúde quando consumidos em certos níveis regularmente.

Se você segue uma dieta funcional ou simplesmente quer conhecer opções mais saudáveis de brigadeiros, veja agora essas 9 receitas de brigadeiro funcional.

1. Receita de brigadeiro funcional sem leite condensado

Essa receita de brigadeiro é considerada funcional porque, além de ser menos calórica, ela contém banana, que é uma fonte de potássio, e cacau, que é rico em antioxidantes.

Ingredientes:

  • 2 colheres de cacau em pó;
  • 5 colheres de leite desnatado em pó;
  • 2 bananas bem maduras.

Modo de preparo:

Primeiro, coloque as duas bananas em uma tigela e esquente por 2 minutos no micro-ondas. Em seguida, retire do micro-ondas e adicione aos poucos o leite em pó e o cacau e vá mexendo até conseguir o ponto desejado.

Caso queira que os seus brigadeiros tenham mais consistência, adicione um pouco de leite em pó. Para finalizar, misture bem e enrole. Se quiser decorar, você pode passar os brigadeiros em cacau em pó.

2. Receita de brigadeiro funcional com farinha de maracujá

Essa receita de brigadeiro contém bem menos calorias que a original. Além disso, ela é composta por chocolate 70% cacau, que é fonte de cobre, magnésio, manganês e ferro, farinha de maracujá, rica em pectina, e a biomassa de banana verde, que é rica em amido resistente.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de chocolate 70% cacau;
  • ½ xícara de chá de biomassa de banana verdes;
  • 1 copo de leite;
  • 1 colher de sopa de farinha de maracujá.

Se quiser decorar o seu brigadeiro de maneira funcional, poderá usar coco ralado, lascas de castanha-do-pará ou de amêndoas.

Modo de preparo:

Coloque o chocolate 70% cacau e a farinha de maracujá em uma panela e mantenha em fogo médio (180ºC) mexendo sem parar até que comece a soltar do fundo panela.

Em seguida, acrescente a biomassa, misture com os outros ingredientes e desligue o fogo. Espere até que essa mistura esfrie, leve ao congelador e espere por cerca de 3 horas.

Por último, retire e faça as bolinhas. Se você quiser, pode usar as dicas de decoração para decorá-las.

3. Receita de brigadeiro sem lactose

Além de não conter lactose, essa receita é composta por ameixa seca, que contém mais de 15 vitaminas e minerais diferentes, fibras e antioxidantes.

Nela, você também irá utilizar biomassa de banana verde, cacau, óleo de coco, mel e se preferir poderá adicionar leite de amêndoas. Todos esses ingredientes oferecem diversos benefícios para a saúde.

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 300 gramas de ameixas pretas desidratadas e sem caroço;
  • 1 ½ xícara de água filtrada ou leite de amêndoas;
  • 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Primeiramente, hidrate as ameixas colocando-as de molho em um pouco de água. Enquanto elas hidratam, coloque o leite de amêndoas ou água para ferver.

Assim que ou a água ou o leite de amêndoas estiver fervendo, adicione as ameixas. Em seguida, bata todos os ingredientes em um processador ou liquidificador deixado o mel e o cacau em pó por último.

Quando a mistura estiver homogênea, coloque em um recipiente de vidro, tampe e leve por alguns minutos à geladeira caso queira que o seu brigadeiro fique mais firme.

4. Receita de brigadeiro de biomassa de banana verde com açúcar demerara e óleo de coco

O óleo de coco é uma gordura considerada “amiga da perda de peso” poruqe contém ácidos graxos com forte efeito no seu metabolismo.

É por isso que ele ajuda a queimar mais calorias, reduzir o IMC – Índice de Massa Corporal, o apetite e a gordura da cintura além de vários outros benefícios para a saúde.

Ingredientes:

  • 11/2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo;
  • Biomassa de uma banana;
  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 2 colheres de cacau em pó.

Se você quiser decorar, poderá deixar ainda mais saudável, passando as suas bolinhas de brigadeiro em chia, castanhas, coco ou cacau em pó.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Mexa até dar o ponto de enrolar, e se preferir também pode comer de colher.

5. Receita de brigadeiro funcional de leite de coco

O leite de coco pode beneficiar a saúde de várias maneiras, como por exemplo, estimulando a perda de peso e diminuindo o colesterol.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate com 70% de cacau ou sem lactose;
  • Meio litro de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel, açúcar mascavo, açúcar orgânico, açúcar de coco ou stevia.

Modo de Preparo:

Ferva o leite de coco junto com o açúcar de sua preferência, mexendo sempre para que não levante fervura e vaze da panela, até que o volume se reduza pela metade.

Em seguida, adicione o chocolate e misture tudo até que fique com a consistência de um brigadeiro. Nessa receita não é necessário adicionar gordura devido a própria gordura do leite de coco. Espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 1 hora e ele já está pronto.

6. Receita de brigadeiro de batata doce com chocolate

Esse brigadeiro não leva açúcar em seu preparo. Além de ser ideal para quem malha, também é perfeito para as pessoas com intolerância à lactose, que estão de dieta, fazem reeducação alimentar ou para bebês que estão na fase da introdução alimentar.

A batata doce é uma fonte rica de fibras além de conter uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo cálcio, selênio, ferro, vitaminas B e C. Esse alimento também é rico em um antioxidante conhecido como betacaroteno, que quando consumido se converte em vitamina A.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco;
  • 1 ½ xícara de chá de batata doce cozida e amassada;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó.

Modo de preparo:

Misture a batata doce com todos os outros ingredientes em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela.

Transfira para um prato, deixe esfriar e em seguida deixe na geladeira por mais 15 minutos. Agora, basta enrolar e decorar da maneira que você preferir.

7. Receita de brigadeiro funcional com farinha de arroz

A farinha de arroz é um alimento rico em fibras que são benéficas para a saúde, podem melhorar a função hepática e não contém glutén.

Além disso, esse brigadeiro também contém biomassa de banana verde, cacau em pó, óleo de coco ou manteiga ghee, ingredientes muito saudáveis.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de farinha de arroz;
  • 4 colheres de sopa rasas de cacau em pó;
  • 3 xícaras de biomassa de banana verde em temperatura ambiente;
  • 2 colheres de óleo de coco ou manteiga ghee;
  • 6 colheres rasas de açúcar mascavo.

Modo de Preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela e misture bem antes de levar ao fogo. Cozinhe em fogo brando e mexa sempre até formar uma massa homogênea e lisa, parecida com a de um brigadeiro tradicional.

Leve à geladeira e deixe gelar por uma hora. Por último, retire e faça as bolinhas de brigadeiro. Se preferir, você pode decorar com castanhas ou lascas de chocolate.

8. Receita de brigadeiro funcional de abacate

Os abacates são ótimas fontes de vitamina K, folato, vitamina C, B5, B6, E e potássio.

Essas frutas também contêm pequenas quantidades de manganês, ferro, magnésio, cobre, zinco, fósforo, vitaminas A, B1 (tiamina), B3 (riboflavina) e B3 (niacina) além de ácidos graxos monoinsaturados.

Esse brigadeiro também é composto por outros ingredientes saudáveis como canela, que é também um termogênico natural, óleo de coco e cacau.

Ingredientes:

  • 1 abacate pequeno;
  • 1 colher de sopa de mel (opcional);
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 50 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de cacau;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de chá de canela.

Modo de preparo:

Com exceção da água, bata todos os outros ingredientes no liquidificador na potência mais fraca. Em seguida, vá acrescentando aos poucos a água para não perder o ponto.

Se quiser uma consistência mais firme, coloque em um pote e leve à geladeira, se não, ele está pronto para comer.

9. Receita de brigadeiro de ameixas secas com nozes e amêndoas

As nozes são ricas em antioxidantes, são uma excelente fonte de ômega 3, aminoácidos e magnésio, enquanto que amêndoas são ricas em antioxidantes, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Juntando esses dois ingredientes com todos os outros benefícios da ameixa seca, essa é uma das receitas de brigadeiro funcional bastante saudável, fácil e prática de se fazer e ideal até como alimento pré-treino.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de amêndoas cruas e sem sal;
  • 1 xícara de chá de nozes sem sal;
  • 1 xícara de ameixa seca sem caroço.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um processador ou liquidificar e em seguida, faça bolinhas para formas esses brigadeiros funcionais, e agora é só aproveitar.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas receitas de brigadeiro funcional que separamos? Pretende experimentar alguma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário