Manteiga ghee

14 Benefícios da Manteiga Ghee – Como Fazer, O Que é e Receita

Há muito benefícios da manteiga ghee para o nosso organismo, que incluem a proteção do sistema gastrointestinal, fornecimento de energia, influência nos níveis de colesterol, além de benefícios quanto à saúde das articulações, olhos e do sistema imunológico em geral.

Abaixo, vamos detalhar os melhores benefícios da manteiga ghee, além de dar dicas de como fazer em casa e dar algumas sugestões de receitas com ela.

O que é a manteiga ghee?

A manteiga ghee, também conhecida como manteiga clarificada, é um tipo de manteiga especial em que o produto é cozido de modo a concentrar a manteiga e remover resíduos provenientes do seu preparo. Mas o que isso significa?

As manteigas normais apresentam diversos resíduos lácteos, e é por essa razão que precisam ser armazenadas na geladeira para que não estraguem. Já a manteiga ghee é uma combinação praticamente pura de gordura sem nenhum resíduo de leite, o que significa que ela não precisa ser refrigerada para sua conservação.

Desta forma, a manteiga ghee é muito popular desde a antiguidade, já que ela pode durar meses ou até anos sem nenhuma refrigeração, e naquele tempo não havia a facilidade de refrigeração como temos nos dias de hoje com a eletricidade.

A manteiga ghee tem sua origem na Índia e se popularizou em praticamente toda a Ásia e na África. Além dos benefícios que serão citados em seguida, a ghee tem um sabor e aroma muito originais e agradáveis que podem ser aproveitados nos mais diversos tipos de receitas.

O consumo da manteiga clarificada deve ser moderado, já que é um produto composto por gordura, o que pode ser perigoso para algumas pessoas.

Calorias

Apesar de ser composta basicamente por gordura e por ter um alto valor calórico (cada colher de sopa tem cerca de 110 caloria), a manteiga ghee tem um valor nutricional interessante. Ela apresenta em sua composição níveis significativos de vitamina A, vitamina E e vitamina D.

Existe um mito associado com o consumo de gordura. Muitas pessoas pensam que tudo que tem gordura não é um alimento saudável. Porém, ela é um macronutriente necessário em nossa dieta, assim como as proteínas e os carboidratos.

O segredo está em escolher boas fontes e na moderação do consumo, já que nosso corpo precisa de uma quantidade maior de proteínas e carboidratos do que de gorduras.

As gorduras insaturadas do tipo ômega 3, por exemplo, estão presentes na manteiga ghee, além de outros ácidos graxos como o ácido linoléico e o ácido butírico, que são gorduras saudáveis que trazem diversos benefícios para o nosso organismo, dentre eles a manutenção e equilíbrio dos níveis de colesterol.

O único cuidado a ser tomado é com a quantidade, já que gordura em excesso pode levar ao acúmulo resultando em doenças como a obesidade.

14 benefícios da manteiga ghee

Para justificar uma possível substituição na sua dieta da manteiga comum pela manteiga clarificada, vamos mostrar os melhores benefícios da manteiga ghee para a nossa saúde.

1. Resistente a altas temperaturas

A resistência da manteiga ghee a temperaturas altas torna-a uma boa alternativa na cozinha. Isso significa que mesmo quando aquecida a altas temperaturas, a manteiga ghee não gera fumaça tóxica nem libera substâncias nocivas à nossa saúde, o que é muito comum nos óleos de cozinha comumente utilizados.

Dessa forma, a manteiga ghee tem maior estabilidade em altas temperaturas do que óleos como o de canola, de amendoim ou de milho. Assim, é possível utilizar a manteiga ghee para refogar e fritar alimentos sem medo de gerar substâncias tóxicas.

2. Energia

Os diversos tipos de gorduras que compõem a manteiga ghee são uma mistura de ácidos graxos que são uma fonte de gordura boa para o nosso organismo e que são processados pelo fígado, onde são convertidos em energia.

Dessa forma, a gordura ingerida não é armazenada no tecido adiposo (o que contribuiria para o ganho de peso), mas sim convertida em energia. Atletas e pessoas fisicamente ativas têm muito a aproveitar dos benefícios da manteiga ghee, cuja ingestão resultará em uma explosão de energia.

3. Redução de alergias

A manteiga ghee é livre de resíduos lácteos, o que significa que pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose ou caseína (substâncias presentes no leite), por exemplo, podem consumir esse tipo de manteiga sem problemas.

Além disso, pessoas que têm problemas ao ingerir manteiga devido a complicações gastrointestinais também podem usar a manteiga ghee como substituta da manteiga comum.

4. Saúde do coração e diminuição do colesterol

Muitas pessoas associam o consumo de gordura a problemas de saúde do coração, por exemplo. Porém, como há uma grande variedade de gorduras saudáveis na manteiga ghee, ela pode ajudar a manter o coração saudável. Isso porque os ácidos graxos do tipo ômega 3 podem ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o que resulta em um coração mais forte e saudável.

5. Redução da inflamação

O ácido butírico presente na ghee é um dos ácidos graxos de cadeia curta mais benéficos para o nosso organismo. Pesquisas recentes indicam que ele tem um papel importante em diminuir a inflamação em diversas partes do corpo, especialmente no trato gastrointestinal.

Dessa forma, há benefícios da manteiga ghee para quem sofre de problemas gastrointestinais como a colite ulcerativa, por exemplo. Além disso, há relatos desde a antiguidade de que essa manteiga foi muito usada na medicina tradicional para tratar inflamações de vários tipos.

6. Eliminação de radicais livres

A vitamina A encontrada na manteiga clarificada é um tipo de carotenoide muito importante que é capaz de eliminar radicais livres no organismo. Além disso, o ácido linoléico e o ácido butírico apresentam poder antioxidante, que potencializam esse efeito da vitamina A.

O resultado é um produto que luta contra os radicais livres, diminuindo o risco de desenvolver vários tipos de câncer causados por estresses oxidativos no nosso organismo.

7. Saúde dos olhos

Mais uma vez, a vitamina A é responsável por esses benefícios da manteiga ghee. Devido à presença desta vitamina na manteiga, o produto se torna essencial para proteger a saúde dos olhos. Os carotenoides que compõem essa vitamina são antioxidantes que eliminam e neutralizam os radicais livres que atacam as células maculares (próximas da retina dos olhoso), impedindo assim problemas de saúde ocular como degeneração macular e o desenvolvimento de catarata.

8. Sistema imunológico

O ácido butítirco também tem relação com o estímulo da produção de células T, que são as células mais importantes do sistema imunológico. Assim, um dos benefícios da manteiga ghee é a capacidade de deixar o seu sistema imunológico ainda mais forte através desse estímulo.

9. Ossos saudáveis

A manteiga ghee é uma ótima fonte de vitamina K2, que participa da contrução de ossos e atua na manutenção e crescimento deles. Além disso, a vitamina K2 ajuda na absorção do cálcio, que é essencial para manter a densidade e estrutura óssea adequadas.

10. Rica em vitaminas

A presença dos mais diversos tipos de vitaminas, principalmente as lipossolúveis (que se solubilizam em gorduras) é um dos grandes benefícios da manteiga ghee. As vitaminas presentes em maior quantidade incluem as vitamina A, D e E, que ajudam a saúde da visão, dos ossos e da pele, respectivamente.

11. Fonte de gordura saudável

Os ácidos graxos essencias presentes na manteiga clarificada são uma ótima fonte de gordura boa para o nosso organismo. Essas substâncias, além de nos fornecer energia, são capazes de manter níveis adequados de insulina no corpo, têm ação anti-inflamatória e agem na prevenção e contra problemas gastrointestinais.

O ácido graxo linoléico, em especial, é associado a diversos benefícios como a atuação na redução da gordura corporal e o combate a doenças como obesidade e colesterol alto, alívio na inflamação e diminuição da pressão arterial.

12. Digestão

Um dos benefícios da manteiga ghee inclui uma melhora no sistema digestivo. Devido à presença de ácido butírico ou butirato, a saúde intestinal é beneficiada. Isso porque estudos sugerem que o butirato é capaz de atuar na flora intestinal da mesma forma que as fibras, promovendo um microbioma intestinal saudável e ajudando no processo digestivo.

Além disso, estudos indicam que o butirato é capaz de trazer alívio à constipação e fornece energia para as células presentes no cólon ou intestino grosso, ajudando a fortalecer o intestino e combater problemas inflamatórios na região.

13. Efeito anti-inflamatório

Devido à presença de vitaminas e minerais, a manteiga ghee é capaz de agir como anti-inflamatório por tratar diversas doenças, desde a Antiguidade. Além disso, especialistas acreditam que, a longo prazo, processos inflamatórios podem resultar em problemas como artrite, Alzheimer, diabetes e até alguns tipos de câncer. Assim, o consumo de manteiga ghee poderia evitar o surgimento dessas condições.

14. Pele saudável

A presença de vitamina E é capaz de trazer benefícios da manteiga ghee para a pele como tratar a pele danificada e melhorar seu aspecto e saúde.

15. Perda de peso

Apesar de não ter estudos suficientes, há indícios de que a manteiga ghee e os ácidos graxos presentes nela podem aumentar a queima de gordura e ajudar na perda de peso. Porém, mais estudos são necessários, já que a manteiga ghee apresenta um alto teor calórico. É claro que resultados como esse devem ser acompanhados de uma dieta nutricional equilibrada com o consumo adequado de macronutrientes para evitar o efeito contrário.

Como fazer? Receita de manteiga ghee

Uma das desvantagens de usar a manteiga ghee é o seu preço. Ela costuma ser vendida a valores mais altos do que a manteiga comum, dificultando um pouco a incorporação desse alimento na dieta. Por isso, vamos te ensinar como fazer sua própria manteiga clarificada em casa.

Para isso, você vai precisar de alguma manteiga sem sal. Quanto melhor a manteiga utilizada, melhor e mais saudável será a sua manteiga ghee.

Ingredientes: manteiga orgânica.

Modo de preparo:

Primeiramente, corte a manteiga em diversos quadrados e coloque para derreter em uma panela em fogo médio para que ela não queime. Logo uma espuma branca e espessa será observada na superfície da panela, que é a lactose e a caseína presente na manteiga comum.

Existem duas formas de retirar esses componentes: com o uso de uma escumadeira você pode ir retirando a espuma conforme ela é sendo formada ou continue mexendo até a manteiga começar a ferver e ocorrer a formação de um sólido no fundo e nas laterais da panela. Continue empurrando o sólido que grudar nas laterais para o fundo da panela até que a manteiga fique cada vez mais clara e não ocorrer mais formação de espuma branca. Quando novas bolhas começarem a se formar e todo o sólido for depositado, é hora de peneirar o produto com o uso de um tecido de algodão ou gaze para separar a lactose da manteiga.

Basta então transferir o líquido obtido para um pote de vidro onde sua ghee será armazenada e descartar os sólidos filtrados. Cubra o frasco deixando uma pequena brecha e deixe por várias horas ou até mesmo um dia inteiro em temperatura ambiente.

Armazenamento

Basta manter o frasco fechado em temperatura ambiente e usar sua ghee em diversas receitas. A validade desse produto é de 3 meses.

Receitas com Ghee

A manteiga ghee pode ser usada nas mais diversas receitas em substituição à manteiga comum. Ela pode ser usada como óleo de aquecimento em qualquer receita, já que é super resistente a altas temperaturas, com a vantagem de não formar substâncias nocivas à saúde durante o aquecimento.

Em nosso site, você encontra inúmeras receitas com ghee que pode conferir no link.

Onde comprar

Se preferir comprar o produto ao invés de prepará-lo em casa, é possível encontrar a manteiga ghee em alguns supermercados, mas principalmente em lojas de produtos naturais. O preço de uma porção de cerca de 250 gramas, por exemplo, custa em torno de 30 reais.

De uma forma ou de outra, o consumo de manteiga ghee em sua dieta é uma escolha muito saudável, principalmente se substituir o óleo de soja e outros menos saudáveus nas suas receitas e usar o produto com moderação em uma dieta equilibrada.

Referências adicionais:

O que você achou de todos os benefícios da manteiga ghee que separamos acima? Pretende aprender como fazer em casa para aproveitar em suas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,69 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*