A Dieta da Banana – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Você quer perder aqueles quilinhos a mais e não sabe como? Diversos meios de comunicação disponibilizam inúmeras dietas com promessas milagrosas, mas será mesmo que alguma delas é a ideal para os seus objetivos? Pois é, podemos reconhecer que opções não faltam, mas será mesmo que elas são eficientes? Diversos estudos buscam comprovar as boas reações que cada uma delas pode oferecer, dentre elas, podemos destacar a dieta da banana.

Ela é simples, promete emagrecer até 3 quilos por semana, e fazer pequenas exigências que podem ser cumpridas por você. Essa dieta é conhecida internacionalmente, o que pode convencer muitas pessoas apenas pela popularidade, sem qualquer preocupação com os efeitos colaterais à saúde. A partir de agora nós conheceremos melhor sobre a dieta da banana e você poderá reconhecer se ela é ideal para o seu emagrecimento ou não.

Propriedades da banana

Se você acha que a banana pode apenas beneficiar à perda de peso, está completamente enganado. A fruta pode auxiliar no tratamento de depressão, pois ela contém altos níveis de triptofano, o qual é transformado em serotonina, que é o neurotransmissor cerebral do humor. Afirma-se que comer duas bananas antes dos treinos de alta intensidade pode resultar em uma energia extra para o seu rendimento ser ainda melhor. O consumo da fruta também pode reduzir as possibilidades de ocorrência de câimbras durante o período noturno e enquanto você estiver treinando.

A banana pode auxiliar a neutralizar a perda de cálcio, o que pode contribuir para o fortalecimento de seus ossos. A intensidade dos sintomas da TPM também pode ser reduzida, já que regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea e induz ao relaxamento. Se você possui desconfortos abdominais, inchaços, pode consumir banana sem preocupações e ainda desfrutar dos benefícios de conviver com menos inchaços. Ela pode auxiliar na proteção contra diabetes tipo 2, fortalece ao sistema nervoso, auxilia na produção de glóbulos brancos graças à presença de altos níveis de vitamina B6 em sua composição. A banana pode fortalecer seu sangue e evitar casos de anemia, pois contribui com quantidade significativa de Ferro. Ela também se destaca por ser rica em potássio e conter pouca quantidade de sal.

A banana é popularmente conhecida devido ao seu potencial para reduzir pressão arterial e evitar casos de ataques cardíacos e derrames. A pectina contida na fruta pode proporcionar uma melhor digestão, pois ela pode auxiliar na eliminação regular de toxinas prejudiciais ao equilíbrio de seu organismo. A fibra contida na fruta também pode contribuir contra prisão de ventre, assim regulando o funcionamento da flora intestinal. Bom, você já pode notar que há uma diversidade de benefícios que podem ser oferecidos pela fruta. Mas será que a dieta da banana emagrece além de proporcionar estes benefícios?

Como funciona a dieta da banana?

A dieta é simples, qualquer pessoa poderia se arriscar a fazer, mas isso pode ser um risco à saúde. Inicialmente, indica-se o consumo de 1 copo de água natural no inicio da manha. A bebida deve ser consumida junto com a banana, a quantidade pode ser adequada de acordo com a sua fome, principalmente porque a sua próxima refeição será o almoço. As refeições não podem ser realizadas com o acompanhamento de bebidas, é permitido apenas o consumo de água. A ultima refeição deve ser realizada até as 20:00 horas, nunca após.

Sabemos que diversas pessoas convivem com compulsão alimentar e ansiedade, fatores os quais interferem e induzem ao consumo de alimentos sem qualquer indicio de fome. Se você se sentir ansioso ou com fome após o horário permitido, é recomendado beber chás, eles podem ser de acordo com o seu gosto, sem nenhum sabor pré-determinado.

A dieta da banana também exige que você durma cedo, e bem, pois é dito que um corpo deve descansar para acordar mais revigorado e disposto.

A diferença entre a dieta da banana e as demais, é que esta induz ao consumo da fruta. O consumo de alimentos gordurosos e muito calóricos não é permitido. Bebidas alcoólicas não são permitidas.

Você deve se questionar se só comerá essa fruta, mas as recomendações pensaram nisso também. O consumo obrigatório de banana é no café da manhã, por isso a dieta é conhecida como dieta matinal da banana. Uma outra refeição fica reservada para você consumir uma outra fruta ou desfrutar novamente do gosto da banana.

Cardápio

-Café da manhã

  • 1 copo de água natural (indica-se também o consumo de água da torneira)
  • Banana a gosto

– Não possui lanche da manhã

– Almoço

  • A dieta da banana não possui cardápio fixo, ou seja, você pode adequar às refeições de acordo com o seu paladar. É importante que você reflita que não deve comer alimentos gordurosos ou calóricos, assim, monte sua refeição com porções adequadas com todos os nutrientes necessários ao funcionamento regular de seu organismo. Busque sempre adicionar uma porção de carboidratos saudáveis, proteínas, minerais e muitos outros.

– Lanche da tarde

  • Uma fruta
  • Você pode consumir banana ou outra fruta que seja mais compatível com o seu gosto.

– Jantar

  • O seu jantar deve ser feito seguindo as indicações do almoço.
  • A refeição deve ser realizada até as 20:00 horas.

– Ceia

  • Caso você sinta fome após o jantar, recomenda-se o consumo apenas de água ou chás.

Baixo custo

Um dos argumentos mais convincentes para você adotar a dieta da banana, é que ela não exige altos gastos. O preço da banana é acessível para todos, assim, todos podem se manter saudáveis e nutridos com os nutrientes contidos na fruta.

Dicas

  • Consuma chás, eles podem intensificar a queima de calorias, já que oferecem suporte à termogênese.
  • Comer banana todos os dias pode se tornar pouco motivante. Una a banana com cereais e grãos integrais, para que se café da manhã permaneça saudável e você possa desfrutar de sabores diferentes.
  • Não se esqueça de dormir 8 horas por dia, pesquisadores afirmam que ela só terá efeito, se todas as recomendações forem adotadas.
  • Em eventos, é permitido apenas o consumo de água e vinho, então, atente para as dosagens, fuja dos excessos.

Avaliação médica

A dieta da banana conta com diversas contradições, principalmente porque você pode ler diversas informações sobre ela, e é possível notar que há falta de informações e algumas são diferenciadas. Você pode refletir e concluir se é válido adotá-la ou não, mas o ideal é que você busque uma avaliação médica para o seu caso de forma particular. Apenas o profissional da saúde poderá reconhecer as suas reais necessidades e assim adequar um plano alimentar coerente com funcionamento de seu corpo. Adote uma alimentação saudável permanente, assim você se manterá no peso ideal e com corpo saudável.

Exercícios físicos

A dieta se diferencia das demais, pois não induz à pratica regular de exercícios físicos. É importante que antes de você adotar qualquer metodologia para perder peso, busque alternativas naturais, assim, os exercícios físicos deve ser a primeira atitude para reduzir seu peso. Adicione habito saudáveis à sua vida, não adote dietas sem fundamentos convincentes e que possam comprometer a sua qualidade de vida, repense e esforce-se mais para ter uma vida mais saudável e sem prejuízos posteriormente.

O que você achou da dieta da banana? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “A Dieta da Banana – Como Funciona, Cardápio e Dicas”