A relação que a COVID-19 pode ter com a disfunção erétil

Especialista da área:
atualizado em 20/04/2021

Mais de um ano após o surgimento da pandemia do novo coronavírus, médicos e cientistas ainda estão entendendo quais podem ser os efeitos de longo prazo da COVID-19.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, algo que se observou foi que algumas pessoas podem ter sintomas persistentes da doença, no que se chama de síndrome pós-COVID-19. Agora, pesquisas estão avaliando o impacto que o vírus pode ter na saúde sexual e reprodutiva do homem.

Uma das questões que os cientistas estão estudando é a relação que o novo coronavírus pode ter com a disfunção erétil. Há três fatores que podem influenciar o possível surgimento da doença em homens que tiveram COVID-19:

Efeitos vasculares

Casal na cama

Já é de conhecimento dos especialistas que os sistemas vascular e reprodutivo estão ligados. Tanto que a dificuldade de conseguir ou manter uma ereção pode ser um fator de risco para doença no coração.

Além disso, eles sabem que a COVID-19 pode causar uma hiperinflamação em todo o corpo, especialmente no coração e nos músculos vizinhos.

A piora na condição vascular que o novo coronavírus provoca pode bloquear ou limitar o suprimento de sangue ao pênis. A saber, uma ereção resulta justamente do aumento de fluxo sanguíneo ao pênis.

Impacto psicológico

Além disso, a atividade sexual tem uma relação muito próxima com a saúde mental. Assim, o estresse, a ansiedade e a depressão que o vírus e a pandemia causam podem ter uma ligação com a disfunção sexual.

Deterioração da saúde como um todo

Homem doente

A disfunção erétil também costuma ser sintoma de algum problema de saúde de base. Aliás, homens que têm uma saúde ruim correm mais risco de ter disfunção erétil e de sofrer uma reação grave à COVID-19.

Ao mesmo tempo, como o novo coronavírus pode causar uma infinidade de problemas no organismo, a saúde estar ruim de modo geral é um fator de preocupação em relação à disfunção erétil e outras complicações.

“Particularmente para homens jovens e saudáveis que desenvolvem a disfunção erétil abruptamente e especialmente depois de ter COVID-19, isso pode ser um sinal de que algo mais sério está ocorrendo”, explicou o urologista Ryan Berglund.

  Continua Depois da Publicidade  

Dano testicular

Ademais, outra preocupação das pesquisas é o potencial dano aos testículos que pode ocorrer após a infecção pelo novo coronavírus. Mas ainda é cedo para dizer se isso é permanente ou temporário e se pode afetar a fertilidade.

De qualquer modo, vale ressaltar que a idade é um ponto importante a se considerar, já que é fator de risco tanto para a COVID-19 quanto para a disfunção erétil.

Vamos com calma

Entretanto, Berglund advertiu que embora se saiba que existe uma série de diferentes maneiras como o novo coronavírus poderia causar a disfunção erétil, mais pesquisas são necessárias antes que se saiba com certeza.

De acordo com o urologista, ainda estamos começando a entender quais complicações de longo prazo o vírus pode provocar, o que inclui as consequências negativas à saúde reprodutiva e sexual do homem.

Vídeo

Por fim, saiba mais sobre outro problema que pode preocupar os homens: no vídeo abaixo, a nossa nutricionista apresenta alguns sintomas da testosterona baixa:

Fontes e Referências Adicionais

Você teve ou conhece alguém que teve disfunção erétil após pegar a COVID-19? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário