A Vitamina C Pode Ser Mesmo um “Escudo” Protetor para o Coronavírus?

Boatos que surgiram online e já correm na boca do povo mundo afora (principalmente nas redes sociais) afirmam que a vitamina C pode ser capaz de combater o novo coronavírus. Será que isso é verdade?

Muitas opções de tratamentos e remédios foram surgindo como curas milagrosas desde que o novo coronavírus começou a se espalhar a partir de Wuhan, na China, no final de dezembro de 2019.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem boatos afirmando que consumir alho trata a doença, outro dizendo que as pessoas teriam beber água sanitária para se salvar… claro, existem inúmeros benefícios do alho para a saúde, e devido às suas ótimas propriedades ele pode ser parte importante da prevenção de doenças em geral, mas nenhum desses métodos irá tratar ou curar o vírus – como você já deveria imaginar.

Mas e quanto à vitamina C?

Embora seja verdade que a vitamina C realmente possa ter um efeito preventivo para um resfriado, não há evidências de que possa parar ou tratar o novo coronavírus.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, tomar suplementos de vitamina C regularmente pode diminuir as chances de contrair um resfriado, mas ela não afetará a duração deste se eles forem tomados somente após o início do resfriado.

Um artigo da Harvard Health Publishing fez a mesma avaliação e citou o Dr. Bruce Bistrian, chefe de nutrição clínica do Centro Médico Beth Israel Deaconess, dizendo: “Os dados mostram que a vitamina C é apenas marginalmente benéfica quando se trata do resfriado comum.”

No entanto, confira em maiores detalhes todos os benefícios da vitamina C para a saúde e entenda seu importante papel na prevenção de doenças. Ressaltamos que não podemos tratar os suplementos de vitamina C como uma cura ou um “escudo” milagroso contra o coronavírus, mas ela tem um papel importante juntamente a outros fatores na prevenção.

A propósito, saiba como se manter saudável e imune durante o surto do coronavírus, de nutrientes a exercícios, e veja algumas dicas de hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças em geral.

É importante ressaltar que ainda não há vacinas ou tratamentos antivirais recomendados para prevenir ou tratar o novo coronavírus. Os pacientes, no entanto, podem receber cuidados de suporte para tratar seus sintomas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido boatos de que suplementos de vitamina C poderiam ser mágicos para curar o novo coronavírus? Pretende se proteger contra o surto dessa nova doença? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário