O Acetato de Dexametasona é um creme dermatológico de uso tópico, adulto e pediátrico, que exige a apresentação da receita branca comum com a prescrição médica para ser comercializado.
Em outras palavras: você só pode utilizar este medicamento quando o seu médico determinar que você precisa dele.
A indicação deste creme dermatológico refere-se ao tratamento de doenças inflamatórias e pruriginosas (que provocam coceira), tais como:
- Eczemas (lesões das pregas cutâneas da pele, com coceira e secreção);
- Dermatites seborreicas (lesões avermelhadas e úmidas de áreas como face ou pescoço);
- Neurodermatites (lesões secas e delimitadas da pele).
O princípio ativo do medicamento é a dexametasona, um corticosteroide que trabalha no alívio da coceira e dos sintomas da inflamação. As informações são da bula do Acetato de Dexametasona da Geolab, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Índice deste artigo:
Os efeitos colaterais do Acetato de Dexametasona
Agora que já aprendemos para que serve este creme dermatológico, que tal conhecermos os efeitos colaterais que o medicamento pode provocar? De acordo com informações da bula do Acetato de Dexametasona da Geolab, disponibilizada pela Anvisa, são eles:
- Coceira;
- Sensação de queimação;
- Secura;
- Mudanças na cor da pele;
- Foliculite (inflamação de áreas da pele com pequenas pústulas);
- Infecção secundária;
- Miliária (ou brotoeja);
- Glaucoma (aumento da pressão interna do olho) e catarata (doença que provoca a turvação progressiva do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho) em decorrência da aplicação prolongada ao redor dos olhos.
Além disso, a aplicação de quantidades elevadas do Acetato de Dexametasona pode favorecer a absorção e levar a alterações hormonais, informa a bula do creme dermatológico da Geolab, disponibilizada pela Anvisa.
Caso você experimente qualquer um dos efeitos colaterais mencionados na lista ou no parágrafo acima – ou ainda algum outro tipo de reação adversa, é aconselhável que você procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente apresentar muita gravidade.
Isso é importante para verificar qual é a seriedade da reação em questão, receber o tratamento apropriado – caso seja necessário – e saber como deve proceder em relação à continuidade do tratamento com o Acetato de Dexametasona.
Contraindicações e cuidados com o Acetato de Dexametasona
Para qualquer paciente, a regra é usar o remédio sob orientação médica. Usar esse ou qualquer outro medicamento sem o conhecimento do médico pode ser perigoso para a saúde.
Este creme dermatológico está contraindicado nos seguintes casos:
- Tuberculose da pele;
- Varicelas (catapora);
- Infecção por fungo ou herpes simples;
- Histórico de hipersensibilidade (alergia) conhecida aos componentes da fórmula;
- Perfuração na membrana do tímpano;
- Para problemas oculares.
O Acetato de Dexametasona também não deve ser aplicado nas mamas antes da amamentação e pode ser usado pelas gestantes somente quando houver o acompanhamento médico, depois que o profissional verificar se os benefícios justificam os possíveis riscos do tratamento.
Ao receber a indicação do médico para o uso do remédio, é necessário informar o profissional a respeito de todos os outros medicamentos, suplementos e plantas que esteja utilizando para que ele verifique se não existem riscos de que o uso do creme dermatológico ao mesmo tempo em que a substância em questão prejudique o seu organismo.
Quando forem desenvolvidas infecções por fungos ou bactérias ao longo do tratamento com o medicamento, recomenda-se interromper a aplicação do remédio até que o problema seja controlado.
Ou seja, ao sofrer com essa reação, você precisa recorrer ao médico para controlá-la e saber se, quando e como poderá voltar a usar o creme dermatológico. As informações são da bula do Acetato de Dexametasona da Geolab, disponibilizada pela Anvisa.
Posologia do Acetato de Dexametasona
Antes de conhecer a posologia indicada pela bula do creme dermatológico, é nossa obrigação lembrar que o mais seguro e adequado é que você sempre obedeça às orientações passadas pelo médico em relação às dosagens, horários e frequência de uso, duração do tratamento e demais aspectos referentes à utilização do Acetato de Dexametasona.
Dito isso, a bula do medicamento recomenda a aplicação de uma pequena quantidade na região do corpo afetada duas ou três vezes dias.
Isso deve acontecer depois que a área atingida for limpada cuidadosamente e é preciso evitar uma aplicação indevidamente vigorosa, alerta o documento.
No caso da aplicação no ouvido, a bula do remédio aconselha utilizar um aplicador de ponta de algodão duas e três vezes ao dia.
De acordo com o documento, a aplicação de curativo oclusivo (fechado) pode ser feita nos pacientes com psoríase (doença da pele) ou em casos resistentes ao tratamento simples. Logicamente, com a recomendação do médico e sempre de acordo com as orientações do profissional.
Este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as orientações do médico. Antes de utilizar qualquer medicamento, você precisa consultar o médico e ler a bula do remédio em questão na íntegra.