Decadronal Injetável Engorda?

Especialista:
atualizado em 27/05/2016

Decadronal é um medicamento que pode ser encontrado em qualquer farmácia, seja em comprimido ou injetável. Trata-se de um medicamento usado para tratar infecções alérgicas e inflamatórias, bem como outras doenças que respondem a glicocorticoides. Contém o éster acetato de dexametasona, adrenocorticosteroide sintético, com as atividades e os efeitos glicocorticoides básicos, e recomenda-se o uso intramuscular, intra-articular ou intralesional em certas afecções que requerem pronto início e longa duração da atividade esteroide adrenocortical.

Após a injeção intramuscular da suspensão de Decadronal, o alívio dos sintomas geralmente ocorre dentro de 24 horas e persiste de uma a três semanas na maioria dos casos. Muitas pessoas que precisam usar esse medicamento para tratamento de alguma condição médica reclamam que a ingestão leva ao ganho de peso. Será que Decadronal injetável engorda realmente? Quais seus efeitos colaterais? Para essas e outras informações, acompanhe abaixo.

Para que serve?

O Decadronal serve para tratar problemas alérgicos ou inflamatórios, incluindo problemas reumáticos ou das articulações, dos olhos, das glândulas, da pele, do sangue, dos pulmões, do estômago ou do intestino. Como todo e qualquer medicamento, o Decadronal deve ser utilizado após orientação de um médico especialista, por seus diversos efeitos colaterais, que podem gerar problemas graves à saúde do paciente; por isso, antes de iniciar seu uso por conta própria, procure um médico.

Contraindicações

É contraindicado no caso de infecções fúngicas sistêmicas, hipersensibilidade a sulfitos ou qualquer outro componente do medicamento ou administração de vacinas de vírus vivos.

Efeitos colaterais

Retenção de sódio, retenção de líquido, insuficiência cardíaca, perda de potássio, hipertensão, fraqueza muscular, miopatia esteroide, perda de massa muscular, osteoporose, fraturas vertebrais por compressão, ruptura do tendão, fratura patológica dos ossos longos são alguns dos efeitos secundários do Decadronal.

Também podem ocorrer problemas gastrointestinais como úlceras, alguns problemas dermatológicos como retardo na cicatrização de feridas, aumento da sudorese, dermatite alérgica etc. Problemas neurológicos como vertigem, cefaleia e distúrbios mentais também podem ocorrer. Existe a probabilidade de reações endócrinas, oftálmicas, metabólicas e cardiovaculares.

A lista de reações é longa, mas umas são mais prováveis e outras incomuns de ocorrerem. Na dúvida, sempre consulte seu médico e em caso de alguma reação vá ao médico.

Decadronal injetável engorda?

Pode-se dizer que sim. Já nos efeitos colaterais pode-se observar a retenção de líquido e sódio como alguns dos efeitos e isso está diretamente relacionado ao inchaço e ganho de peso. Além disso, o medicamento também aumenta o apetite, o que também pode sustentar a afirmação de que o Decadronal injetável engorda.

Apesar desses problemas, o medicamento não deve deixar de ser ingerido apenas por esse motivo. Com o acompanhamento médico adequado e consulta a um nutricionista, é possível contrabalançar. Com a prática de atividades físicas frequentes e consumindo alimentos que ajudam a eliminar líquidos, esse problema pode ser resolvido. De qualquer forma, após o uso do medicamento, o corpo geralmente volta ao normal.

Você conhece alguém que faça uso e afirme que o Decadronal injetável engorda? Tem receio de utilizá-lo por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (113 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário