Confira se é verdade que o medicamento Zargus dá sono, para que serve esse remédio e veja também uma lista dos possíveis efeitos colaterais.
Ficar com sono o dia inteiro pode ser complicado para quem tem uma rotina corrida e agitada e precisa de disposição para se dividir entre o trabalho, os estudos, os compromissos com a família, a prática de exercícios físicos e para o preparo de refeições saudáveis para o dia a dia.
Por isso, antes de começar a usar um medicamento é importante saber se ele pode provocar ou não a sonolência. Isso não significa deixar de usar um remédio indicado pelo médico apenas porque ele dá sono, mas se preparar para lidar com a reação.
Confira se é verdade que o medicamento Zargus dá sono e conheça para que serve esse remédio. Vale a pena ver ainda se a risperidona (princípio ativo do Zargus) engorda.
Para que serve Zargus?
Antes de procurar entender se o medicamento Zargus dá sono, vamos conhecer esse remédio um pouco melhor.
Zargus (Risperidona) é um medicamento encontrado na forma de comprimidos revestidos, que pode ser indicado pelo médico para o tratamento de psicoses, em quadros de início súbito (agudos) ou de longa duração (crônicos).
O medicamento também pode ser utilizado por até 12 semanas para tratar a demência associada à doença de Alzheimer moderada a grave, como forma de controlar a agitação, a agressividade ou os sintomas psicóticos.
É possível ainda que o médico recomende o remédio para o tratamento da mania ou da irritabilidade associada ao transtorno autista em crianças e adolescentes.
O seu uso é oral, adulto e pediátrico acima dos cinco anos de idade. A sua comercialização deve ocorrer apenas com a apresentação da receita médica, pois Zargus pode causar dependência psíquica e física.
E então, será que Zargus dá sono?
A fim de descobrirmos se Zargus dá sono, consultamos o que a bula do medicamento, disponibilizada pela Anvisa, nos conta a respeito disso.
Pois bem, de acordo com o documento, o remédio pode causar reações como sedação e sonolência em pacientes adultos e pacientes pediátricos e hipersonia (que são períodos de sono excessivamente longos) em pacientes pediátricos.
Por outro lado, a bula também informou que a insônia é outro dos possíveis efeitos colaterais que Zargus pode provocar em pacientes adultos e pacientes pediátricos. Em outras palavras: é possível que o medicamento deixe o usuário sonolento, assim como é possível que tire o sono.
Se durante o seu tratamento com o remédio você perceber que está mais sonolento ou que perdeu o sono, informe então o seu médico a respeito do problema para saber como proceder com segurança em relação ao uso de Zargus.
Não decida por conta própria modificar a dosagem do medicamento ou interromper bruscamente a sua utilização porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.
Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados com Zargus
Entenda melhor para que o medicamento é indicada e conheça os efeitos colaterais, contraindicações e demais cuidados necessários durante o tratamento com o remédio: acesse e confira a íntegra da bula de Zargus disponibilizada no bulário da Anvisa.