Decadron engorda? Para que serve e dicas

Especialista:
atualizado em 16/12/2020

Além de mostrar exatamente no tratamento de quais doenças é usado, vamos falar sobre os efeitos colaterais e mostrar se Decadron engorda ou não.

O Decadron é um medicamento corticosteroide usado no tratamento de diversas doenças inflamatórias. O que preocupa muita gente quando se fala em uso de corticosteroides é o fato de essa classe de medicamentos induzir ao ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve

Laboratório

Existe mais de uma versão disponível de Decadron e cada uma apresenta diferentes dosagens. Já a substância que atua como princípio ativo do medicamento é a dexametasona.

A dexametasona é um corticosteroide que atua impedindo a liberação de substâncias que resultam em inflamação.

O medicamento é destinado ao tratamento de condições nas quais os efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores (diminuição da atividade de defesa do organismo) dos corticosteroides (classe medicamentosa de dexametasona) são desejados.

Isso pode incluir distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos (da pele), oculares, glandulares (referentes às glândulas), pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais.

E então, o Decadron engorda?

Sim, nós podemos afirmar que o Decadron engorda – ou pelo menos que pode engordar – porque o aumento de peso e o aumento do apetite fazem parte da lista de efeitos colaterais do medicamento. A bula do remédio informa que a frequência dessas reações é desconhecida.

De acordo com um estudo de 2013 publicado no periódico científico Allergy, Asthma & Clinical Immunology, o aumento de peso é um dos efeitos adversos mais comumente associados ao uso de esteroides, podendo afetar até 70% das pessoas que utilizam essa classe de medicamentos.

O ganho de peso associado ao uso de esteroides como o Decadron tem a ver com a alteração dos equilíbrios eletrolíticos e hídricos do corpo e do metabolismo.

Com o uso de corticosteroides, a forma como o organismo utiliza e armazena lipídios, aminoácidos, proteínas, glicose e outros carboidratos muda.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode então contribuir para o aumento do apetite, para a retenção de fluidos e para o acúmulo de gordura em locais específicos.

Pessoas que usam corticosteroides tendem a notar um aumento visível de gordura acumulada na região do abdômen, da face e do pescoço.

Perceber que o Decadron engorda para você vai depender não só da dosagem e do tempo de tratamento, mas também dos seus hábitos de vida.

Portanto, quanto melhor for a dieta do paciente e quanto mais exercícios físicos praticar, menor o risco de sofrer com os efeitos colaterais que induzem ao ganho de peso.

Além disso, sabe-se que assim que o tratamento com Decadron termina, a pessoa consegue voltar à boa forma em alguns meses.

Dicas finais

Ou seja, aqueles que precisam tomar Decadron por toda a vida precisam adequar a dieta e adotar hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas que o ajudem a controlar o peso.

Além disso, o médico pode alterar a dosagem ou até mesmo substituir o Decadron por outro medicamento similar que não interfira tanto na manutenção do seu peso corporal.

A alimentação deve ter atenção especial e o paciente deve optar por alimentos com teor calórico baixo e que sejam extremamente nutritivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vale apostar em frutas, vegetais, carboidratos complexos ricos em fibras e de lenta digestão, além de boas fontes de proteínas. Limitar o consumo de açúcares e gorduras da dieta pode ajudar muito a evitar o ganho de peso.

A hidratação também é essencial para evitar a retenção de fluidos também causada pelo uso do medicamento. Mas atenção: faça tudo isso de acordo com as orientações do médico para não prejudicar a sua saúde.

Abandonar um tratamento com um remédio por conta própria pode ser perigoso, por isso, se perceber que engordou enquanto toma Decadron, consulte o médico para saber o que deve ser feito.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Acesse o bulário da Anvisa e leia toda a bula de Decadron para conhecer melhor as suas indicações, ficar atento quanto aos efeitos colaterais e contraindicações do medicamento, assim como saber quais cuidados são necessários ao longo do tratamento com o remédio.

Fontes e Referências Adicionais

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Decadron engorda? Precisa tomar esse medicamento para um tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário