Roacutan dá sono? Indicações e efeitos colaterais

Especialista:
atualizado em 21/09/2020

Veja se é verdade que tomar Roacutan dá sono, quais são as indicações desse medicamento e possíveis efeitos colaterais do consumo.

Por mais que se trate de um medicamento conhecido, algumas pessoas podem questionar se Roacutan dá sono ao receberem a indicação do dermatologista para usar o medicamento no tratamento da acne.

E essa é uma preocupação válida, afinal, ficar sonolento interfere na execução de tarefas básicas e necessários do dia a dia como trabalhar, estudar, cuidados dos filhos e da casa, praticar exercícios físicos e preparar refeições saudáveis com cuidado.

Para quem recebeu a prescrição para usar o medicamento ou tem interesse no remédio, também vai valer a pena aprender se Roacutan engorda ou emagrece.

O que é e para que serve Roacutan

Acne

Roacutan (nome comercial para a isotretinoína) é um medicamento de uso oral e adulto. Ele pode ser indicado para o tratamento de formas graves de acne, como a nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes.

Além disso, serve para quadros de acne que foram resistentes a tratamentos anteriores, como os com antibióticos ou remédios de uso tópico. Falando nisso, veja algumas pomadas para espinha que podem ser úteis em casos de acne.

Encontramos o Roacutan na forma de cápsulas gelatinosas e a sua comercialização exige a apresentação da prescrição médica. As informações são da bula de Roacutan.

E então, será que Roacutan dá sono?

Para descobrirmos se Roacutan dá sono, o nosso primeiro passo foi conferir o que a bula do remédio nos informa a respeito.

Pois bem, o documento não menciona a sonolência como um dos possíveis efeitos colaterais do medicamento. Portanto, se você usa o remédio e anda sonolento, podem haver outras causas para o sono excessivo experimentado por você.

No entanto, isso não significa que Roacutan não possa interferir com o sono. É que a bula apresenta a insônia como uma das possíveis reações adversas que o remédio pode provocar.

O efeito aparece classificado no grupo das reações muito raras, ou seja, que atingem em menos de 0,01% dos pacientes que usam o medicamento.

A isotretinoína (princípio ativo de Roacutan) realmente tem, entre os efeitos colaterais na bula, distúrbios do sono como insônia (pesadelos não são descritos), mas é muito raro (menos de 0,01% dos casos).

O ideal é que você seja reavaliado pelo seu dermatologista para que esta relação seja definida ou descartada.

Portanto, se você sofrer com problemas de sono durante o seu tratamento com o medicamento, procure novamente o seu dermatologista e informe-o a respeito do problema para saber como deve proceder para amenizar a situação.

Efeitos colaterais, contraindicações, posologia e mais

Para saber mais sobre as indicações do remédio e conhecer os efeitos adversos que pode causar, contraindicações, posologia e demais cuidados que o medicamento exige, leia a bula completa de Roacutan.

Não tome o remédio nem faça qualquer outro tratamento sem contar com o acompanhamento médico.

Você chegou a perceber que Roacutan dá sono para você? Já fez uso desse medicamento mais de uma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário