Veja se é verdade que tomar Roacutan dá sono, quais são as indicações desse medicamento e possíveis efeitos colaterais do consumo.
Por mais que se trate de um medicamento conhecido, algumas pessoas podem questionar se Roacutan dá sono ao receberem a indicação do dermatologista para usar o medicamento no tratamento da acne.
E essa é uma preocupação válida, afinal, ficar sonolento interfere na execução de tarefas básicas e necessários do dia a dia como trabalhar, estudar, cuidados dos filhos e da casa, praticar exercícios físicos e preparar refeições saudáveis com cuidado.
Para quem recebeu a prescrição para usar o medicamento ou tem interesse no remédio, também vai valer a pena aprender se Roacutan engorda ou emagrece.
O que é e para que serve Roacutan
Roacutan (nome comercial para a isotretinoína) é um medicamento de uso oral e adulto. Ele pode ser indicado para o tratamento de formas graves de acne, como a nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes.
Além disso, serve para quadros de acne que foram resistentes a tratamentos anteriores, como os com antibióticos ou remédios de uso tópico. Falando nisso, veja algumas pomadas para espinha que podem ser úteis em casos de acne.
Encontramos o Roacutan na forma de cápsulas gelatinosas e a sua comercialização exige a apresentação da prescrição médica. As informações são da bula de Roacutan.
E então, será que Roacutan dá sono?
Para descobrirmos se Roacutan dá sono, o nosso primeiro passo foi conferir o que a bula do remédio nos informa a respeito.
Pois bem, o documento não menciona a sonolência como um dos possíveis efeitos colaterais do medicamento. Portanto, se você usa o remédio e anda sonolento, podem haver outras causas para o sono excessivo experimentado por você.
No entanto, isso não significa que Roacutan não possa interferir com o sono. É que a bula apresenta a insônia como uma das possíveis reações adversas que o remédio pode provocar.
O efeito aparece classificado no grupo das reações muito raras, ou seja, que atingem em menos de 0,01% dos pacientes que usam o medicamento.
A isotretinoína (princípio ativo de Roacutan) realmente tem, entre os efeitos colaterais na bula, distúrbios do sono como insônia (pesadelos não são descritos), mas é muito raro (menos de 0,01% dos casos).
O ideal é que você seja reavaliado pelo seu dermatologista para que esta relação seja definida ou descartada.
Portanto, se você sofrer com problemas de sono durante o seu tratamento com o medicamento, procure novamente o seu dermatologista e informe-o a respeito do problema para saber como deve proceder para amenizar a situação.
Efeitos colaterais, contraindicações, posologia e mais
Para saber mais sobre as indicações do remédio e conhecer os efeitos adversos que pode causar, contraindicações, posologia e demais cuidados que o medicamento exige, leia a bula completa de Roacutan.
Não tome o remédio nem faça qualquer outro tratamento sem contar com o acompanhamento médico.