O ácido alfa lipóico é uma substância que vem ganhando a atenção de médicos e nutricionistas, e entender o que é este suplemento e como ele funciona se tornou algo muito importante.
Seus efeitos podem atingir todo o corpo e ele dificilmente causa efeitos colaterais, já que é um ácido graxo que é produzido por nossas células.
Então, vamos conhecer um pouco melhor o ácido alfa lipóico e seus benefícios para a saúde, além de aprender como usar este nutriente e quais as suas fontes naturais.
O ácido alfa lipóico, também é conhecido como ALA, é um ácido graxo com efeito antioxidante, que pode ser produzido naturalmente pelo nosso organismo.
Ele é fundamental para o bom funcionamento de nosso corpo, pois é ele o responsável pela conversão de glicose em fonte energética para podermos realizar nossas atividades.
Além disso, o ALA contribui para evitar os danos causados pelos radicais livres, chamado de estresse oxidativo.
O nosso organismo produz o ALA em pequenas quantidades, uma vez que sua principal função nas células é participar da produção de energia.
Mas, como ele também possui ação antioxidante, o uso de suplementos e de alimentos ricos neste nutriente pode ajudar a combater alguns problemas de saúde, como veremos a seguir.
Algumas doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, podem responder bem à suplementação com ALA. Esse efeito foi demonstrado por pesquisadores chineses, em um estudo publicado no periódico PLoS One.
Nele foi possível observar que o ALA reduz a área do coração afetada pelo infarto, além de preservar a função cardíaca. Mas, por se tratar de um estudo ainda com modelos animais, novas pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos do suplemento em humanos.
O ALA pode também contribuir para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2. Isso acontece porque ele pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir a glicemia e ainda melhorar os sintomas da neuropatia diabética, um problema que alguns diabéticos desenvolvem nos nervos periféricos.
Mas, é importante consultar um médico antes de iniciar a suplementação com o ácido alfa lipóico, já que ele pode interagir com alguns medicamentos.
Alguns estudos mostram que o uso tópico, ou seja, direto na pele, de cremes à base de ALA ajuda a reduzir a formação de rugas e de linhas de expressão.
Isso se deve principalmente ao efeito antioxidante do ALA, que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres e pela radiação solar.
O uso de suplementos de ácido alfa lipóico pode melhorar quadros de neuropatia periférica, que é um problema que atinge os nervos das extremidades do corpo, e pode causar dor, dormência e formigamento.
Esse problema pode ser causado por várias doenças, como:
A perda da memória, seja ela leve ou severa, é algo que ocorre com certa frequência na terceira idade. Por isso, a descoberta de tratamentos que ajudem a lidar com este problema é tão importante.
E, em meio a essas pesquisas, descobriram que o ALA pode ser um bom aliado na manutenção das funções cerebrais de idosos. Isso se deve à sua capacidade antioxidante, que reduz a neuroinflamação e o estresse oxidativo, e pode inclusive ser útil no tratamento do Alzheimer.
O efeito antioxidante do ALA contribui para a regulação do sistema imune, e assim ajuda a evitar que ocorram reações exageradas, como no caso das inflamações.
Alguns estudos mostram que o estresse oxidativo pode ser um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do glaucoma. Assim, o uso do ALA pode ajudar no tratamento do problema e na prevenção dos danos ao nervo ocular.
O uso do ALA dificilmente causa efeitos colaterais. Mas, quando o uso do suplemento é feito de forma exagerada, alguns sintomas podem aparecer, como:
A quantidade diária recomendada de ácido alfa lipóico pode variar de acordo com as suas necessidades e objetivos para o tratamento. Por isso, apenas um médico ou nutricionista pode definir a dose ideal de ALA para cada caso.
Alguns efeitos do ácido alfa lipóico podem contribuir para a perda de peso. São eles:
Mas, o ALA sozinho não irá magicamente levar ao emagrecimento, uma vez que esses efeitos só são vistos quando o uso do suplemento está associado à:
Assim, podemos dizer que o ácido alfa lipóico emagrece, mas que esse efeito não ocorre quando ele é usado isoladamente, sem estar associado a algumas mudanças no estilo de vida.
Apesar de o ALA ser um nutriente encontrado em diversos alimentos, ele pode também ser consumido na forma de suplementos alimentares, facilitando assim o uso de doses mais controladas.
Mas, assim como ocorre com medicamentos, existem marcas e distribuidores diferentes, que devem ser analisados antes da compra.
Existem diversos distribuidores e fabricantes do ALA no Brasil, e por isso é importante que você leia os rótulos e analise as concentrações oferecidas em cada cápsula.
As doses recomendadas variam de acordo com as indicações médicas ou de suas necessidades, então é importante buscar, dentre os fabricantes, aquele que melhor se adequa ao seu objetivo.
Mas, de forma geral, é possível encontrar versões de cápsulas de ácido alfa lipóico com 150, 200, 300 ou até 600 mg por cápsula.
Os preços dos suplementos de ácido alfa lipóico podem variar, a depender da marca e da dose. Então, você pode encontrar por valores que vão de R$ 40,00 até R$ 170,00.
Você pode adquirir o ALA em farmácias, lojas de suplementos alimentares ou de produtos naturais. Além disso, é possível encontrar este suplemento a venda na internet.
Entretanto, é importante conhecer a qualidade dos fabricantes, para evitar o uso de suplementos de procedência duvidosa ou fabricados sem os devidos cuidados.
Caso você não queira usar os suplementos de ALA, saiba que este nutriente pode ser encontrado em diversos alimentos, como:
Veja Todos Comentários
Olá, sou diabética tipo 2 estou usando Ácido Alfa lipóico de 600 mg 2 vezes ao dia, tem 60 dias que estou usando esse suplemento, sendo hoje estou com a diabete controlada, dos dois remédios que tomo hoje tomo um, mais alguns dias vou ficar livre desse outro remédio. Estou muito feliz com esse suplemento, pois eu indico!
Gostaria de saber como se o ácido alfa lipoico pode reverter a falta não total do olfato.
Quem toma ALA tem que aumentar consideravelmente a ingestão de água. O bom funcionamento do suplemento se dá concomitantemente com a ingestão de água.
Tanto faz ele atua tanto em tecido aquoso ou lipídico. A ingestão de água está relacionada a saúde geral do corpo não só por causa do suplemento.
Boa tarde
Eu tomo com indicação médica faço 400mg dia
Tenho o síndroma da boca ardente(bms)
O que noto é muito cieiro.
Mas bebo bastante água..
Bom dia! Tenho tb a síndrome de ardencia bucal. Estou tomando o ácido lipoico há 1 mês. Ainda não senti melhoras.
Resolveu o seu problema?
Karla,tome suco de babosa com limão pela manhã em jejum para proteger seu esôfago, estômago...e manda vê no AAL
Estava fazendo o uso do AAL, mas após 2 meses de uso desenvolvi esofagite. Acredito q tenha sido por causa dele, pois foi a única coisa nova q entrou na minha dieta e nunca havia tido esofagite antes. Fiz exames recentemente e pude comprovar tbm o resultado benéfico do AAL quanto à glicose, insulina, colesterol e fígado. Mas, por causa da esofagite, tive q parar. Queria saber se há esse risco de inflamar esôfago e/ou estômago com o uso do AAL, já q é um ácido...
Karla, talvez seja por causa das cápsulas serem coloridas, tenta comprar com as cápsulas transparentes, eu tbm tive queimação,tomei Pantoprazol de jejum tbm. E não parei com o ALA, apenas tenta mudar a cor das capsulas
Quem tem pressão alta na vista ,pode tomar esse ácido?
Posso fazer uso dos 4 complementos. ALA. L.CARNITINA. N ACETILCISTEINA. É MAGNESIO. JUNTOS?
Pode.
tome ALA manipulado 100mg uma vez ao dia um mes, ferritina baixou de 430 ng/ml para 330ng/ml , outros exames de rotina estavam normais, nao mudaram.
Comprei o ala no mercado livre,de 3oomg achei o sabor picante,parecido com sabor de pimenta,é normal?