13 sintomas da hipoglicemia – O que é, causas e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/08/2021

A hipoglicemia é uma condição perigosa em que o nível de açúcar no sangue está baixo, o que causa uma série de sintomas. O problema pode acontecer com a maioria das pessoas, mas atinge principalmente pessoas com diabetes.

  Continua Depois da Publicidade  

Os sintomas podem variar bastante, e vão desde tontura até, em casos de hipoglicemias graves, convulsões e coma.

Por isso, a seguir vamos conhecer quais são os sintomas de hipoglicemia, além de entender suas causas e formas de prevenir e tratar o problema.

O que é glicose?

A glicose é a principal fonte de energia utilizada por nosso organismo, e é obtida através de alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, pão, cereais, frutas, vegetais e leite.

Mas ela não é o único açúcar que encontramos nos alimentos, e normalmente vem acompanhada de outros, como:

Além disso, os carboidratos podem ser divididos em simples e complexos, dependendo da velocidade de sua digestão e absorção.

Como funciona o metabolismo da glicose?

De uma forma simplificada, durante a digestão o corpo quebra os carboidratos presentes nos alimentos em várias moléculas de açúcar. Uma dessas moléculas é a glicose, a principal fonte de energia para o organismo. 

Após esse processo, a glicose é absorvida e circula na corrente sanguínea, mas não é capaz de entrar nas células da maioria dos tecidos sem a ajuda da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.

Assim, quando o nível de glicose no sangue está alto, as chamadas células beta presentes no pâncreas recebem um sinal para liberar insulina, que faz com que a glicose entre nas células do corpo.

Mas à medida que o nível de açúcar no sangue retorna ao normal, o pâncreas também diminui a secreção do hormônio, e assim mantém uma quantidade constante de glicose na corrente sanguínea.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, quando a quantidade de glicose é muito maior do que a necessária, o organismo começa a armazenar esse excesso no fígado, na forma de glicogênio. E é esse estoque de açúcar que é utilizado quando a nossa glicemia começa a baixar.

Esse processo de liberação da glicose armazenada no fígado é feito por outro hormônio, chamado glucagon.

O que é hipoglicemia?

A hipoglicemia acontece quando o açúcar no sangue está abaixo de 70 mg / dL e o tratamento imediato é essencial para evitar que sintomas graves se desenvolvam.

É um problema relativamente comum, principalmente para pessoas com diabetes, seja pelo efeito dos remédios ou pela própria doença.

Sintomas da hipoglicemia

Os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue podem acontecer de uma hora pra outra, sem que a pessoa perceba, então é preciso estar atento.

Por isso, separamos os 13 sintomas mais comuns:

  • Visão embaçada: Se sua visão de repente fica embaçada, como se tivesse uma névoa, ou você vê objetos duplicados, é possível que esteja passando por um caso de hipoglicemia;
  • Batimento cardíaco acelerado: Algumas pessoas com hipoglicemia podem apresentar uma aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Nervosismo repentino ou ansiedade: Quando os níveis de açúcar caem muito, o corpo sinaliza para as glândulas suprarrenais que liberem o hormônio epinefrina (também conhecido como adrenalina), que serve para avisar ao fígado para produzir mais glicose. O excesso desse hormônio pode causar ansiedade, irritabilidade e nervosismo;
  • Fadiga inexplicada: Como está faltando energia no organismo para as funções vitais, é comum que a pessoa sinta um cansaço contínuo;
  • Pele pálida e sudorese: O mal estar sentido quando o nível de açúcar está baixo no sangue pode causar palidez e excesso de suor;
  • Dor de cabeça: Devido à falta de açúcar no organismo, o mesmo fica sem energia e um dos primeiros sinais é a dor de cabeça;
  • Formigamento na pele: Tal formigamento é geralmente sentido ao redor da boca;
  • Fome: É possível que a pessoa sinta uma fome extrema mesmo que tenha acabado de se alimentar;
  • Tremores, tontura e dificuldades de equilíbrio: Esses sintomas são bastante comuns, e, pelo risco de queda, é importante que a pessoa permaneça sentada ou deitada, enquanto aguarda por atendimento;
  • Hipotensão, ou pressão baixa: Esse sintoma pode ser bastante perigoso, pois pode levar rapidamente a desmaios;
  • Náusea: Enjoos e vontade de vomitar são sintomas da hipoglicemia muito comuns;
  • Confusão mental: A gravidade desse sintoma pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente incluem irritabilidade, incapacidade de concentração e dificuldade para pensar. Além disso, a pessoa pode apresentar dificuldade de fala, como lentidão ou incapacidade de se comunicar;
  • Convulsões, desmaio ou coma: Casos mais graves de hipoglicemia podem levar à perda de consciência, e devem ser tratados imediatamente.

O que fazer?

Ao presenciar uma situação em que alguém está passando por uma crise de hipoglicemia, faça com que ela coma ou beba cerca de 15 gramas de algum carboidrato de fácil e rápida digestão, como:

  • Meia xícara de suco ou refrigerante;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Uma barra de cereal ou uma porção de bolachas;
  • Um pedaço de doce.

Também existem comprimidos de glicose disponíveis sem receita médica, que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, é importante atentar para a quantidade de carboidratos presente em cada comprimido para não exceder mais que 15-20 gramas por porção.

  Continua Depois da Publicidade  

Causas da hipoglicemia

A hipoglicemia pode ocorrer por diversos motivos, como veremos a seguir:

1. Diabetes

Principal causa da hipoglicemia, a diabetes é uma condição que afeta a capacidade do corpo de usar a insulina e, por sua vez, de obter a energia através da glicose. 

Isso acontece porque pessoas com diabetes utilizam diversos medicamentos para ajudar o organismo a usar a glicose presente no sangue, e, quando o uso não é feito de forma correta, eles podem causar uma queda brusca nos seus níveis.

2. Excesso de exercícios físicos

Praticar muitos exercícios sem comer o suficiente antes da prática também pode causar hipoglicemia, porque durante o exercício, seu corpo precisa de mais energia e o nível de açúcar no sangue começa a cair.

3. Álcool

O álcool pode causar uma redução no nível de açúcar no sangue, principalmente em quem utiliza remédios para diabetes. 

3. Uso de medicamentos

Outros medicamentos, além daqueles usados para tratar a diabetes, podem causar hipoglicemia, especialmente em crianças ou em pessoas com insuficiência renal. Um exemplo é a quinina (Qualaquin), que é usada para tratar a malária.

4. Condições médicas como hepatite ou distúrbios renais

Doenças graves no fígado e rins podem afetar tanto o metabolismo de medicamentos quanto o controle hormonal do corpo. Por isso, alguns problemas que afetam esses órgãos podem causar hipoglicemia.

5. Distúrbios alimentares

Problemas como bulimia e anorexia podem causar diversos sintomas no organismo, entre eles a hipoglicemia. Isso acontece porque o corpo não recebe a quantidade necessária de carboidratos, e acaba utilizando todo o estoque de glicogênio do fígado.

Assim, o organismo não consegue manter um nível adequado de glicose, o que leva ao desenvolvimento da hipoglicemia.

6. Produção exagerada de insulina

Um tumor raro do pâncreas, chamado insulinoma, pode levar o órgão a produzir insulina em excesso, resultando em hipoglicemia. Mas existem também outros tumores que podem causar o problema, a depender do órgão afetado.

7. Distúrbios endócrinos

Outros problemas endócrinos, como na glândula adrenal na tireoide, também podem causar episódios de baixo açúcar no sangue devido a desequilíbrios hormonais.

8. Hipoglicemia após as refeições

Às vezes, a hipoglicemia ocorre após as refeições porque o corpo produz mais insulina do que é necessário. Este tipo de hipoglicemia, chamada hipoglicemia reativa ou pós-prandial, pode ocorrer em pessoas comuns ou que passaram por cirurgia no estômago.

Diagnóstico

O diagnóstico de hipoglicemia é feito através da medição da quantidade de glicose no sangue. Isso pode ser feito tanto com um exame de sangue em laboratório, quanto com um aparelho chamado glicosímetro.

Então, se há suspeitas de que você tem hipoglicemia, é importante que você verifique seus níveis de açúcar no sangue o mais rápido possível. E se você já está sob uso de medicamentos para gerenciar a diabetes, fale com seu médico para obter um medidor de glicose e acompanhar melhor sua glicemia.

Dicas e cuidados

Existem vários modos de prevenir a queda dos níveis de glicose no sangue, tais como:

  • Verificação constante: Quando os episódios de hipoglicemia são constantes, é importante que você faça medições frequentes da glicemia, para que possa corrigir o problema o mais rápido possível;
  • Lanches rápidos (snacks): É sempre bom levar algum lanche na bolsa, principalmente quando for passar muito tempo fora de casa, como frutas, barrinhas de cereal ou biscoitos.  Assim, você pode consumi-lo logo que perceber algum sintoma de hipoglicemia;
  • Se alimente o suficiente antes dos exercícios: Antes de iniciar exercícios físicos, você precisa ter energia suficiente. Além disso, se o treino durar mais que uma hora, não hesite em levar carboidratos adicionais, como bebidas esportivas, barras de cereal, granola ou chocolate;
  • Siga as orientações do seu médico: Ao seguir o plano de refeições indicado pelo seu médico e tomar os medicamentos de forma correta, é possível controlar a hipoglicemia sem grandes preocupações. 
Fontes e referências adicionais

Você já teve alguns destes sintomas da hipoglicemia e precisou passar por um tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “13 sintomas da hipoglicemia – O que é, causas e dicas”

  1. Ja tive episódios de hipoglicemia ultimamente vem ocorrendo com frequencia. Tenho sudorese, formigamento e outros sintomas. Geralmente consigo aumentar a glicemia me alimentando, tomando leite com nescau, doce ou mesmo açucar.

    Responder