Benefícios do Brócolis – Para que serve e propriedades

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atualizado em 04/01/2021

Os benefícios do brócolis se estendem à saúde e boa forma pelas suas diversas propriedades nutricionais. Ele é um alimento bastante nutritivo, ao mesmo tempo que contém pouquíssimas calorias e gorduras.

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Além disso ele também é rico em fibras que contribuem para a saciedade e o bom funcionamento do sistema digestivo, além de vários micronutrientes que podem ajudar a perder peso, como o cálcio e o cromo. Assim, ele pode ser um excelente aliado para quem quer emagrecer.

Os benefícios do brócolis para a saúde são resultado de uma mistura única de nutrientes, compostos orgânicos, sais minerais e vitaminas que são encontrados exclusivamente neste vegetal.

Eles incluem quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, fibras, folatos, potássio, selênio, vitamina A, manganês, triptofano, vitamina B, e fósforo, que ajudam na manutenção da saúde.

Então veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de brócolis cozido, sem óleo e sem sal.

ComponenteValor por 100 g
Calorias26 kcal
Carboidrato4,44 g
Proteína2,71 g
Gorduras0,54 g
Fibra alimentar3,28 g
Brócolis cozido, sem óleo e sem sal

Os outros nutrientes do brócolis, como as vitaminas e os minerais, estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Benefícios do brócolis

Brócolis cozido

Vamos entender agora quais os benefícios que o consumo de brócolis pode trazer para a saúde e a boa forma

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1. Fortacele o sistema imunológico

Um dos principais efeitos dos compostos fitoquímicos e antioxidantes, como os que estão presentes no brócolis, aonde se destacam a luteína e sulforafano, é o controle do sistema imunológico.  

Esse efeito ajuda a evitar problemas que são causado pelo descontrole da resposta imunológica, como ocorre nos casos das doenças autoimunes e nos problemas inflamatórios.

Nesse sentido, um estudo brasileiro, publicado na Revista Brasileira de Cancerologia, mostra que alimentos funcionais, entre eles o brócolis, podem ajudar na prevenção do câncer de mama.

Além disso, os antioxidantes nele presentes ajudam o corpo a combater a os danos causados pelos radicais livres ao DNA das células, que é uma das principais causas evitáveis de câncer.

Dessa forma, uma dieta rica em alimentos antioxidante ajuda na manutenção da saúde como um todo.

2. Protege os olhos e a pele

Os olhos e a pele são os dois órgãos mais atingidos pelos danos causados pelos radicais livres. Assim, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a evitar uma série de problemas, como:

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  • Degeneração macular e catarata, que são distúrbios comuns na terceira idade;
  • Envelhecimento precoce da pele, que é um dos problemas mais visíveis do acúmulo de radicais livres no organismo, e leva a aceleração do processo normal de envelhecimento.

3. Ele é rico em fibras

O brócolis é um alimento rico em fibras alimentares, e 100 g de brócolis cozido contém cerca de 3,3 g de fibras.

Desta forma, o consumo regular de brócolis pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:

  • Ajudar a controlar o diabetes tipo 2, pois as fibras atuam na absorção de carboidratos, e assim ajudam a evitar picos de glicemia;
  • Melhora os níveis de colesterol, uma vez que as fibras também diminuem a absorção de gorduras pelo intestino, incluindo o colesterol;
  • Emagrecimento, principalmente pela saciedade que o consumo de brócolis traz, além do fato dele ser um alimento com pouquíssimas calorias;
  • Mantém o bom funcionamento do sistema digestivo, uma vez que as fibras ajudam a manter o trânsito intestinal, e a evitar problemas como a constipação.

Mas é importante lembrar que o brócolis não é um alimento milagroso, e que esses efeitos só são vistos quando o seu consumo está associado a uma dieta saudável.

4. Ele ajuda a evitar doenças cardiovasculares

Além dos antioxidantes e das fibras já mencionados, o brócolis também contém um alto teor de potássio.

De acordo com um estudo publicado em 2015 no periódico Journal of hypertension, o potássio ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos e a reduzir a pressão arterial, evitando assim o surgimento de doenças cardiovasculares.

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5. Ajuda a evitar e a tratar anemia

A anemia é a diminuição de células vermelhas no sangue, e está diretamente relacionada com a falta de ferro e certas vitaminas no organismo, como o ácido fólico.

Então, como o brócolis é rico em ambos, ele ajuda a prevenir a anemia. Mas é importante que seu consumo esteja associado a uma dieta saudável, que inclua outras fontes de vitaminas e minerais.

Veja no vídeo abaixo a nutricionista falando sobre os benefícios do brócolis, ou continue lendo.

Como preparar o brócolis?

O brócolis é um vegetal bastante antigo, originário da Europa e cujas variedades são amplamente cultivadas e consumidas no mundo todo. Ele pode ser cozido e adicionado a uma enorme variedade de receitas.

Mas a melhor formas de manter o seu sabor, cor e textura e ainda preservar os nutrientes contidos nelas é comê-las cruas ou cozidas no vapor.

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Veja abaixo algumas receitas deliciosas com o brócolis:

Veja a seguir o vídeo com 10 receitas com brócolis para emagrecer.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de brócolis cozido, sem óleo e sem sal.

ComponenteValor por 100 g
Calorias26 kcal
Umidade91,7 g
Carboidrato total4,44 g
Carboidrato disponível1,16 g
Proteína2,71 g
Gorduras0,54 g
Fibra alimentar3,28 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,12 g
Gorduras monoinsaturadastr
Gorduras poliinsaturadas0,24 g
Gorduras trans0,12 g
Cálcio56,8 mg
Ferro0,6 mg
Sódio2,38 mg
Magnésio16,3 mg
Fósforo37,1 mg
Potássio197 mg
Zinco0,27 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,34 mcg
Vitamina A (RE)370 mcg
Vitamina A (RAE)185 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,91 mg
Tiamina0,05 mg
Riboflavina0,03 mg
Vitamina C47 mg
Equivalente de folato83 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do brócolis? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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19 comentários em “Benefícios do Brócolis – Para que serve e propriedades”

  1. COM CERTEZA! EU GOSTO MUITO.DE LEGUMES E SABENDO. O VALOR QUE ELES TEM.E DO BEM QUE FAZ PRA SAUDE.OH EXCELENTE IMFORMACAO!!

    MUITO OBRIGADA FIQUEM COM DEUS.

    BOA TARDE!!

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  2. Como e bom o brócolis! Very good! Exelente para diabetes.
    Meu hemograma ficou lindo.
    Glicemia 100, caramba…antes 160. Brócolis para glicemia com um pouco de aveia.

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    • Para melhorar bastante o sexo. Tribulus terrestris é uma erva poderosa manipulada em casas de manipulação.

      Almenta o hormonio.
      Planta natural. Tribulus terrestris 1000mg.

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  3. Agora estou consumindo brócolos em todas as minhas refeiçoes. Elementos de ser delicioso, nos traz grandes benefícios a saúde. Obrigado!

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  4. Vou fazer o teste pois no meu exame vem detectando uma anemia, não estou conseguindo absorver o ferro.Vou incluir na minha alimentação.Foi útil as informações.

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  5. Comecei a introduzir o brócolis e o couve flor na minha alimentação há aproximadamente 2 meses. Eu e o meu esposo estamos simplesmente amando. Eu cozinho no vapor, junto com cenoura e abobrinha depois refogar cebola, alho, e ervas finas, eM seguida misturo o refogado aos legumes.

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  6. Li tudo sobre o brócolis e apartir de hoje ja vou acrescentar nas minhas refeições, obrigado pela dica.

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  7. Por que brócolis cozido tem mais calorias do que a mesma quantidade de brócolis cru? Não vejo nenhum sentido nisso. Se formam novos carboidratos no cozimento? Ele não perde água quando cozido.

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  8. Pingback: Suco de Brócolis Emagrece? Benefícios, Receitas e Para Que Serve - MundoBoaForma.com.br