Adoçantes Artificiais Podem Aumentar o Risco de Diabetes em 2 Semanas

🕐 29/01/2020

Utilizar adoçantes artificiais em vez do açúcar pode aumentar o risco de diabetes em apenas duas semanas, sugere uma nova pesquisa.

O estudo mostra que eles podem alterar a resposta do corpo à glicose, aumentando o risco da condição que é atingida por mais de 16 milhões de brasileiros.

Estudos anteriores associaram a alta ingestão de edulcorantes (adoçantes artificiais) a um maior risco de diabetes. A nova pesquisa, apresentada em uma conferência em Lisboa, investigou os mecanismos por trás dessa associação.

Este estudo, liderado pela Escola de Medicina de Adelaide, na Austrália, envolveu 27 pessoas saudáveis que receberam edulcorantes – equivalente a 1,5 litros de bebida diet ou um placebo inativo.

No final de duas semanas, foram realizados testes com exames de níveis de absorção de glicose, glicemia, insulina e péptidos intestinais.

A equipe descobriu que os suplementos fornecidos, como a sucralose – que é comumente comercializada como adoçante – tiveram uma resposta aumentada em todas as frentes.

Nenhuma dessas medidas foi alterada nos voluntários que receberam um placebo.

O estudo determinou que apenas duas semanas de consumo de adoçantes eram suficientes para fazer a diferença.

O autor principal, Prof Richard Young, disse: “Este estudo apóia o conceito de que os adoçantes artificiais podem reduzir o controle do corpo dos níveis de açúcar no sangue e destaca o potencial de elevados níveis de glicose pós-refeição em pessoas que consomem adoçantes artificiais não-calóricos habitualmente, que podem ser predispostas a desenvolver diabetes tipo 2”.

Os resultados foram apresentados na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes em Lisboa, Portugal.

Pesquisas anteriores haviam sugerido que outros edulcorantes artificiais, em particular a sacarina, alteram as bactérias que normalmente vivem no intestino e ajudam a digerir os nutrientes.

Essas mudanças poderiam reduzir a capacidade do corpo de lidar com o açúcar, levando à intolerância à glicose, que pode ser um sinal de alerta precoce de diabetes tipo 2. Mas os estudos humanos foram limitados, com muitos dos ensaios realizados em ratos.

Emma Elvin, consultora clínica da Diabetes UK, disse: “Este é um pequeno estudo com resultados interessantes, mas não fornece fortes evidências de que os edulcorantes artificiais aumentam o risco de diabetes tipo 2. Precisamos ver os resultados de ensaios maiores em configurações mais verdadeiras para a vida real para que possamos saber mais.”

“Consumir muitos alimentos açucarados e bebidas é muito prejudicial para a saúde geral e pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Recomendamos que as pessoas reduzam sua ingestão de açúcar, e os adoçantes artificiais podem ser uma opção para ajudar algumas a alcançar isso”.

Você costuma utilizar adoçantes artificiais no lugar de açúcares em seu dia a dia? Faz isso por preferência ou por acreditar serem mais saudáveis? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Adoçantes Artificiais Podem Aumentar o Risco de Diabetes em 2 Semanas”

Deixe um comentário