Harris Wolobah, um estudante do ensino médio de 14 anos, participou de um desafio viral no TikTok nos Estados Unidos conhecido como “One Chip Challenge” e faleceu. O desafio envolve comer uma tortinha feita com pimentas muito picantes. O adolescente passou mal na escola, e a mãe o levou para casa, onde ele veio a óbito na última sexta-feira.
Segundo o Departamento de Polícia de Worcester, em Massachusetts, no momento da morte, a polícia e os paramédicos estavam no local, mas a Polícia de Worcester não pode determinar oficialmente a causa da morte.
A família escreveu em suas redes sociais que a dor que estão enfrentando “é inimaginável” e que o jovem era inteligente, excêntrico, muito talentoso e possuía uma “luz” que iluminava todos os lugares em que ele estava com sua presença e seu leve charme.
Na mesma publicação, informaram que Harris faleceu repentinamente aos 14 anos e acreditam que isso tenha ocorrido devido a complicações relacionadas ao desafio “One Chip Challenge”, porém a autópsia ainda está em andamento.
O alimento é feito com a combinação de duas das pimentas mais fortes do mundo, Carolina Reaper e Naga Viper, e é produzido pela empresa Paqui. O vídeo do desafio foi publicado pela própria Paqui no YouTube em 9 de agosto deste ano. No entanto, o site da empresa contém um aviso de que o produto é destinado apenas ao consumo por adultos.
A Paqui também recomendou que os consumidores busquem atendimento médico caso experimentem dificuldade para respirar, desmaios ou náuseas prolongadas.
O Sistema Escolar de Lafayette, em Louisiana, proibiu o consumo desse alimento em todos os campi após vários alunos necessitarem de atendimento médico devido à participação no desafio.
No TikTok, a hashtag “#OneChipChallenge” conta com mais de dois bilhões de visualizações.
A escola em que Harris estudava e a comunidade local estão prestando apoio à família por meio da arrecadação de US$ 21 mil (R$ 103 mil) para auxiliar nas despesas do funeral. Na mesma publicação, a família mencionou que esperava, com a ajuda da comunidade, obter o valor necessário para esse propósito e assim aliviar a dificuldade que os pais e irmãos estão enfrentando neste momento.