Faz mal comer limão menstruada?

Especialista da área:
atualizado em 28/07/2021

Você já ouviu falar que faz mal comer limão menstruada? Para muitas mulheres, o período menstrual é sinônimo de cólicas, inchaços, enxaquecas, estresse e cansaço. Mas você sabia que é possível amenizar esses sintomas através da alimentação?

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E ao contrário do que muita gente pensa, o limão por ser considerado um desintoxicador natural, pode auxiliar em relação ao inchaço durante esse período.

Além disso, durante a menstruação é recomendado ingerir alimentos que contenham vitamina C, pois auxiliam na absorção do ferro, sendo o limão uma ótima opção para ser consumido nesse período devido a seu alto teor antioxidante.

Composição nutricional do limão

O limão é um alimento que serve como fonte de substâncias importantes para o organismo funcionar apropriadamente como fibras, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B9 e vitamina C.

Além disso, os limões contêm pequenas quantidades de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), vitamina B6, ácido pantotênico (vitamina B5), cobre e manganês. Não é à toa que existem inúmeros benefícios do limão para a saúde e boa forma.

Limão galego

A vitamina C e o ferro

De fato, o limão pode funcionar como uma boa opção de alimento para o período da menstruação, isso porque a fruta é uma rica fonte de vitamina C e a ingestão dessa vitamina permite que o ferro seja absorvido mais facilmente. A perda de sangue ocorrida nesta fase, deixa a mulher mais suscetível a ficar com menores níveis de ferro no organismo.

No entanto, enfatizamos que para melhorar a absorção do ferro não basta consumir somente o limão, é necessário certificar-se de incluir toda uma variedade de alimentos ricos em ferro e vitamina C nas refeições.

Sendo assim, recomenda-se consumir folhas verdes, como couve-manteiga e rúcula, além de brócolis, carnes, gema de ovo, açúcar mascavo, que são fontes de ferro, e kiwi, caju, acerola, camu camu, laranja, limão, que são fontes de vitamina C. Lembrando que para a mulher menstruada, é importante o consumo de bastante líquidos.

Porém, evite tomar leite quando consumir alimentos com ferro, pois o cálcio presente no leite e derivados inibe a absorção do ferro.

Sensações de depressão e ansiedade

depressão mulher deprimida

O limão pode ainda ser uma boa alternativa de alimento durante o período menstrual, uma vez que a fruta apresenta cálcio em sua composição e esse mineral que já teve o seu consumo associado à diminuição das sensações de depressão e ansiedade.

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Além disso, segundo uma reportagem do Washington Post, ter baixos níveis de cálcio pode contribuir para o desenvolvimento da depressão associada à tensão pré-menstrual (TPM).

Entretanto, é necessário ter em mente que, embora contenha doses de cálcio, o limão não dá conta de fornecer sozinho toda a quantidade do mineral que o organismo necessita. É preciso certificar-se de incluir toda uma gama de alimentos ricos em cálcio nas refeições.

Observe ainda que não está sendo dito que o limão e os outros alimentos que servem como fonte do mineral vão acabar com a depressão e a ansiedade relacionadas à menstruação, o que queremos dizer apenas é que a presença do nutriente pode amenizar esses problemas.

A depressão e a ansiedade, assim como as alterações de humor, podem surgir em decorrência do turbilhão hormonal que ocorre durante o período menstrual, afetando neurotransmissores no cérebro como a dopamina e a serotonina, associados justamente com a regulação do humor, apontou o site Healthline.

Entretanto, a ansiedade e a depressão também podem ser algumas das alterações do humor que estão associadas ao transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

Portanto, a mulher que experimenta a ansiedade e a depressão no período pré-menstrual, especialmente de maneira acentuada, ao lado de outros sintomas, deve procurar o auxílio médico para verificar se não sofre com a TDPM e se for o caso, tratá-la adequadamente.

Uma boa receita para usar o limão durante o período menstrual

pasta de grão de bico

A pasta de grão-de-bico conhecida como homus, ou hummus, foi apontada como um dos alimentos que podem auxiliar a tornar o período menstrual menos penoso.

O grão-de-bico, o azeite de oliva, o alho e o limão, ingredientes empregados na preparação da pastinha, são conhecidos como anti-inflamatórios e atenuadores da dor. Aproveite e aprenda como preparar receitas de pasta de grão-de-bico light.

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Propriedades detox do limão

É preciso ter um pouco de cuidado ao falar a respeito das propriedades detox do limão. A fruta contém um antioxidante chamado d-limoneno (d-limonene), que é mais concentrado na sua casca, e que demonstrou ativar enzimas hepáticas que fazem parte dos processos de desintoxicação.

Porém, a quantidade desse nutriente presente no suco da fruta é bem menor do que a necessária para contribuir com a eliminação de toxinas. Um litro de suco de limão, feito sem as cascas, contém uma média de 100 mg de d-limoneno. Pesquisadores estimam que a dose ativa de limoneno é de no mínimo 500 mg. Portanto o ideal é fazer o suco de limão utilizando a casca e não coar, para aproveitar todos os benefícios do limoneno e das fibras alimentares.

Vídeo

Fontes e referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que faz mal comer limão durante o período menstrual? Costuma consumir com frequência limão na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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